5ª EDIÇÃO DA CAMPANHA MENTES DE FERRO BIKE FRIENDLY BRASIL

MENTES DE FERRO ATENDE AO CHAMADO DE CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PARA RETIRAR BIKES ESQUECIDAS NO BICICLETÁRIO 

A Campanha recolhe bicicletas da garagem de um prédio localizado no bairro de Botafogo, na Zona Sul da região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Mentes de Ferro Bike Friendly tem como objetivo reciclar as magrelas   para o esporte. São equipamentos esportivos que ganham nova vida quando chegam nas escolinhas de esporte de base apoiadas pela Mentes de Ferro,  desde 2012. 

Na tarde da terça-feira, 21 de dezembro de 2021, o Mentes de Ferro se uniu aos voluntários para mais uma edição da Campanha Bike Friendly, que começou no bairro de Ipanema arrecadando as doações de itens de treino, como tênis, bola, roupas de treino, etc. 

Depois, Mentes de Ferro foi buscar 4 bicicletas que foram doadas por um condomínio residencial, em Botafogo. Na oportunidade, o Mentes de Ferro destinou todo o material doado pela comunidade esportiva carioca durante a pandemia para o Projeto Ação Querer Bem de Triathlon, com sede no bairro Pechincha, próximo à Cidade de Deus, na Zona Norte da Cidade. 

O treino da garotada é dirigido pela assessoria esportiva MR Fitness que tem entre suas inúmeras ações de formação cidadã, a preparação de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos para competições reunindo as modalidades de Natação, Corrida e Ciclismo. 

Neste dia, a galerinha treinou forte se revezando nas modalidades e ainda teve uma importante oficina com o atleta parceiro do Mentes de Ferro, Gustavo Caldeira, que passou a sua experiência de triatleta e ensinou aos pequenos e pequenas um pouco do que sabe em uma oficina com dicas importantes como calibragem e troca de pneus, uso e ajuste com segurança do capacete, checagem das bikes (especialmente altura do banco, lubrificação das correias e conferência dos freios antes de sair com as bicicletas).

Além das aulas, Gustavo e os profissionais de Educação Física, Marcele Salaverry e o marido Reinaldo fizeram uma revisão nas bikes deixando-as prontas para a utilização da criançada com toda segurança. Atualmente 20 crianças e adolescentes, alunos da Ação Querer Bem, fazem aulas na sede de um clube parceiro duas vezes na semana no contraturno da escola.  

Em breve, a Mentes de Ferro trará para o Rio de Janeiro e Niterói a franquia da "Escolinha de Triathlon" para mais 40 crianças, em cada núcleo. 

MAIS SOBRE O PROJETO " ESCOLINHA DE TRIATHLON"

Pioneiro no Brasil neste formato, o projeto hoje é reconhecido pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, que chancelou a Escolinha de Triathlon Formando Campeões como modelo de FOMENTO, dando o selo oficial FOMENTO TRIATHLON BRASIL para o projeto.

PROJETO APROVADO PARA CAPTAÇÃO PELA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

A Lei de Incentivo ao Esporte, sancionada em dezembro de 2006, permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos sejam descontados do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas. De acordo com o Decreto de Regulamentação, pessoas físicas e jurídicas podem investir até 1% do Imposto de Renda devido para pessoa jurídica (a empresa deve ser tributada com base no lucro real) e 6% do seu Imposto de Renda devido para pessoa física. (LEI Nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006. DECRETO Nº 6.180, de 03 de agosto de 2007. Portaria ME nº 120, de 03 de julho de 2009)

E você também pode participar! É só entrar em contato com o Mentes de Ferro. Se inscreva no nosso canal no Youtube Mentes de Ferro TV ou acessa mentesdeferro.com, ou ainda envie um email para gabriela@mentesdeferro.com e troque uma ideia com nosso time para saber como você pode ajudar.

Apoie o Mentes de Ferro. Entre em contato para saber mais. Celular ou WhatsApp com Gabriela Hermes: (21) 99286-4794.

MAIS SOBRE O MENTES DE FERRO:

O Movimento Mentes de Ferro idealizado em outubro de 2010, motivado pela falta de segurança experimentada por atletas que buscam as áreas verdes, as orlas das praias e lagoas e as montanhas do Rio de Janeiro para prática de esporte e lazer. 

Apesar de ser uma Cidade Olímpica, sede dos Jogos de Verão em 2016, ainda não se vive no Rio de Janeiro os benefícios do Movimento Olímpico, tampouco há educação e cidadania para reconhecer e respeitar esportistas que treinam na cidade Ao buscarem qualidade de vida e contato com a natureza para praticar esporte e lazer, muitos tornam-se vítimas de assaltos, estupros, atropelamentos e assédio. Buzinar para uma ciclista não é elogio é dar um susto que pode resultar em um acidente! 

Mentes de Ferro começou então a colocar em prática o planejamento estratégico e o plano de comunicação pensado desde o início, sem ao menos ter uma logo (o público escolheu a logo MF, relembre). Não queria ser mais uma escolinha de esporte, mas sim reconhecer, apoiar e maximizar o esforço coletivo de quem há muito tempo, já trabalha para alargar a base da pirâmide do esporte nacional.

Desde 2012, apóia escolinhas de base no estado, sabe como? É simples e todos podem fazer: o grupo mobiliza as redes sociais em campanhas que dão novo uso aos itens esportivos que temos em casa e não usamos mais! De tão bacana e replicável, a ideia tem incentivado outros grupos a treinarem para além da performance.

A PRIMEIRA CAMPANHA

Pensou-se em iniciativas que gerassem maior impacto, tivessem formato em rede e que permitissem ganhar escala rápido.  O público participante sempre foi formado por crianças e jovens (6 a 18 anos) dos projetos e escolinhas de esporte de base já existentes no estado do Rio e o objetivo, desenvolver não só bons atletas, mas seres humanos melhores.

Começar pelas Campanhas parecia o caminho mais certo, viável e sustentável. Mentes de Ferro sempre trabalhou com equipe e custos reduzidos, focando maior participação, integração e protagonismo social daqueles que curtem, ou praticam esporte pela cidade, a comunidade esportiva.

A Campanha MENTES DE FERRO Passe De Sonho de arrecadação de roupas, acessórios e equipamentos esportivos, novos, ou com pouco uso, que deu início às atividades do Mentes de Ferro, nem sempre se chamou “PASSE DE SONHO – treinos e provas com causa”.

No início, era um flash mob (mobilização pelas redes sociais), que fora denominado à época de Good Fit – (aí sim) treinos e provas com causa, mudou de nome, mas é a mesma que acontece desde outubro de 2012, em uma idealização e realização próprias.

Já a Campanha MENTES DE FERRO Bike Friendly – BRA - cuja a coleta de bicicletas acontece junto aos prédios com bicicletários localizados nos bairros da Zona Sul e Barra da Tijuca - foi uma cocriação entre a Associação e o multiatleta e empresário Bernardo Tillmann.

Todas as Campanhas são registradas em foto e vídeo.  Os micro vídeos são exibidos no canal Mentes de Ferro, no You Tube e compartilhados para as redes sociais e imprensa. Uma forma de dar transparência ao trabalho da organização, visibilidade aos projetos e personagens (atletas do futuro, doadores e os fundadores dos projetos apoiados) e uma contrapartida aos futuros patrocinadores, já que são produtos audiovisuais com potencial de se tornarem programas e quadros televisivos.

ARTICULAÇÕES E REUNIÕES DE CO-CRIAÇÃO ABERTAS AJUDAM A CONSTRUIR MENTES DE FERRO

A ideia deste Movimento fora apresentada pela primeira vez em meados de 2011, durante um encontro de facilitação na sede do Instituto da Criança, em Botafogo – Rio de Janeiro – no qual participaram a empresa Pares e empreendedores sociais. 

Como o feedback fora positivo, Mentes de Ferro passou então a ser aprimorado com debates de co-criação aberta, por meio de benchmarking e de negócios sociais. 

Esta forma de gestão participativa confirmou o que antes era apenas intuição: Mentes de Ferro é forte e resiliente como o ferro, viável, desperta o interesse coletivo, é original, flexível e adaptável. 

A educação por meio do esporte, o espaço para campanhas de sensibilização e de reconhecimento ao trabalho de base realizado pelos projetos esportivos, o potencial para a solidariedade e a força mobilizadora da comunidade esportiva eram elos perdidos, que a cada ano se articulam mais e ajudam a construir uma tecnologia social que dialoga com diversas áreas, Comunicação, Educação pelo Olimpismo, esporte, saúde, cultura e sustentabilidade.

Informações para a Imprensa: 

Gabriela Hermes: Cel // WhatsApp: (21) 99 9286-4794 gabriela@mentesdeferro.com

Christine Keller: Cel // WhatsApp: (21) 96558-1849 christinekeller3@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?