BALANÇO SOCIAL - visão 2024

-O que a Associação de Base para o Esporte Sustentável planeja para o próximo biênio?

 

Em 2022, têm-se a visão de ampliar o número de projetos de esporte incentivados pela Lei 11.438 de 2006, e de manter-se as operações já existentes, como as Campanhas do Programa de Investimento Social da Mentes de Ferro de apoio aos 11 projetos socioesportivos (no RJ/Macaé), que acontecem desde 2012, no Estado do Rio de Janeiro.

 

No Balanço Social de 2021, a entidade registra que, em dezembro, a Campanha Mentes de Ferro Bike Friendly Brasil (MFBF/BR) realizou-se. É uma iniciativa que busca bicicletas abandonadas, ou esquecidas pelos donos, nos bicicletários dos condomínios residenciais, na Zona Sul da Cidade, reciclando-as para o esporte.

 

Desta vez, um condomínio no bairro de Botafogo procurou a instituição. Quatro bicicletas foram arrecadadas e doadas para o projeto de triatlo da Cidade de Deus, o  Ação Querer Bem.

 

Roupas de esporte, bicicletas e equipamentos esportivos que temos em casa, e não usamos mais, vestem atletas mirins dos projetos socioesportivos do Rio.

 

Em janeiro de 2021, O Dia Olímpico foi resultado do projeto piloto do Núcleo Audiovisual e mostrou a criatividade das crianças e adolescentes cariocas, de comunidades pobres, que utilizaram materiais recicláveis para confecção de piras, tochas e bandeiras olímpicas.

 

Relatório da ONU (de 2019) afirma que: em cinco anos mais de um terço das habilidades consideradas importantes na força de trabalho atual terá mudado. A qualificação do profissional, em um futuro próximo, estará em disciplinas pouco convencionais. Educação Física e Artes são citadas no estudo. As habilidades que serão cada vez mais exigidas serão: criatividade, flexibilidade cognitiva, coordenação com outros profissionais, inteligência emocional, julgamento , tomadas de decisão e orientação para servir.

 

Sabe-se que a pandemia provocou grande evasão escolar. Qualquer tentativa de tração dos jovens para algo que lhes ofereça uma nova perspectiva, esperança, é válida. É um bom momento, esta década 2020/2030, para se plantarem provas de cada vida humana. 

 

Durante o antissemetismo, (que não foi criado por Hitler, há registros desde o século XI na Eslováquia, hoje Tchecoslováquia, segundo a escritora sobrevivente de Auschwitz e  Mauthausen) algumas crianças judias pararam de ir à escola, não por causa da peste, mas porque sofriam bullying (à época esta palavra não era comum), eram cuspidas e xingadas de “judias sujas”. Portanto, as famílias de judeus evitavam os aborrecimentos e acompanhavam as lições pelo rádio (a Educação à Distância (EAD) é mais antiga do que pensamos).

  

Por isso, desde 2020, o Canal Mentes de Ferro TV é uma ótima plataforma adjuvante para a formação dos jovens adultos (além, claro, de ativar patrocínios e atrair novos leads).

 

O Mentes de Ferro TV (MFTV) tem dois programas semanais: “Giro Desportivo” – um resumo do que rolou no mundo dos esportes durante os finais de semana e “Série Olímpica” , mini seriado acerca da educação esportiva que mostra como é o estilo de vida no Olimpismo. 

 

Para o próximo biênio, planeja-se um terceiro programa (este em forma de reality show), Com muito storytelling, pretende-se acompanhar a implementação da “Escolinha De Triathlon”, no Rio e em Niterói, a evolução dos triatletas mirins da Cidade Maravilhosa, que já foi sede dos Jogos Olímpicos, em 2016.

 

Vamos contar a história das pessoas por trás destas  “mentes de ferro” capazes de transformar a realidade de muitas crianças, adolescentes e até de famílias inteiras por meio da vontade e do amor ao esporte. 

 

A "Escolinha de Triathlon" já tem a própria seleção de triatletas. Eles participam de campos de treinamentos específicos e viajam para competir em provas do circuito oficial. Tudo será registrado e quem sabe virem campeões olímpicos e na vida.

 

Contatos: CEO - gabriela@mentesdeferro.com

https://lnkd.in/dNQFTHtp

 

Mentes de Ferro é o nome fantasia de uma Associação com finalidades não econômicas fundada no dia 10 de outubro de 2010. Há dez anos, une esporte e sustentabilidade. Acredita no potencial mobilizador da comunidade esportiva em prol do meio ambiente e da cultura da doação no Brasil. A Mentes de Ferro apoia as escolinhas e os projetos de esporte de base no Rio de Janeiro com recursos materiais e financeiros arrecadados por meio de Campanhas. 

 

A Campanha Passe de Sonho e a Mentes de Ferro Bike Friendly Brasil (MFBF/BR) são os carros-chefes. Durante o período destas campanhas, a instituição sensibiliza a população em geral sobre a importância de Repensar o consumo, Reutilizar equipamentos esportivos e Reciclá-los para beneficiar os projetos de esportes já existentes, na Cidade. 

 

Para isso, mobiliza os doadores para entregarem os itens esportivos, que têm em casa e não usam mais, nos eventos esportivos do calendário oficial da Cidade, para a Mentes de Ferro, que repassa para os projetos de esporte de base. É importante lembrar que: a arrecadação e a entrega de cestas básicas e de itens de limpeza e de higiene tornaram-se importantes ações institucionais, fixando-se como parte do plano de atividades da Mentes de Ferro. 

 

Concomitante aos períodos de Campanhas, é incentivado, também, o esforço coletivo de limpeza de praias e a sensibilização dos participantes dos projetos sociais nas escolas onde estudam. Realizam-se palestras, encontros com atletas de renome, workshops e dinâmicas ativas nas instituições de ensino com temas envolvendo a Amazônia , os Oceanos e o Olimpismo e seus valores. Nas praias é realizado um mutirão de limpeza com Educação Ambiental. 

 

Com este pensar e agir, a Mentes de Ferro já retirou da natureza mais de uma tonelada de resíduos sólidos flutuantes, e não-flutuantes. Arrecadou mais de dois mil itens e equipamentos esportivos, entre estes 50 bicicletas, beneficiando cerca de 900 crianças dos mais de dez projetos socioesportivos. A seguir a lista das instituições já beneficiadas entre os anos de 2012 e 2021.

 

1.  SOLAR MENINOS DE LUZ – Judô – Pavão/Pavãozinho - 300 crianças (6 a 14 anos);

 

2.  CICLISMO - MTB Brabinhos – Maricá (Niterói) - 20 crianças (6 a 12 anos);

 

3.  VÔLEI DE PRAIA – Set Point – Urca - 50 crianças (9 a 17 anos);

 

4.  JARDIM DO AMANHÃ – Futebol – Gui Oliveira – Morro do Salgueiro - 20 crianças (6 a 14 anos);

 

5.  RIO FUTURO BANCÁRIOS – Futebol – Jair Oliveira – Ilha do Governador- 450 crianças (6 a 18 anos);

 

6.  TRIATLO – Escola do Mar – Anilzo Santos – Rio das Ostras - 20 crianças (15 a 19 anos);

 

7.  TRIATLO – Ação Querer Bem – Cidade de Deus – 15 crianças (11 a 15 anos);

 

8.  CANOAGEM, CORRIDA E CICLISMO – Social Tribus – Lagoa-RJ - 20 crianças (entre 8 e 14 anos);

 

9.  TRIATLO - Projeto Monike Azevedo – Iguaba (Região dos Lagos) 20 crianças (14 e 18);

 

10. HARMONICANTO - escola de música (projeto em estudo);             

 

11. ACOLHER - Cláudia Viva Rio - múltiplos esportes e aulas de educação e dança (projeto em estudo).

 

A Mentes de Ferro tem o reconhecimento da ONU Voluntariado e do COB.  A mentora da Mentes de Ferro, Gabriela Da Fonseca Hermes  é jornalista, escritora, professora e mestranda em “Esporte para o Desenvolvimento Sustentável e a Paz. Foi laureada pelo trabalho desenvolvido junto à Mentes de Ferro, durante o revezamento da Chama, nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por conseguinte, foi condutora da Tocha Olímpica

 

Mentes de Ferro acredita na Educação por meio do esporte, no Movimento Olímpico e na transformação por meio dos ideais do Olimpismo. E principalmente,  no potencial mobilizador dos amantes dos esportes, e praticantes, para as causas emergentes alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

 

Buscando ser auto-sustentável financeiramente, Mentes de Ferro desenvolve negócios sociais e articula-se com toda a cadeia produtiva dos setores da economia. O primeiro negócio social aconteceu em 2020. 

 

A Associação recebeu de doação uma bicicleta de triathlon. A bike tinha um bom valor agregado. Ofereceram uma parceria com a loja do triatleta olímpico Armando Barcellos , em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

 

A loja apoiou a ideia, ganhou em imagem, o comprador comprou um bem fazendo o bem e 60% do valor da bicicleta foi para o Projeto Monike Azevedo de Triathlon, localizado em Araruama, Região dos Lagos (RJ), e serviu para a compra de uniformes para os triatletas mirins. Assim, a Mentes de Ferro sempre foi um hub, apoiando escolinhas de esporte de base já existentes. 

 

Quem patrocina a Mentes de Ferro ganha escala, amplia o impacto social positivo. Centenas de crianças e adolescentes recebem o investimento que dá a eles uma alternativa àquela realidade conflagrada pelo crime e violências. A Mentes de Ferro acredita na educação por meio do esporte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?