MENTES DE FERRO E COMUNIDADE ESPORTIVA NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DA TERRA

Arrecadação de itens esportivos e limpeza de praias acontecem neste sábado, na praia de Copacabana
 
foto: André Lima
No dia 16 de setembro, cerca de 300 pessoas são esperadas no Rio de Janeiro para as atividades do Dia de Limpeza da Terra que acontecem este sábado entre 10h e 12h na Praia de Copacabana, em frente à Rua Santa Clara. O evento multisocial envolve a comunidade esportiva carioca, diversas entidades e empresas engajadas na promoção do desenvolvimento sustentável, tais como: BR Marinas,  Instituto Mar Adentro, com o apoio do Programa Marinho do WWF-Brasil, do Movimento Lixo Zero, projeto Verde Mar, portal Muda Tudo e o Projeto Tatuí do Instituto Aqualung.
A Campanha Passe de Sonho de arrecadação de itens esportivos, criada pelo movimento Mentes de Ferro em 2012, vai estar lá para fazer a ponte entre quem pratica, ou apenas curte os esportes, e os projetos e escolinhas de base. Mentes de Ferro apoia escolas de esporte com o material esportivo que temos em casa e não usamos mais. Aproveite a manhã deste sábado para doar: tênis, roupas de treino em geral, equipamentos de ciclismo, colchonetes, coletes salva-vidas, apitos e até bicicletas.
Mentes de Ferro incentiva o repensar o consumo, o reuso e reciclagem de materiais esportivos , além de conscientizar a crescente comunidade esportiva sobre o potencial mobilizador para manter as florestas e os oceanos limpos e incentivar o esporte de base. Por isso é que o Mentes de Ferro também realiza um esforço de limpeza urbana, no local onde rolam as Campanhas Passe de Sonho.
Já participaram das Campanhas Mentes de Ferro (MF) -PASSE DE SONHO e MF Bike Friendly BRA - 9 projetos esportivos, desde 2012. Somadas, são mais de 900 crianças entre 6 e 18 anos de idade assistidas pelos projetos e escolinhas de esporte de base e apoiados pelo Mentes de Ferro e que já receberam mais de 2.000 itens e equipamentos esportivos.
Nesta sexta (15), Mentes de Ferro levará alguns atletas do projeto apoiado “Tribus” assistir ao musical “Um Passeio Mar adentro”.
Projetos apoiados até 2016
1.  SOLAR MENINOS DE LUZ – Judô – Pavão/Pavãozinho
300 crianças (6 a 14 anos)
2.  CICLISMO - MTB Brabinhos – Maricá (Niterói)
20 crianças (6 a 12 anos)
3.  VÔLEI DE PRAIA – Set Point – Urca
50 crianças (9 a 17 anos)
4.  JARDIM DO AMANHÃ – Futebol – Gui Oliveira – Morro do Salgueiro, Tijuca
20 crianças (6 a 14 anos)
5.  RIO FUTURO BANCÁRIOS – Futebol – Jair Oliveira – Bancários, Ilha do Governador
450 crianças (6 a 18 anos)
6.  TRIATHLON – Escola do Mar – Anilzo Santos – Rio das Ostras
20 crianças (15 a 19 anos)
7.  CORRIDA – Tribus – Bernardo Tillmann – Búzios
40 crianças (6 a 16 anos)
8.  Canoagem, Corrida e Ciclismo – Projeto Social Tribus Lagoa Rodrigo de Freitas
20 crianças (entre 8 e 14 anos)
9.  Projeto Monike Azevedo – Iguaba (Região dos Lagos)
20 crianças (14 e 18)

Mais sobre plástico x oceanos
 
"As pessoas ainda usam os mares e praias como lixo, sem perceber que os oceanos são uma das principais fontes de vida do planeta", comenta Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil. Um estudo norte americano estimou que, só em 2010, mais de 8 milhões de toneladas de plástico foram jogadas nos oceanos pelo mundo. Até 2050, o Fórum Mundial Econômico prevê que haverá mais plástico que peixes nos oceanos.

SERVIÇO:
Campanha Passe De Sonho No Dia Mundial De Limpeza Da Terra
Sábado – dia 16 de setembro
Local: Praia de Copacabana, em frente à Rua Santa Clara
Horário: 10h às 12h

Como participar: doe itens de esporte novos, ou com pouco uso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?