quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MENTES DE FERRO CONCORRE AO PRÊMIO ACOLHER DO MOVIMENTO NATURA

O Movimento Mentes de Ferro foi idealizado em outubro de 2010 pela Consultora Natura Gabriela Hermes Rocha Vilardo. Gabriela criou a iniciativa motivada pela falta de segurança experimentada por atletas que buscam as áreas verdes, as orlas das praias e lagoas e as montanhas do Rio de Janeiro para prática de esporte e lazer. Apesar de o Rio de Janeiro ser uma Cidade Olímpica, sede dos Jogos de Verão em 2016, Gabriela ainda não vê no Rio os benefícios do Movimento Olímpico. Ao buscar qualidade de vida e contato com a natureza para praticar esporte e lazer, muitos atletas tornam-se vítimas de assaltos, estupros, atropelamentos e assédio. Assim, cinco voluntários uniram forças e fundaram oficialmente em dezembro de 2013 a associação De Base Para o Esporte Sustentável  - DEBEST/RJ, conhecida como Mentes de Ferro. A causa que este grupo defende é a prática do esporte sustentável.
 
A metodologia Mentes de Ferro já tem três projetos sendo realizado com frequência. Na campanha Esporte Mais Seguro e Sustentável, a iniciativa trabalha os conceitos de reciclagem, reaproveitamento e reuso de materiais e realiza mutirões de limpeza e sinalização de locais para a prática de esportes ao ar livre.
 
Já a Campanha Passe de Sonho arrecada itens esportivos seminovos que atletas amadores e profissionais não usam mais e os doa para projetos carentes de esporte de base já existentes no estado do Rio de Janeiro. Os projetos participantes da Campanha também indicam atletas com entre 15 e 29 anos, que recebem apoio do projeto. Os atletas precisam estar matriculados em instituições de ensino para participar. A formação recebida pelos atletas inclui debates sobre o Espírito Olímpico, capacitação para os Negócios do Esporte, Turismo e Lazer, avaliações funcionais e nutricionais, aulas de Empreendedorismo, Cidadania, Meio Ambiente, Gestão Financeira, Gastronomia, Idiomas, Mídia e  Artes Visuais.
 
Por fim, o terceiro projeto da iniciativa é o Bike Friendly, que incentiva a educação física e o ensino por meio do movimento e arrecada bicicletas. A mobilização se faz por meio de mídias sociais e o material arrecadado é entregue ao Projeto Escola do Mar, com sede em Rio das Ostras, que mantém 12 atletas que revezam-se para treinar e competir em apenas 7 bikes.
 
A iniciativa já beneficiou quase 500 atletas de base, retirou da natureza mais de uma tonelada de resíduos e arrecadou mais de mil e setecentos itens que foram doados a diversas instituições de apoio ao esporte. Contudo, com mais recursos o projeto poderia apoiar mais esportistas, pois atualmente o programa Passe de Sonho apoia apenas dez atletas por vez.
 
Você gostou da ideia e quer ajudar? Esta é sua chance! Compartilhe essa iniciativa com seus amigos!

Nenhum comentário: