O QUE É MENTES DE FERRO?

SOBRE A MENTES DE FERRO

Mentes de Ferro é o nome fantasia de uma Associação com finalidades não econômicas fundada no dia 10 de outubro de 2010. Atua na Cidade do Rio de Janeiro há dez anos, unindo  esporte e sustentabilidade. Acredita no potencial mobilizador da comunidade esportiva a cerca das questões emergentes do nosso tempo, que terão impacto nas futuras gerações. O esporte é uma poderosa ferramenta para despertar mentes para um mundo mais sustentável, para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas, para a prevenção de doenças e para a socialização na diversidade. Por isso, a Mentes de Ferro apoia e contribui para a maior abrangência das escolinhas e dos projetos de esporte de base. A Mentes de Ferro mobiliza-se com recursos materiais e financeiros arrecadados por meio de Campanhas e de projetos incentivados pela Lei 11.438 de 2006.

A Passe de Sonho e a Mentes de Ferro Bike Friendly Brasil (MFBF/BR) são as Campanhas do Programa de Esporte Educacional da Mentes de Ferro. Por meio destes movimentos , a Mentes de Ferro tem conseguido integrar quem pratica, ou não, o esporte amador, ou de alto rendimento, com a criançada dos projetos de base. Tem conseguido fazer com que a comunidade esportiva,  e a população em geral, Repense o consumo, Reutilize os equipamentos esportivos e os Recicle para quem mais precisa. O esporte é lúdico, e por meio dele é possível emitir valores e mensagens aos jovens. Antes de termos grandes atletas é preciso formar seres humanos melhores, é o lema da Mentes de Ferro.

 

As Campanhas Mentes de Ferro arrecadam os itens esportivos que temos em casa e não utilizamos mais e repassam para os atletas mirins dos projetos desportivos cariocas. Muitas pessoas querem fazer o bem, se tornar voluntário em algum projeto social e não sabem como, e nem por onde, começar. A Mentes de Ferro é a oportunidade que faltava para sair do sofá e suar a camisa por uma boa causa; doar aquele tênis que não usa mais, roupas de treino e até uma bicicleta esquecida na garagem. A Mentes de Ferro repassa para os projetos.

 

As Campanhas sempre acontecem durante os eventos esportivos do calendário oficial da Cidade. Mas com as restrições às aglomerações, decorrentes de crises sanitárias, ou de intempéries, os eventos poderão ser adiados, ou suspensos. No entanto, a comunidade esportiva continua a doar. Usa os nossos canais de comunicação para isso.

 

Também, passamos a arrecadar cestas básicas e itens de limpeza e de higiene. Concomitante aos períodos de Campanhas, é incentivado, também, o esforço coletivo de limpeza de praias e a sensibilização dos participantes às questões de Educação Ambiental. Nas escolas, onde estudam as crianças e adolescentes dos projetos socioesportivos que a Mentes de Ferro apoia,  realizam-se dinâmicas ativas com temas envolvendo o Empreendedorismo, a Amazônia , os Oceanos, o Olimpismo e seus valores.  

Invista

Inscreva-se no canal Mentes de Ferro no You Tube e inspire-se!

A Mentes de Ferro tem o reconhecimento da ONU Voluntariado e do COB.


A mentora da Mentes de Ferro, Gabriela Hermes é jornalista, professora e mestranda em “Esporte para o Desenvolvimento Sustentável e a Paz”, pratica triatlo e foi laureada pelo trabalho desenvolvido junto à Mentes de Ferro. Por consequintte conduziu a Tocha Olímpica, durante o revezamento da Chama, nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Mentes de Ferro acredita na Educação por meio do Esporte, no Movimento Olímpico e na transformação pelos ideias do Olimpismo. E principalmente e no potencial mobilizador dos amantes dos esportes, e praticantes, para as causas emergentes alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Buscando ser autossustentável financeiramente, Mentes de Ferro desenvolve negócios sociais e articula-se com toda a cadeia produtiva dos setores da economia. O primeiro negócio social aconteceu em 2020. A Associação recebeu de doação uma bicicleta de Triathlon. A bike tinha um bom valor agregado. Ofereceram uma parceria com a loja do triatleta olímpico Armando Barcellos , em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. A loja apoiou a ideia, ganhou em imagem, o comprador comprou um bem fazendo o bem e 60% do valor da bicicleta foi para o Projeto Mônike Azevedo de Triathlon, localizado em Araruama, Região dos Lagos (RJ), e serviu para a compra de uniformes para os triatletas mirins.

Assim, a Mentes de Ferro sempre foi um hub, apoiando escolinhas de esporte de base já existentes. Quem patrocina a Mentes de Ferro , ganha escala, amplia o impacto social positivo. Centenas de crianças e adolescentes recebem o investimento que dá a eles uma alternativa àquela realidade conflagrada pelo crime e violências. A Mentes de Ferro acredita na educação por meio do esporte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENTES DE FERRO COMEÇA SUA HISTÓRIA

Sistema da economia de materiais

PROTAGONISMO JOVEM