SET POINT FOI A VENCEDORA DO TORNEIO

Primeira Operação Esporte+Seguro e Sustentável do Mentes de Ferro aconteceu durante a competição

O evento reuniu 50 atletas, voluntários e torcedores das equipes, neste sádado (4/07), na Praia da Urca
Cerca de 50 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos compareceram a esta edição da competição. Voluntários estrearam mais uma iniciativa do Mentes de Ferro, um movimento social que ajuda projetos socioesportivos mapeados dentro do estado do Rio de Janeiro. A Operação Esporte+Seguro e Sustentável Na categoria dos não federados a equipe Geração 3 foi a campeã.

“Desta vez tivemos 3 projetos diferentes participando: Set Point com os federados, Geração, de Copacabana, com a professora Ingrid Brayner e o núcleo Inhaúma do Projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar, com o professor Roberto Lopes”, informa Karina Lins e Silva, uma das fundadoras da Set Point e pioneira do esporte no Rio de Janeiro.

Se existe e vive, precisa ser cuidado. Uma fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. Melhorar a vida humana, principalmente de atletas do futuro, é o que quer fazer o grupo Mentes de Ferro e o que se viu neste sábadão nublado, com direito a rajadas de ventos fortes, “o que não impediu que conseguíssemos fazer com que a paixão pelo esporte se multiplicasse entre as crianças e jovens presentes. Valeu equipe Mentes de Ferro!” – diz Karina.
A OESP+SS é uma idealização do Mentes de Ferro para a promoção da saúde e sensibilização ambiental. A ação propõe unir entretenimento, esporte, segurança e cuidado com o meio ambiente e vai acontecer sempre em locais de prática esportiva, lazer e turismo na cidade beneficiando esportistas, visitantes, e também a comunidade de entorno dessas áreas, sensibilizando a sociedade em geral para as oportunidades de negócio quando se têm o esporte acontecendo por perto e quando se transforma o local preservando o natural.




- Durante a OESP+SS, Mentes de Ferro distribui sacolas fabricadas a partir de plásticos usados e retirados do ambiente e luvas para o mutirão de limpeza e crianças participam de uma metodologia conhecida como Word Caffe – detalha Gabriela Hermes, empreendedora social e funadora do Mentes de Ferro.



A idéia é suar a camisa e ainda ser solidário, promover atletas, multiesportes e consciência ecológica. Além da participação de empresas como a loja de esportes Decathlon – Barra, Mentes de Ferro tornou-se parceiro de outro movimento, o “Respeite um carro a menos”. Acreditamos no trabalho em rede para sensibilização ambiental e educação olímpica, um legado também se constrói sem tijolos e concreto - declara Gabriela.

Voluntários limpam e sinalizam o local de treino ou prova esportiva, se prontificam a ajudar o público tal como os stewards, agentes de informação segurança e conforto, presente em mega eventos esportivos.

Claudia de Souza é moradora da Urca há quatro anos e dá exemplo na hora de cuidar do que é seu: o lixo que produziu ela ensaca e descarta adequadamente nas caçambas da Comlurb, "Ao longo do período que moro e frequento a Praia da Urca percebi uma maior consciência ecológica das pessoas, o visitante e o atleta podem usufruir com mais segurança a pequenina e convidativa faixa de areia"- declara Claudia.

Graziela Paraíso dos Santos é mãe de Jorge Breno (13 anos) atleta do Geração apenas dois meses , muito empenhado nos treinos acabou deixando a desejar nos estudos e levou uma advertência da tia: se não estudar, não vai treinar", e assim aprende a ter disciplina e a gerir melhor o tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?