Esporte - uma escola para a vida - proposta de educação Mentes de Ferro - Aprender Valores do Olimpismo - A.V.O - MENTES DE FERRO

COMO VOCÊ APRENDE?
APRENDER VALORES DO OLIMPISMO - A.V.O

Este programa, terá como base a pedagogia olímpica que visa estimular a imaginação que projeta no futuro a habilidade de inovar. Primeiro, os estudantes devem conhecer a historia, a Era Antiga do Jogos, depois as diferenças entre valores e princípios, em seguida as cerimônias, os símbolos olímpicos, deverão compará-los com os símbolos da comunidade, da Cidade, da nação onde vivem e desenvolver novas atitudes ao vivenciar os valores e os princípios humanos do Olimpismo durante o aprendizado e a realização da tarefa final. Este pode ser um dos caminhos para a escola do futuro que queremos, com cultura, objetivos educacionais holísticos e ação.

Aprender é uma atividade ativa. Por isso, as atividades aqui propostas incluem as verbais (hino, lema olímpicos para a nova escola que queremos) além da escrita, como argumentação ou debate para definir a melhor bandeira olímpica da nossa escola, o melhor cartaz olímpico, o melhor hino, grito de guerra, lema, ou simplesmente se movimentando para cooperar.

As pessoas aprendem de diferentes formas. A leitura será proposta, mas haverá aprendizagens usando as Matemáticas: projetando um campo; a bandeira; a tocha olímpica; etc. Aprender por meio do Olimpismo pode ser um processo tanto coletivo quanto individual, porém, aprender a praticar a cooperação, crianças e adolescentes precisam vivenciar o trabalho em equipe.

1.   OBJETIVOS DO “PROJETO NZINGA ZAU DE ESPORTE EDUCACIONAL - Uma escola para a vida”:

3.1 – OBJETIVOS GERAIS – os cinco valores educacionais são enfatizados neste projeto e reúnem os três domínios do aprendizado: cognitivo (intelectual); afetivo (socioemocional) e cinestésico (físico), habilidades, em consonância com a Base Nacional Comum (BNCC).

o   A AMIZADE – estender a mão e busca do entendimento; o amigo procura entender o próximo, apesar das diferenças. Buscar ter em atitudes e sentimentos como simpatia, empatia, honestidade, compaixão, confiança, solidariedade e reciprocidade positiva;

o   O RESPEITO - incluir o fair play no dia-a-dia (o jogo limpo – o respeito às regras do jogo), a honestidade, saber seus limites e tomar conta de sua própria saúde, e do meio ambiente, dizer não ao doping e às drogas. Respeito significa também um sentimento positivo de consideração por outra pessoa, de outro país ou de outra religião, resultando na união internacional entre os povos;

o   A EXCELÊNCIA tem tudo a ver com dar o melhor de si, tanto no esporte quanto na vida, participar e progredir de acordo com seus objetivos;

o   A DETERMINAÇÃO nos dá confiança e faz com que acreditemos em nós e continuemos a fazer o que o melhor que podemos, mesmo quando a situação está difícil. Ela ajuda a tomar uma decisão focando nos objetivos.

o   A CORAGEM nos impulsiona a fazer o que acreditamos ser o certo. É um valor e também a habilidade de enfrentar com sabedoria , com diálogo não belicoso, a dor, o sofrimento, o medo, o perigo, a incerteza, a intimidação, o bullying; os assédios. A coragem física é aquela que nos dá força para lutar contra a dor e o sofrimento físico. A coragem moral nos dá força para agir corretamente contra a vergonha, a desonra e o desânimo.

o   A IGUALDADE faz com que todos possam ser iguais e receber o mesmo tratamento. É o valor e a qualidade de ser o mesmo em quantidade ou medida, valor ou status, assegurando imparcialidade, oportunidades e tratamentos iguais para todos sem olhar para religião, etnia, raça, opção de gênero, sexo, idade e sem qualquer discriminação, preconceito, desigualdade e deslealdade.

o   A INSPIRAÇÃO busca uma fonte que traga ideias para completar uma tarefa ou fazer algo de especial.

(MIRAGAYA. A. Valores para toda a vida. Disponível em: www.esporteessencial.com.br . Acesso em: 9 ago. 2017.)

Os objetivos gerais deste projeto “PROJETO NZINGA ZAU DE ESPORTE EDUCACIONAL - Uma escola para a vida” foram adaptados dos propósitos designados pelos valores olímpicos e paraolímpicos, são uma fonte rica de renovação para as escolas do futuro, para os jovens, os amigos e colegas deles, a comunidade, os familiares deles e a sociedade como um todo.

METODOLOGIA:

O Recurso

O projeto irá se desenvolver remotamente. O conteúdo será disponibilizado no canal do You Tube , mentesdeferrofilms. A cada semana, um episódio, uma história, entrevista ou um webnar. O negócio social Mentes de Ferro (MF) é um dos mais originais projetos de educação do país, um dos pioneiros da retomada da aprendizagem via projetos {vide anexos} ( Project Based Learning ). Nosso time busca histórias de projetos sérios , registra tudo em foto e vídeo-reportagem e realiza campanhas. 

Primeira entrevista com o magistrado Alessandro Felix vai ao ar , em breve.

ES TE É O PROJETO NZINGA ZAU DE ESPORTE EDUCACIONAL

Uma escola para a vida 

Elaboração:  Gabriela Hermes

 Aos: estudantes e profissionais em geral

 APOIO: Associação de Base para o Esporte Educacional

 Realização:

- Mentes de Ferro –

Negócio social para o esporte e sustentabilidade

--------------------------------------------------------------------------------


Nessa dinâmica as mentes atléticas viram agentes ambientais, retiram o resíduos que há pela frente para uma prática esportiva mais segura, e sustentável, por quê? Porque retiramos da natureza resíduos que poluem nossos locais de treinos, provas e de lazer, preservando essas paisagens para as futuras gerações, sacou?

Praia da Urca/2013


Praia da Urca 2017



Os atletas percebem o impacto dos resíduos quando fazem o mutirão e assim conseguem escrever mensagens em nosso mural 


Projeto: BR MARINA E MENTES DE FERRO

O projeto da BR Marinas é por onde o Mentes de Ferro chega às escolas da rede pública de ensino. Levamos as Metodologias Ativas, dinâmicas, murais, aula invertida (flipada) e trabalhamos temas como água, biodiversidade, fauna marinha, etc. A BR Marinas promove a semana do Meio Ambiente, e o Verão Sustentável e o Mentes de Ferro adora levar as crianças dos projetos de esporte que apoia para observar as tatarugas na Marina da Glória.

                                 

Pensa numa #escolagrande?... Essa é maior!!! Lançamento do Projeto socioambiental da @brmarinas c o @mentesdeferro2012 + #educadora#jornalista e #triathlete @gabrielahermes2016#Metodologiamentesdeferro mentesdederro de #esporteeducacional 

               mentes-de-ferro-na-escola
Trata-se de um projeto que vai às escolas da #rededeensino do #RiodeJaneiro #errejota#escolapúblicas e #escolasparticulares e bate um papo construtivo c a Galera sobre o mundo e eles!! 
#juventude #ONU #ObjetivosdoDesenvolvimentoSustentável #youth #Metodologiasativas 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema da economia de materiais

RESILIENCIA

MINÉRIOS DE CONFLITO