MENTES DE FERRO CELEBRA INAUGURAÇÃO DA “CASA DE NORUEGA”

No sábado (14), Mentes de Ferro foi à Ilha do Governador entregar doações de roupas de treino, tênis, agasalhos, calças, tops, camisetas, etc., ao time de futebol FUTURO RIO BANCÁRIOS (FRB). Trata-se de um projeto de futebol de base feminino, localizado no bairro Bancários, na Ilha do Governador. Fundadopor Jair Ferreira, em 1999, o nome é uma declaração a "um futuro brilhante para o Rio de Janeiro". O projeto se mantém por meio de doações, principalmente do dono do Bar Brazuca (Ilha do Governador), Leandro dias e de um norueguês, Snorre Holand. 

Isso mesmo, um cônsul norueguês que mantinha uma empresa de Marketing Esportivo naquele país, em visita ao Rio de Janeiro em 2009 ouviu falar de um ambulante sobre as favelas. Snorre perguntou: o que é uma favela? O ambulante resolveu levar o gringo para um rolé na favela Pavãozinho. E não é que o norueguês viu ali que, ele e outros empresários noruegueses, tinham a obrigação de repartir a riqueza do seu país com esta população?
Mentes de Ferro foi atrás dessa iniciativa altruísta pelo esporte!

E a história continuou em um táxi: durante uma simples viagem entre os bairros da Zona Sul, Snorre se surpreendeu com o condutor do veículo, um amante do futebol que apostava em um time da Ilha do Governador. Assim Snorre Holand conheceu o Futuro Rio Bancários. Já o Mentes de Ferro teve conhecimento desta história toda da mesma forma inusitada e com um ambulante no meio do caminho, ou melhor uma ambulante. “Com a ajuda da amiga do Mentes de Ferro Carol Rodrigues (árbitra de futebol, radialista e advogada) conhecemos Taynara Santos e o FRB"- lembra Gabriela Hermes, empreendedora social e fundadora do Mentes de Ferro.



Carol trabalha no Centro da Cidade próximo à Avenida Graça Aranha e no horário do almoço conheceu Taynara que vende bijuterias em uma barraquinha em frente ao SESC. Carol é voluntária no Mentes de Ferro e sempre que pode fala do Movimento para as pessoas. E na conversa com a (até então) vendedora descobriu outra atividade. Taynara é goleira no projeto de futebol de base feminino na Ilha. Carol ligou para Gabi e passou os contatos para o registro inicial do projeto de Tayná, como futuro participantes das Campanhas Mentes de Ferro. Na primeira pesquisa e contato é explicado em detalhes o funcionamento da Campanha, o projeto aceita ou não participar. Eles toparam e com muita esperança.
  Entre as competições e treinos Tayná, goleira do FRB, vende bijuterias na Av. Graça Aranha em frente ao SESC.






O projeto Futuro Rio Bancários, além do papel social com as crianças, ajuda a diminuir o índice de criminalidade. Para Jair “isso motiva a trabalhar e mostrar o caminho certo às crianças”- afirma ele. Aqui ele fala da importância do apoio, que pode vir, se as pessoas fortalecerem a causa com suas contribuições. Duas das alunas do FRB também falaram da importância em fortalecer o esporte de baseno Brasil, que integram crianças e jovens, sem acesso a nenhum outro tipo de ajuda senão a solidariedade, ao restante da comunidade esportiva. FRB está há vários anos aqui, representa melhoria para a juventude! – é o que pensa Maria Cristina da Silva, atleta do FRB. Já Maria Glayciana Nobre diz que o esporte pode resgatar muitas vidas.

Perguntado sobre a maior dificuldade que o projeto enfrenta Jair conta que a maior dificuldade é ter lanche nos treinos para as crianças. “Muitas vezes pagamos o café da manha para alunos que não tem o pão em casa. Para participarmos dos campeonatos precisamos pagar 100 reais pela taxa de arbitragem por jogo e geralmente são 07 a 08 jogos e não temos esse valor”.

MAIS SOBRE O MENTES DE FERRO:
Há dois anos foi criado no Rio de Janeiro o Mentes de Ferro, movimento que tem entre outras finalidades promover a doação de material esportivo a escolinhas e projetos de esporte de base. A primeira Campanha aconteceu durante uma prova de triatlo no Aterro do Flamengo, em outubro de 2012. De lá para cá, Mentes de Ferro tornou-se uma Associação De Base para o Esporte Sustentável, entidade do Conselho Municipal da Criança e Adolescente.
Desde que os voluntários entraram em campo, o grupo já beneficiou mais de 200 atletas com a arrecadação de cerca de 1.200 itens esportivos novos ou pouco usados, entre tênis, camisas, shorts, itens de Ciclismo, Natação, bolas, bonés e garrafas. Não há restrição de modalidade, nem de região, mas a preferência é atender às modalidades que possam ser praticadas tanto por homens como por mulheres, esportes como o Ciclismo e Atletismo que rendem muitas medalhas nos Jogos e que o projeto participante tenha sede no estado do Rio de Janeiro.
No início Mentes de Ferro não tinha sequer uma tenda. “Estendemos uma canga no chão e começamos a receber as doações", lembra a idealizadora do Movimento, a jornalista e triatleta amadora Gabriela Hermes. Aos poucos, ela conseguiu uma tenda emprestada do Instituto Aqualung, camisas e itens novinhos para os projetos apoiados junto à loja Decathlon, do Respeite um Carro a Menos recebe as plaquinhas em homenagem aos doadores, da Camisa Expressa a estamparia dos uniformes, as fotos levam os créditos de fotógrafos parceiros como Moskow, André Lima e Andrea Roquette e os vídeos são coproduzidos com produtoras locais, como a Fina Arte Filmes.  Entre os voluntários está a diretora de arte Valéria Muniz, criadora do Mascote do Movimento, o Bike-inho e da identidade musical do Mentes de Ferro.

Mentes de Ferro oferece ainda assessoria de imprensa gratuita, aos projetos apoiados divulgando-os e inspirando outras boas ideias para o esporte nacional crescer, sempre destacando quem tem boas práticas. Durante a realização das campanhas Mentes de Ferro também promove um esforço coletivo de limpeza urbana nos dias de arrecadação.

Mas existe um plano mais ambicioso, precisam agora de patrocínios para avançar na Metodologia Mentes de Ferro e reunir um grupo de crianças e jovens desses projetos apoiados pelas Campanhas e investir na Educação pelo Olimpismo e na formação integral deles, com o ensino de idiomas, noções de nutrição, de cidadania, meio ambiente e Cultura Olímpica, além de gestão financeira e de carreira. A ideia é, em um futuro próximo, formar também mecânicos de bicicletas por meio de parcerias e capacitá-los para repaginar as bikes doadas, destinando-as aos projetos de Ciclismo que estão surgindo pelo estado.
Àqueles doadores que não podem comparecer aos eventos podem enviar um e-mail para mentesdeferro@gmail.com e agendar a doação. Mentes de Ferro registra tudo em pequenos documentários reunidos no programa de web TV chamado “Passe de Sonho – documentários para uma vida + ativa” exibido no Canal Mentes de Ferro, do YouTube, com a cobertura completa das campanhas. Acesse: http://www.youtube.com/user/mentesdeferrofilms/videos

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO 2015

MODALIDADES E PROJETOS PARTICIPANTES

FUTEBOL/Projeto Futuro Rio Bancários;
CICLSMO/Projeto Social da Assessoria Tribus Adventure e Programa Ciclismo 
LUTA/ Projetos: Energia Olímpica (Tabajaras e Jacarezinho) e Espíndola Team (Complexo do Alemão) 

Campanha MENTES DE FERRO BIKE FRIENDLY (MFBF-BRA/2014):
O quê? Arrecadação de itens para reforma das bicicletas doadas ao Projeto Social Tribus e planejamento e execução do curso "Formação de Novos Mecâncicos de Bike"- visa ao atendimento da demanda da prórpia Campanha MFBF/BRA e da cidade "Capital da Bicicleta"
Quando? Arrecadação dos ítens, formação de novos mecânicos e conserto das bicicletas para o Projeto Social Tribus - até outubro de 2015.
Como participar? Basta agendar as doações e fechar parcerias pelo e-mail gabriela@mentesdeferro.com; mentesdeferro@gmail.com , ou pelo Whatsapp 99923-0164
Projeto participante - Tribus / Lagoa. 

CONTATOS:
IMPRENSA: GABRIELA HERMES: (21) 9923.0164 - gabriela@mentesdeferro.com / CHRISTINE KELLER (21) 97507.1877 christinekeller@gmail.com
SAUDAÇÕES ESPORTIVAS + VERDES!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?