MÊS DO AMBIENTE - ESPORTE E SUSTENTABILIDADE COMBINAM?



A Natureza das Competições
Que o esporte faz bem à saúde e melhora a qualidade da sociedade todo mundo já sabe. Mas você sabia que o esporte também pode contribuir para melhorar o meio ambiente? Veja aqui!

Primeiro, é preciso entender que está tudo interligado, saúde humana e a conservação dos serviços ambientais. Mas o que são os serviços ambientais e essa tal de sustentabilidade?


O Brasil está sediando o mundial de futebol e todo mundo sabe que sediará também os Jogos Olímpicos de Verão em 2016. O que pouca gente sabe é que a sustentabilidade também está em jogo!

Infelizmente faltou gestão responsável e poucas obras foram ou serão entregues a tempo para este megaevento futebolístico. A toque de caixa fica difícil pensar em sustentabilidade. Se o planejamento tivesse sido colocado em prática desde o anúncio de que o Brasil sediaria a competição mundial de futebol, talvez o meio ambiente também levasse vantagens.

Imaginem se a gestão dos organizadores desses megaeventos tivessem sido mais responsáveis? Entre as mudanças que o Brasil se comprometeu a fazer para receber esses eventos esportivos estavam: o aumento do tratamento de esgoto nas cidades e a despoluição da Baía de Guanabara e das Lagoas Rodrigo de Freitas e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

É que nesses lugares aconteceriam competições de vela e remo, por exemplo. O remo, já perdemos para Foz do Iguaçu. Ficaremos com a Lagoa e com a Baía de Guanabara com estão, porque os atletas não terão as condições ideais para as disputas e o meio ambiente perde a competição para o salto de qualidade, mais uma vez! Ao menos os atletas não correrão riscos de ficarem doentes, mas a população local... deve se precaver!

DESEJAMOS SORTE E EM UMA TORCIDA CONSCIENTE!
Agora que já sabemos que não teremos legado para o planeta e que a conservação ambiental também está relacionada a realização de eventos esportivos, temos que torcer não apenas pelos representantes do Brasil nas competições, mas também para que o compromisso com o ambiente seja levado a sério e lembrado pelos torcedores locais e visitantes.

Afinal os jogos passarão e o tal legado poderia ter melhorado a qualidade de vida desta e das próximas gerações.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?