FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - esporte e sustentabilidade


Acadêmicos brasileiros, como Lamartine Da Costa, estudam o conceito há mais de 50 anos. Mas foi em 2012, durante o discurso do cientista político David CHERNUSHENKO, então vereador da cidade de Ottawa (Canadá), definiu que o “esporte sustentável é “aquele que atende às necessidades da comunidade esportiva atual, enquanto contribui para o melhoramento das oportunidades esportivas para todas as gerações futuras, e à melhoria da integridades do ambiente social e natural, do qual depende” (CHERNUSHENKO, 2012).

A UNESCO já havia mencionado o esporte como um meio de educação integral do indivíduo na Carta Internacional da Educação Física e do Esporte, publicada em 1978. A partir deste documento nasceu o Movimento Esporte para Todos e a Lei Pelé (9.615/1998) definiu as três dimensões da pirâmide esportiva: Esporte Educacional, Participação e Performance.

É na base da pirâmide do esporte e no esporte escolar que o Mentes de Ferro atua, apoiando uma rede de escolas de esporte no estado do Rio de Janeiro, levando metodologias de educação, como o aprendizado via projetos, sempre com tetmas geradores em torno dos conceitos de educação ambiental e informações sobre saúde, cidadania e empreendedorismo.

A “comunidade esportiva” é a reunião de todas as partes interessadas pelos esportes e pela educação física, aqueles que acompanham qualquer das modalidades e categorias de esportes, aqueles que praticam atividades físicas e esportes durante o tempo livre, como atividade de lazer, aqueles que são atletas amadores e participam de provas de corrida de rua ou realizadas pelas federações, ligas e clubes de suas respectivas cidades.

Também fazem parte da comunidade dita esportiva, por nossa fundadora (H.GABRIELA, 2009) as empresas de marcas esportivas, os atletas de elite e profissionais, os agentes e empresários de atletas, as organizações oficiais e de terceiro setor, as instituições que elaboram políticas públicas na área esportiva e os multiprofissionais que se ocupam do desenvolvimento de atletas e dos esportes.


Nenhum comentário: