BATE-PAPO MENTES DE FERRO Nº 1
CORONEL RICARDO ZUGLIANI - PMERJ



                           Coronel Zugliani - chegada de prova
                                Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani

Dia 12 de dezembro, acontece mais uma edição do SHORT TRIATHLON CROSS COUNTRY, em Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. E para comemorar, o Mentes de Ferro lança um novo produto. É o Bate-papo Mentes de Ferro, que irá retratar em cada edição, um personagem que tem feito a diferença e que serve de referência para outros atletas e todos aqueles que querem concretizar seus ideais para uma vida e um planeta melhores. Essas pessoas mostrarão o que pensam e de que forma têm contribuído para mudanças positivas. Nosso primeiro personagem é o Coronel Ricardo Affonso Zugliani, há 23 anos na Polícia Militar, dentista e triatleta, um dos favoritos na prova.  Confira a conversa do Mentes de Ferro com o coronel Zugliani. Amanhã o bate-papo será com o Subtenente Sergio Dantas, que também participa da prova. Fique ligado!

    Uma das edições do Short Triathlon com participação do Coronel Zugliani
                              Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani


A tradicional prova reúne militares e convidados. Uma realização do Centro de Educação Física e Desportos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, que este ano, traz novos amigos e parceiros, como o Mentes de Ferro, a Decathlon, a ONG Gente Brasil, Esporte Essencial, além dos novos apoiadores: FETERJ, COE, X3M, Tri Shop, Curso Praticar e Skill Idiomas.  Curta agora o papo!



                                                     Coronel Zugliani - Ironman
                                  Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani


Mentes de Ferro: Coronel, como se deu sua entrada para a PM e em que ano foi? O senhor já era atleta?
Coronel Zugliani: Sempre sonhei trabalhar em uma instituição militar, e em 1990 abriu o concurso para PMERJ. Daí para frente foram 23 anos de alegrias, amizades e aprendizados.  Sempre fui atleta e como militar pude dar continuidade a uma vida  saudável.

Mentes de Ferro:  Como é o trabalho de um dentista na PM e qual o público atendido?
Coronel Zugliani: Entramos na PMERJ como oficiais pertencendo ao quadro de saúde. Enfrentamos um longo curso de entrada, onde a educação física era um dos pontos prioritários. Estava no "meu mundo". Sempre estamos fazendo cursos de atualizações em diversas áreas e atendemos nossos policiais e seus dependentes. 

Mentes de Ferro: Como o senhor consegue conciliar suas funções na PM e o atletismo?
Coronel Zugliani: A máxima é antiga: "vida de atleta não tem moleza!"  Somado a atenção à família, aos amigos e outros trabalhos, aprendi o sentido da palavra "malhação". Na PM todos aprendem: Treinamento duro para batalha fácil...

Mentes de Ferro: Há quanto tempo é atleta e que modalidades treina?
Coronel Zugliani: O inicio é mesmo natação, esportes coletivos diversos e o mais importante, aprender a sentir prazer. Quando adolescente a busca dos esportes radicais... Posso dizer que fiz quase todas as loucuras desse mundo esportivo. Estar vivo já é uma dádiva. Muitos deles tive o prazer de fazê-los na PM e compartilhar com os amigos de farda. Creio que não exista uma instituição onde se encontre tantos atletas como na PMERJ. Com o tempo fui migrando para esportes de alta performance, aproveitando a experiência.

                                               Coronel Zugliani durante uma prova
                               Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani


Mentes de Ferro: Quais as principais provas que participou? Por favor, cite algumas premiações.
Coronel Zugliani: Depois de tantas alegrias e tristezas normais do esporte, descobri a importância da realização pessoal naquilo que damos o sangue relacionado ao esporte. Como tinha uma caixa de medalhas do 1º ao último lugar, percebi que todas tinham o mesmo valor. Joguei tudo fora, guardei as imagens dos momentos e hoje me sinto sempre um campeão por participar e ser um grande incentivador do esporte. 

Para resumir, atualmente estou focado no Triathlon, já fiz um Ironman, 1ª lugar na categoria na PM, 1ª na Tristar, 1º no  Bras Master e agora como cinquentão, quero um titulo internacional...quem sabe ! Risos


                               Coronel Zugliani sempre foi atleta e praticou diversas modalidades
                                Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani


Mentes de Ferro: Quais edições participou do SHORT TRIATHLON CROSS COUNTRY e quais suas colocações?
Coronel Zugliani: Esse ano vai ser minha segunda participação no Triathlon. Em 2012 fui 1º colocado na Categoria dos Coronéis e 4º no geral entre os PM.

Mentes de Ferro: Como se prepara para as provas e qual sua rotina como atleta (alimentação, treinos, etc).
Coronel Zugliani: Tenho planilhas a cumprir e deixo separadas as mochilas para a corrida, natação, bike e a de musculação, que se revezam de ombro com minha bolsa de trabalho. Pedalo o máximo em casa no rolo, porque tive um acidente de bike treinando na orla de madrugada. Nado na piscina e mar para também treinar com a roupa de neoprene. Faço corrida em asfalto e gosto de forçar na areia também. Alongamentos no tapete de casa e muita água no estilo “garrafa no suvaco”. Este ano resolvi fazer uma loucura, combinei com meu médico de abandonar todos milhões de suplementos e investir em alimentos de verdade para ver os efeitos e o incrível é perceber o quanto me fez bem! Aprendi até fazer feira! Risos...


                                                                      Coronel Zugliani em serviço
                                Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani


Mentes de Ferro: Quais suas expectativas para a prova do Short Triathlon deste ano?
Coronel Zugliani: Tenho pela frente três Coronéis triathletas e Ironman que participam também, ou seja, é sangue nos olhos e faca nos dentes.

Mentes de Ferro: Qual sua expectativa para a parceria com o Mentes de Ferro?
Coronel Zugliani: Conheci o trabalho sério do Mentes de Ferro no âmbito esportivo e social  através da Gabriela Hermes, que sempre se envolveu com esportes e tenho certeza que uma parceria com o CEFD da PMERJ será de grande valia para ambos.

                                                                     Coronel Zugliani em ação!
                                  Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani


Mentes de Ferro: Que mensagem o senhor mandaria para os novos atletas que estão começando e sonham com o pódio e conquistas?
Coronel Zugliani: Eu me sinto honrado de participar desta conversa e poder dividir com vocês parte da minha vida e como dica para os novatos e também para os antigos: “Você não precisa ser o melhor, o mais rápido, nem o mais esperto. Você só precisa dar o melhor de si!"

 E como descreve o Hino da PMERJ:
"Ser Policial é, sobretudo, uma razão de ser é, enfrentar a morte,
mostrar-se um forte no que acontecer."

Muitíssimo obrigada!



                       Coronel Zugliani - chegada de prova de natação
                               Foto: Arquivo pessoal do Coronel Zugliani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?