O QUE É MENTES DE FERRO?


APOIE O MENTES DE FERRO

Alcance uma rede de projetos socioesportivos e ambientais

Mentes de Ferro é um movimento de esporte e sustentabilidade. Uma scale up, o grupo está em constante movimento para ganhar escala. Inicialmente, faz um mapeamento de projetos sociais, esportivos, culturais e ambientais que já existem no estado do Rio de Janeiro. A partir deste planejamento anual, o trabalho do Mentes de Ferro acontece em rede. Assim, ganham escala e maior impacto social. Não é só mais uma escolinha de esporte e sim de um programa de apoio e reconhecimento de outros projetos que atuam em comunidades. Campanhas de arrecadação de itens esportivos, novos e seminovos, brinquedos e alimentos acontecem desde 2012:

· Passe de Sonho, Mentes de Ferro Bike Friendly Brasil e a Operação Esporte+Seguro e Sustentável, são campanhas de arrecadação de doação e de informação. Nesta fase de "integração social", o grupo “dá o peixe”

·Esporte Educacional é a culminância da Metodologia MF uma tecnologia social que cuida do indivíduo como todo, corpo, mente e vontade. É norteada por quatro pilares: aprender a conhecer, a ser, a viver e aprender como fazer. Aqui, nesta fase o grupo ensina a pescar!

·Problema ambiental que querem combater: a crescente sopa de plásticos dos oceanos;

·Problema social que querem ajudar a resolver: oferecer mais qualidade de vida e educação às crianças.

Se você tem um par de tênis que não usa mais, ou aquela bicicleta ficou esquecida no bicicletário do seu prédio porque o seu filho cresceu, desde 2012 você tem para onde doar! 
Campanha MF Bike Friendly Brasil, acontece entre setembro e outubro - e arrecada as bikes esquecidas, ou abandonadas, nos bicicletários dos condomínios residenciais. As magrelas são recicladas para o esporte,  com a parceria da loja de bicicletas Modern Bike e ganham vida nova nas mãos da molecada dos projetos de iniciação no Ciclismo. Lembram-se do filme Se meu Fusca Falasse”? é mais ou menos assim que acontece a Bike Friendly BRA! 
Já a Campanha Passe de Sonho arrecada itens de esporte em geral, como roupas de treino, equipamentos de segurança para o Ciclismo, colchonetes, apitos, bolas, etc. Este pedacinho do sonho esportivo já passou para as mãos, pés e cabeças de mais de 900 crianças de projetos e escolinhas de esporte de base com sede no Rio de Janeiro. "Primeiro é feito um mapeamento dos projetos sócio esportivos que cada campanha apoiará a cada ano"- explica  a fundadora do MF, Gabriela Hermes.
Os points para a galera entregar essas doações acontecem durante o Dia de Limpeza de Praias, evento coordenado pelo Instituto Aqualung. O Dia de Limpeza de Praias pode acontecer durante as provas de estadual de Duathlon (Ciclismo e Corrida) e Triathlon (Natação Ciclismo e Corrida), ou próximos às datas ambientais, como o Dia Mundial da Água ou o Dia de Limpeza da Terra (16/09).
As pessoas comuns querem fazer o bem, mas não sabem como. Por isso, Mentes de Ferro grava tudo! Inscreva-se no canal Mentes de Ferro no You Tube e inspire-se, descobertas surgem na sua frente!
Segundo o relatório do Tribunal de Contas da União de 2013, existem cerca de 500 mil crianças e jovens com potencial esportivo nesta nação. Caso a sua comunidade, ou modalidade, ainda não tenha um projeto, a equipe Mentes de Ferro se articula com a respectiva Federação e, ajuda a criar uma escolinha onde for preciso! Os treinos da galera também viram excelentes locais para as ações socioambientais, como a Operação Esporte+Seguro e Sustentável.
Se você quer ter um braço social e mais agito no seu evento, ou trabalhar o voluntariado na sua empresa, ou escola, basta participar. Mande um e-mail para projetosespeciais@mentesdeferro.com, e melhore o ambiente natural hoje e para as futuras gerações.
Mentes de Ferro se mantém por meio de doações até hoje. Mas o movimento cresceu. O espaço para armazenar as doações ficou pequeno. O grupo precisa acompanhar de perto os projetos que apoia e com a Metodologia Mentes de Ferro de Esporte Educacional ajudar na formação integral dos atletas do futuro.
Em 2017, Mentes de Ferro quer fazer a ponte entre as empresas parceiras, como a multinacional DECATHLON, a BR Marinas e a Deep Freeze e as comunidades onde há projetos apoiados pelo movimento e colocar em prática um programa de empregabilidade, no qual essas empresas ofereceriam vagas de emprego aos parentes, pais, amigos e responsáveis das crianças dos projetos.
Não há almoço grátis. No Brasil o Terceiro Setor precisa se profissionalizar, mas a corrupção é uma mancha também neste setor. Para o Mentes de Ferro se manter, o grupo precisa fazer negócios sociais: festas beneficentes, a venda de produtos com o selo sócio ambiental Mentes de Ferro, um programa de web TV, tudo o que possa levantar algum recurso deverá ser feito a partir deste ano para a independência financeira e auto-sustentabilidade do Movimento Mentes de Ferro.

“Essas descobertas é que passamos a diante, por meio da nossa Metodologia e em breve pelo programa Mentes de Ferro TV, para que as comunidades se tornem também protagonistas de sua própria evolução” - explica Gabriela.


Nenhum comentário: