quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sobre o Triathlon da PMERJ, by Chris Keller



Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, recebeu a quarta edição do Triathlon Cross Country da PMERJ no dia 6 de fevereiro de 2014. O evento gratuito foi organizado mais uma vez pelo CEFD-PMERJ para militares e convidados civis. A prova, que corresponde à 4ª Edição do Triathlon Cross Country da PMERJ, referente ao ano de 2013, teve que ser adiada em dezembro por conta das fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro, o que impossibilitou a realização da mesma por questões de segurança e falta de condições do local. Este ano, a equipe do Movimento Mentes de Ferro – esporte e sustentabilidade conheceu o CEFD a convite dos professores de Educação Física da corporação e participou da prova. Cerca de 200 pessoas competiram, entre Policiais Federais, do BOPE, da PM, Guarda Municipal e Bombeiros e civis, lado a lado mostrando que o esporte, além de fazer bem à saúde contribui para a interação e amizade entre diferentes pessoas e grupos. 
O vencedor na Classificação Geral da prova foi Gustavo Slaib (civil), um dos sócios da Trishop, loja especializada na modalidade, localizada no posto 6 de Copacana, com o tempo de 1 hora e 8 minutos, campeão da quarta edição do Triathlon Cross Country da PMERJ. Em segundo lugar ficou Bruno Brand Fernandes, outro civil com o tempo de 1 hora, 8 minutos e 45 segundos. Quem faturou o terceiro lugar foi o Cabo Thiago de Melo Ribeiro, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que fez o tempo de 1 hora, 10 minutos e 50 segundos. Os três primeiros colocados no geral também, na mesma ordem, foram os três primeiros melhores colocados na Categoria Geral Masculino. Pela Categoria Feminina a vencedora foi Gabriela Hermes, fundadora do Mentes de Ferro, com o tempo de 1h 46 minutos e 40 segundos (29ª colocação no Geral).  Em segundo lugar na Categoria Feminino ficou a Soldado Kierma Jane Machado, do Batalhão de Policiamento de Choque. A classificação geral reuniu civis e militares, triatletas, homens e mulheres. 


- Eram 7h da manhã quando chegamos à Praia de Barra de Guaratiba, local de largada desta prova que tem a distância de 750 metros de natação no mar, 20km de pedal e 5km de corrida. Era só eu de mulher! “Fé na figa e pé no turbo”, como diria uma das pessoas mais engajadas na causa do Mentes de Ferro, Lucina Lovisi, ela é atleta de natação e Gestora Ambiental. Faltando instantes para a largada apareceram mais duas mulheres. Uma delas faria só a natação e a outra participaria da prova toda, também. Então... “GO hard or GO home” diria a Lu – relata Gabi. (Relato sobre o STTCC-PMERJ/FEV-2014_por Gabi)

O Tenente Coronel Ricardo Zugliani, que você pode conferir no Bate-Papo Mentes de Ferro (MENTES-DE-FERRO-Bate-Papo-Coronel-Zugliane), foi o vencedor da Categoria Tenente Coronel (15º na Classificação Geral), com o tempo de 1 hora, 28 minutos e 41 segundos, também falou sobre a experiência:

- A prova do Triathlon da PMERJ novamente foi um sucesso com a participação de alguns civis TOP do Triathlon do Rio e os atletas dos Bombeiros e a excelente organização do CEFD. Tivemos a Homologação da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro , o apoio do  Mentes de ferro, 3Shop, Decathlon e um lindo dia de verão. A água congelada mostrou q teríamos um dura natação literalmente e coitados daqueles sem roupa de borracha. Já com o coração quente saí da agua em 10 lugar e foi a hora da bike rodar pelas subidas de Guaratiba e se hidratar. A serra da Grota Funda não perdoou e as pernas reclamaram. Terminamos a bike na paradisíaca Prainha e sebo nas canelas com o sol beirando os 40 graus e o asfalto queimando  a sola mas com um visual daqueles o sorriso voltou, por quase 1 min quando deparei com a temida e famosa subida do Grumari q coloca a gente no devido lugar de humildade. Agora é o momento da descida e respirar fundo p o retão da praia dividindo as belezas com os surfistas. Sprint final e a chegada no portal mais esperado do dia! 1 lugar Cat Ten Cel e 4 lugar Cat PM e 15 Geral. Hidratar novamente, abraçar os amigos para festejar e muito papo para rolar ! Obrigado e até a próxima! – relata Coronel Zugliane.

A próxima prova do Triathlon Cross Country da PMERJ será em novembro de 2014, a princípio, no mesmo lugar, com uma novidade no percurso, mas que ainda é surpresa e deverá ser referente ao ciclismo.
O coordenador geral do evento, Capitão Raphael Batista, do CEFD da PMERJ junto com o Sargento Izidório (COE), falou sobre a prova:

“Gostaria de agradecer a Deus que nos presenteou com um dia lindo e nos deu muita garra para seguir em frente, tanto para a organização quanto para os atletas, pois a prova é dura, tem que ser casca grossa!” – falou o Capitão Raphael Batista. 

Aqui você confere os resultados oficiais da prova, nas classificações geral e por categorias.
AGRADECIMENTOS:
CEFD na pessoa do Capitão Raphael Batista e do Sargento Izidório, do COE (Comando de Operações Especiais), 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), GMAR de Barra de Guaratiba (Bombeiros), Diretoria de apoio Logístico da PMERJ, APM. D. João VI, Colégio e Curso Praticar, Skill Idiomas de Sulacap, 3 Shop, ONG Gente Brasil, equipe Mentes de Ferro e FTERJ.
 MAIS SOBRE O MENTES DE FERRO:

Mentes de Ferro é uma Associação De Base para o Esporte Sustentável (DEBEST) e trabalha com três programas: 1) Esporte Educacional 2) Capacitação para os Negócios do Esporte, Turismo e Lazer e 3) Programa Cultural Mentes de Ferro. Com fins não econômicos, Mentes de Ferro usa a força mobilizadora do esporte para passar mensagens de preservação ambiental e valores olímpicos e assim envolve empresas, governo e sociedade em Campanhas como a GOOD FIT – treinos e provas com causa (uma mobilização na internet para arrecadar itens esportivos semi novos que atletas amadores e profissionais não usam mais, ou novos, junto a lojas de material esportivo e órgãos oficiais de esporte. As arrecadações acontecem durante treinos e provas do calendário da cidade ou criados pelo Mentes de Ferro em locais de prática de esporte, lazer e turismo na Cidade do Rio de Janeiro. As doações arrecadadas são destinadas a projetos de esporte de base já existentes no estado) e a MENTES DE FERRO BIKE FRIENDLY BRASIL que arrecada bicicletas abandonadas e sem uso, em prédios com bicicletários, na Zona Sul , Tijuca e Barra repaginando-as e transformando-as para o esporte. Assista aqui ao Documentário sobre a Campanha MFBF-BRA/2013

CONTATOS:
CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS: Av. Marechal Fontenelle, 2906 – Jardim Sulacap – Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21740-001 / E-mail: jd.triatlon@gmail.com   Tel(21) 3357-7810
Resp. pela prova: Cap. Raphael Batista / (21) 7964-5562/ raphaelbatista.pmerj@hotmail.com e 2º Sgt Mauricio Izidorio/ (21) 3357-7810 / E-mail: jd.triatlon@gmail.com
ASSOCIAÇÃO DE BASE PARA O ESPORTE SUSTENTAVEL – DEBEST / Mentes de Ferro
Diretora Executiva: Gabi Hermes (9 9923-0164)/ Diretora Comunicação: Chris Keller (7507-1877)

Nenhum comentário: