MENTES DE FERRO NA ESCOLA

MENTES DE FERRO, AMIGO DA ESCOLA
E.M Luiz Delfino se preparam para novas parcerias na áreas dos esportes e atividades culturais ligadas ao Projeto Transforma do COB Rio 2016

Mentes de Ferro é uma Associação amiga da Escola Municipal Luiz Delfino na Gávea, onde colabora com atividades culturais e esportivas praticadas pelos alunos participantes do Festival PUC das Escolas da Gávea e da Rocinha, um evento esportivo e cultural gratuito, realizado anualmente pela universidade, em torno do qual se reúnem escolas públicas e particulares.
Mentes de Ferro já se articula para novas parcerias com a E.M Luiz Delfino com foco em aproveitar as vivências dos valores do Olimpismo que o  Festival PUC das Escolas da Gávea e Rocinha é capaz de proporcionar.
Em 2012, a E.M. Luiz Delfino venceu o Concurso de Dança na Categoria Mirim e a largada para mais uma edição deste encontro aconteceu no sábado (4/out/2014), às 7h, e o encerramento às 17h. O foco este ano foram os esportes. Futebol de Campo e de salão, corrida de 100m, Arremesso de Peso e Salto em Distância, foram algumas das modalidades praticadas. A E.M Luiz Delfino venceu a competição no Futsal feminino do Festival PUC deste ano.

O objetivo do Festival PUC é promover o intercâmbio cultural e a integração entre Universidade, escola, família e vizinhança como elementos de apoio ao trabalho escolar. “É um evento que tem uma lógica territorial importante para o morador da Gávea, o morador da Rocinha e o morador da Zona Sul, de escolas públicas ou particulares. Eles gostam da ideia de participar de um evento que tenha essa marca, a gente sente isso da parte de todos os alunos presentes” – observa Marcelo Burgos professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e idealizador do Festival PUC das Escolas da Gávea e Rocinha.

A ideia do festival surgiu a partir de pesquisas que deram origem ao livro A Escola e a Favela, de 2005, da Editora PUC-Rio/Pallas, organizado pelos professores do Departamento de Ciências Sociais, Marcelo Burgos e Angela Rodolpho Paiva.

O evento é realizado com apoio do Departamento de Educação Física da PUC-Rio, e conta com uma seleção de árbitros de primeira, coordenados pela professora de Educação Física Mônica Guimarães. Atletas mirins, pré mirins e juniores dão os primeiros passos nas modalidades de Arremesso de Peso e Salto em Distância, orientados pela voz inconfundível de Lauter Nogueira - comentarista de atletismo no Sport TV e treinador de grandes atletas brasileiros. Quem dá o suporte ao evento no que diz respeito à estrutura esportiva, como os cones, é a Federação de Triatlo do Rio.

- O Festival PUC é grandioso e abriu a primeira porta para um mundo de oportunidades de contribuição do Olimpismo na Educação . Se toda Universidade, empreendimento ou empresa construísse esse tipo de relação com o entorno diminuiria muito os conflitos, a intolerância e aumentaria a inclusão e a auto estima de crianças e adolescentes – alerta a presidente da Associação De Base Mentes de Ferro para o Esporte Sustentável, Gabriela Hermes.


MAIS SOBRE E.M LUIZ DELFINO
Essa Escola é a segunda mais antiga da cidade, o prédio é de 1873. A história é muito interessante: em 1861, um escravo liberto chamado Zózimo criou uma pequena escola no alpendre da sede da fazenda da família Pereira da Silva, onde em suas terras se encontra, hoje, o bairro da Gávea. Aos poucos, a escola que atendia filhos de escravos e pessoas sem posses foi crescendo até que, em 1873 Antônio Francisco de Faria - novo proprietário da fazenda, e presidente da Câmara Municipal - doou o terreno para o município e levantou-se o prédio público definitivo, tombado pelo Departamento Geral de Patrimônio Cultural desde 1990. E.M Luiz Delfina fica localizada na Rua Marquês de São Vicente número 238.




Nenhum comentário: