Mentes de Ferro celebra sétima edição da Campanha Passe de Sonho

Evento multisocial coordenado pelo Instituto Aqualung marca a data e
 propõe limpeza das praias de Ipanema e Leblon, dia 26


 As Campanhas de arrecadação de itens esportivos, brinquedos e alimentos do movimento Mentes de Ferro – esporte e sustentabilidade - acontecem desde 2012. O grupo celebra a sétima edição no dia 26 de Novembro, Dia de Limpeza de Ipanema e Leblon. Trata-se de um evento multisocial coordenado pelo Instituto Ecológico Aqualung (IEA), que conta com as parcerias do Mentes de Ferro, da Multi Hugs, da Muda Tudo, da Grande Rio Ambiental e da BR Marinas. O evento contará também com voluntários da escola OLM - Our lady of Mercy School e da Escola Alemã Corcovado, além de escolas públicas municipais e do Solar Meninos de Luz. Os voluntários, instituições e empresas que quiserem participar do evento devem levar 1 Kg de alimento não perecível.
Mentes de Ferro vai receber além de alimentos, itens esportivos que temos em casa e não usamos mais, como: quimonos, mochilas e sacolinhas de treino, tênis infantil e feminino, roupas de treino em geral, tatames ou dojô, faixas de luta, e brinquedos. As doações beneficiam projetos sociais e ambientais e de categorias de esporte de base, localizados em comunidades do estado do Rio de Janeiro. Além de limpar as praias e sensibilizar a população sobre os riscos causados ao nosso meio ambiente em função do descarte inadequado dos nossos resíduos, o evento estará ajudando a Casa Ronald que cuida de crianças com câncer. Com equipamentos esportivos,  Mentes de Ferro vai apoiar a escolinha de Judô do Solar Meninos de Luz, instituição que há 32 anos leva educação continuada, preventiva, holística, em horário integral, para moradores das comunidades Pavão/Pavãozinho (RJ).
Mentes de Ferro faz todo o ano um mapeamento dos projetos sociais que vai apoiar com as Campanhas Passe de Sonho e MF Bike Friendly BRA. As campanhas estimulam a solidariedade, a integração social e a economia circular, otimizando a utilização de roupas, acessórios e equipamentos esportivos. “Fazemos a integração social entre quem pratica, ou apenas curte e acompanha o esporte, e quem está desenvolvendo a nobre e corajosa atividade de projetos de esporte e cidadania para comunidades pobres” – explica Gabriela Hermes, empreendedora social, fundadora do movimento.
O grupo está de olho no meio ambiente, por isso estreitou ainda mais a parceria com o Instituto Aqualung, uma das primeiras ONGs ambientais do Brasil, fundada há 22 anos. “As Campanhas do Mentes de Ferro têm tudo a ver com o Instituto” diz Warlei Faria, coordenador do Dia de Limpeza de Ipanema e Leblon , “elas evitam o descarte de equipamentos esportivos em locais inapropriados”, continua Warlei.
Durante as Campanhas, Mentes de Ferro arrecada o que temos em casa e não usamos mais, ou seja, objetos novos, ou, semi novos, tais como: squeezes, tênis, bermudas, camisas, shorts, top para as meninas, apitos, cones e colchonetes, viseiras, meias e agasalhos, mochilas, bolas, roupas, acessórios e equipamentos de Ciclismo e até bicicletas. Mas também arrecadam: livros, revistas, brinquedos e até alimentos, já que o trabalho do Mentes de Ferro está fundamentado na Convenção da ONU para as Crianças (1989). O documento aponta os direitos das crianças a serem garantidos, e os primeiros a serem citados no importante documento são: Saúde e Nutrição, o que justifica nossa doação de alimentos às crianças pobres.
O trabalho do Mentes de Ferro acontece em rede. “Somos um projeto, não somos mais uma escolinha de esporte” – lembra Gabriela. Apoiando outros projetos sociais, esportivos, culturais e ambientais Mentes de Ferro ganha escala e amplia o impacto social, defende o grupo.
A partir de agora as Campanhas ganham uma nova e grandiosa roupagem. O evento tornou-se multisocial, com mais parceiros, sensibilização e informação. O grupo quer ajudar a resolver problemas ambientais, como a crescente sopa de plástico nos oceanos, e sociais como a qualidade de vida das crianças, ajudando a combater a fome, a violência, melhorando a qualidade da educação, por meio da Metodologia de Esporte Educacional e a saúde, por meio de informações básicas sobre higiene, nutrição, cuidados com o meio ambiente e apoiando o trabalho das escolinhas de esporte já existentes.
Para divulgar o trabalho dos projetos sociais que apoia, Mentes de Ferro oferece uma assessoria de imprensa gratuita para eles projetos. A divulgação é a alma do negócio social também, alerta Gabriela. “É um item fundamental para os projetos sociais e para nós também, diz ela.
Mentes de Ferro está nas redes sociais, mantém um canal no You Tube e o site mentesdeferro.com tem uma agenda para divulgar as datas e locais dos eventos e Campanhas, e as pessoas podem se informar como doar. Mentes de Ferro também se mantém com doações e negócios sociais como a venda de plaquinhas exclusivas do movimento para pendurar na bike, camisas e ecotubinhos e o lincenciamento da marca Bike-inho o anjinho da guarda que é o mascote e das músicas. “O boca a boca, pode nos ajudar a conquistar recursos para nossos projetos especiais como o “Run for Life You Love” que lançaremos em breve no formato da boa e velha vaquinha”, finaliza Gabriela.


SERVIÇO
Projetos beneficiados
Casa Ronald
Solar Meninos de Luz – comunidade do Pavão/Pavãozinho (RJ)
Modalidade:
Judô
Data e local da Campanha
26/novembro – sábado
9h às 13h
Posto 10 - Praia de Ipanema
Em frente à Rua Aníbal de Mendonça
INSCREVA-SE E LEVE SUA ESCOLA

PARCEIROS:
Mentes de Ferro
Instituto Aqualung
Multi Hugs
Muda Tudo
Grande Rio Ambiental
BR Marinas
Escola Alemã
Escola Corcovado
Our Lady Of Mercy School
O QUE LEVAR
1 kg de alimento não perecível cada voluntário, dojô ou tatame, faixas de luta, quimonos, mochilas e sacolinhas de treino, tênis infantil e feminino, 1kg de alimento não perecível, roupas de treino em geral.
COMO AJUDAR MAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema da economia de materiais

RESILIENCIA

MENTES DE FERRO COMEÇA SUA HISTÓRIA