CONFERÊNCIA CLEAN UP THE WORLD 2013

INSTITUTO AQUALUNG, LIMPEZA NA PRAIA, MENTES DE FERRO E PARCEIROS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL SE REÚNEM NO SHERATON BARRA PARA PREPARAR O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 2013.



Paulo Colombo (MsF), Marcio Mundim, Christine Keller (MsF), Gabi Hermes (MsF) Anna Turano (Limpeza na Praia) e Hildon Carrapito (Limpeza na Praia). Foto:  Divulgação


A cidade olímpica 2016, uma das mais belas do mundo, infelizmente, é uma das mais degradadas. E o pior, não apenas o Rio de Janeiro, mas municípios como São Pedro da Aldeia, Niterói, Itaipu, a bucólica Paquetá e por ai vai... E isso se replica em todo o Brasil e em outras partes do mundo, em maior ou menor intensidade. É por isso, que algumas pessoas conscientes criaram o Movimento Clean Up The Word. O próximo acontece no dia 21 de setembro em várias partes do mundo, mas nesta quarta-feira, 21 de agosto, o Sheraton Hotel da Barra da Tijuca sediou uma Conferência preparatória para o Clean Up The Word 2013, organizada pelo Instituto Aqualung e um dos seus projetos de sucesso, o Limpeza na Praia, capitaneado por Hildon Carrapito e Anna Turano. Gabi Hermes, fundadora do Mentes de Ferro, Paulo Colombo e Christine Keller, do Mentes de Ferro, marcaram presença no evento, levando a contribuição do Movimento, que é engajado em diversas iniciativas e tem feito inúmeras ações em prol do Meio Ambiente, justamente em parceria com o Limpeza na Praia e com o Instituto Aqualung, entre outros parceiros fundamentais. O Gestor Ambiental Marcio Mundim, parceiro do Mentes de Ferro, também participou e contribuiu com o encontro com sua experiência.

             
           Hildon Carrapito (Limpeza na Praia). Foto: Christine Keller

A Conferência trouxe resultados do Clean Up The World 2012, realizado em várias cidades do Brasil e mostrou o que ainda precisa ser feito para não apenas recuperar, ou tentar, o que já foi degradado, mas também conscientizar as pessoas de não sujarem, não destruírem e implementarem em seu dia a dia, ações de preservação e cuidado com o meio ambiente. Cada um é responsável. Alguns não sabem, outros têm a informação, mas ainda não se conscientizaram da importância de suas ações.



                   Um dos painéis apresentados. Foto: Christine Keller

Dois temas foram os mais focados. A questão da água, especialmente porque 2013 é o "Ano Internacional da Cooperação pela Água" e do lixo. Aliás, os dois assuntos estão muito relacionados. Isso porque o mar, os rios, lagos, lagoas, nascentes, afluentes e demais locais sofrem com o despejo de esgoto e dejetos bem como recebem lixo de todos os tipos, seja de empresas ou dos ditos cidadãos. Desta forma, muitos lugares estão quase totalmente degradados, e muitas espécies em extinção. Sem falar no desequilíbrio que isso causa, seja na cadeia alimentar, que repercute nos biomas como um todo, seja no descongelamento das calotas polares, na destruição da camada de ozônio, na maior emissão de CO2, na desregulação do clima, o que, entre muitos outros problemas, atingem diretamente, além dos animais e biomas, o próprio ser humano e seus tão necessários sistemas econômicos. Sim, como em tudo no Universo, a cada ação corresponde no mínimo uma reação e é fato, quase sempre, num efeito bumerangue todo mundo é atingido.


 
                     Marina Mello, do Maranhão. Foto: Christine Keller

 Reciclagem, Reaproveitamento, Consumo Consciente, Descarte Consciente, vários temas correlacionados e que também tiveram espaço na discussão. O evento, além do Mentes de Ferro, contou com representantes da prefeitura e do COMAR de Resende; representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Saneamento da Prefeitura de Armação dos Búzios;  Secretária Ambiente de de Meio Cabo Frio, representantes do Município de São Pedro da Aldeia, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro / SMAC, Guarda Municipal e a Comlurb, além da Sra. Marina Melo, representante da cidade de São Luís do Maranhão.


              
                Marcio Mundim, parceiro do MsF. Foto: Christine Keller

Além disso, a organização contou com a ajuda imprescindível do Departamento de Comunicação do Sheraton Hotel Barra e da coordenadora do Departamento, a sra. Rosângela Lopes. Aliás, o Sheraton Barra dá um importante exemplo executando diversas ações em prol do Meio Ambiente. Em breve, estaremos falando de um evento que o Hotel vai realizar na semana que vem. Aguardem!

                                    
                                     A mesa... Foto: Christine Keller


Para saber mais sobre o MENTES DE FERRO - O MOVIMENTO...
 

Conecte-se com o INSTITUTO AQUALUNG  

Saiba mais sobre o parceiro MARCIO MUNDIM
 
Fique ligado no CLEAN UP THE WORLD  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?