PROTAGONISMO JOVEM


Cidades Sustentáveis com protagonismo jovem 
Wanderson Lucas é um jovem de 13 anos, morador de Cosmos um dos cinco bairros da região administrativa de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Cursa o oitavo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jardim Guararapes.
Wanderson foi um dos 60 jovens convidados a participar do 15º Etransport, Fórum sobre Mobilidade Urbana organizado pela Fetransport(Federação das empresas de transportes de passageiros do estado do Rio de Janeiro). Eles vieram da região metropolitana do Rio para dialogar com outros jovens e profissionais do setor e aprender novos conceitos e tecnologias, permitindo um novo olhar sobre o presente e o futuro do transporte.
 
Eles ocuparam a sala 9 do Pavilhão 5 do Riocentro – Rio de Janeiro. A FETRANSPOR Social, que cuida das ações de responsabilidade social e sustentabilidade da entidade, contou com a experiência em metodologias participativas da PARES, que desenvolveu o projeto “Diálogo Jovem sobre Mobilidade”, de engajamento e conexão com partes interessadas do Sistema FETRANSPOR, tendo os jovens como protagonistas. O espaço chamou-se “Diálogo Jovem sobre Mobilidade” e hoje encerra a jornada de três dias de muito entendimento, vivências reais nos temas sustentabilidade, mobilidade e cidades sustentáveis.
Wanderson foi protagonistas de vários momentos divertidos durante o “Diálogo”. Bem articulado, ele disse que “aperfeiçoou o que já sabia sobre sustentabilidade”, mas descobriu mesmo a diferença entre mobilidade e acessibilidade:
- Acessibilidade é o modo de deslocamento mais fácil e com orientações corretas para onde devemos ir e mobilidade esbarra nos desafios das vias e dos excessos do trânsito – reproduz ele.
Mas Wanderson não perde tempo e já propõe uma solução para este problema de mobilidade urbana dos grandes centros. “Para mim, acho o Governo deveria dividir as cidades em pólos industriais e fazer parcerias de cooperação com os empresários”.
“Eu represento a minha escola na 9ª CRE – Conselho Regional Escolar – quando eu chego na escola depois de um evento assimeu vou direto na secretaria solicitar uma reunião na CRE. Eu sou um multiplicador, em casa, nas ruas e na escola” - completa
No Diálogo Jovem foram realizadas iniciativas diversas: oficinas, palestras e atividades artísticas, além de um desafio. Alguns dos jovens terão de dirigir, filmar e editar um vídeo participativo que demonstre seu olhar sobre a informação e as questões vivenciadas nos três dias de evento, no Riocentro. A inteligência coletiva que emergir dos diálogos será também registrada em papel, com o auxílio de facilitadores gráficos. O vídeo participativo terá a supervisão da ONG Proplaneta. 
 As metodologias participativas aplicadas no espaço foram Diálogos em Aquário, Open Space e World Café. A tônica é a inexistência de hierarquia e a valorização do livre pensar e do compartilhamento de conhecimentos, buscando a emersão de ideias inovadoras e transformadoras. No painel da tarde desta sexta-feira, estarão no mesmo círculo com os jovens, para diálogo aberto, diferentes partes do sistema de transporte, representando um momento de grande riqueza para o Sistema.
O material audiovisual será apresentado na cerimônia de encerramento do 15º Etransport  e posteriormente disponibilizado na internet.

Reportagem: Gabriela Hermes – (21) 9923-0164 – gabihermes@gmail.com
15º Etransport: 3, 4 e 5 de outubro de 2012, Riocentro, Rio de Janeiro – RJ

Comentários

Anônimo disse…
eu amei esse projeto,gostei da
minha foto.
meu face:wanderson lucas


ps:o nome da minha escola é jardim guararapes
mentes de ferro disse…
Corrigido! fico feliz que tenha curtido! tem umas informações bacanas por aqui. Este espaço aqui é seu!! bj

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?