Sustentável 2011_27/09


Desafios do futuro da economia verde no Brasil e mundial

País é apontado como liderança do novo cenário global da Sustentabilidade
O 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável reúne mais de 50 especialistas mundiais, empresas, Ongs e sociedade civil em palestras e oficinas sobre o assunto. Organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o evento apresenta iniciativas diferenciadas com objetivo de discutir os principais rumos da economia verde nos próximos 40 anos.
O Chairman do CEBDS e CEO Philips Brasil Marcos Bicudo, destacou projetos no setor como o "Rio Cidade Sustentável", iniciativa do governo estadual e municipal que visa usar a sustentabilidade em projetos e obras da cidade. "Esse será um dos cases para o Rio +20". O Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, citou durante a abertura que uma das soluções mais práticas para diminuir o uso da energia comum é utilizar cada vez mais os meios de transportes públicos. "Acredito que dessa forma é possível reduzir a utilização de energia fóssil.".
O Secretário Assistente e Diretor Executivo da ONU para Rio +20, Brice Lalonde, enfatizou que o Brasil tem o papel de liderança no cenário global da Sustentabilidade. "O País deve aproveitar o fantástico momento que está vivendo e dar nova direção para as questões sustentáveis", disse. O Subdiretor geral no Ministério do Meio Ambiente da Holanda, Hugo Von Meijenfeldt acredita que a importância desse evento é ouvir, como membro do governo, o que as pessoas têm a dizer sobre sustentabilidade. O Ministro ainda falou como as empresas devem continuar pensando no lucro, mas de uma forma diferente, inclusive utilizando elementos da sustentabilidade. "É mais fácil reutilizar materiais do que procurar novos", alertou.
O diálogo com os participantes do evento também é considerado pelo Diretor do WBSCD, Peter Paul Van Wijs, como uma oportunidade de repensar as questões sustentáveis. O aumento da população é para ele um tema também a ser discutido, uma vez que em pouco tempo, a população mundial vai aumentar em 1/3, o que faz com que se pense mais sobre fatores como educação, saúde e consumo de bens. "O grande desafio será conciliar o crescimento da população com a degradação do meio ambiente".
A Secretaria da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, destacou o processo brasileiro de engajamento na Rio +20. Para ela, existem três desafios a serem enfrentados no evento: honrar o legado da Rio 92, superar o pessimismo sobre o contexto internacional e mobilizar o Brasil em torno do tema. Sobre a esfera internacional, Crespo acredita as barreiras a serem superadas são a segurança climática, energética, alimentar, hídrica e paz. Durante a cerimônia, a Secretária falou sobre o grande otimismo sobre a vinda da conferência ao Brasil. "Temos boas experiências em projetos sustentáveis, agora é a nossa vez de ganhar escala". Além de falar sobre o desejo do Brasil em mostrar sua agenda, Samyra enfatiza a importância de acolher as ideias de outros países. "Agora é a hora e a vez do nosso desenvolvimento, e que ele seja sustentável", comentou.
Rio de Janeiro no foco sustentável
Também presente na abertura do evento, o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, destacou a importância da cidade em receber esse tipo de evento e os projetos para os próximos anos para adaptar a cidade em um local mais sustentável. "Estamos em parceria com o Governo e com o CEBDS para o engajamento de ideias sustentáveis como coleta seletiva na cidade. Queremos mostrar que podemos produzir novos conceitos, através de incentivos de todos". Carlos Alberto afirmou ainda que para os próximos grandes eventos, Copa e Jogos Olímpicos Rio 2016, já espera contar com novos elementos sustentáveis na cidade.
Fotos do evento disponíveis em www.sustentavel.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?