Mentes de Ferro celebra sétima edição da Campanha Passe de Sonho

Evento multisocial coordenado pelo Instituto Aqualung marca a data e
 propõe limpeza das praias de Ipanema e Leblon, dia 26


 As Campanhas de arrecadação de itens esportivos, brinquedos e alimentos do movimento Mentes de Ferro – esporte e sustentabilidade - acontecem desde 2012. O grupo celebra a sétima edição no dia 26 de Novembro, Dia de Limpeza de Ipanema e Leblon. Trata-se de um evento multisocial coordenado pelo Instituto Ecológico Aqualung (IEA), que conta com as parcerias do Mentes de Ferro, da Multi Hugs, da Muda Tudo, da Grande Rio Ambiental e da BR Marinas. O evento contará também com voluntários da escola OLM - Our lady of Mercy School e da Escola Alemã Corcovado, além de escolas públicas municipais e do Solar Meninos de Luz. Os voluntários, instituições e empresas que quiserem participar do evento devem levar 1 Kg de alimento não perecível.
Mentes de Ferro vai receber além de alimentos, itens esportivos que temos em casa e não usamos mais, como: quimonos, mochilas e sacolinhas de treino, tênis infantil e feminino, roupas de treino em geral, tatames ou dojô, faixas de luta, e brinquedos. As doações beneficiam projetos sociais e ambientais e de categorias de esporte de base, localizados em comunidades do estado do Rio de Janeiro. Além de limpar as praias e sensibilizar a população sobre os riscos causados ao nosso meio ambiente em função do descarte inadequado dos nossos resíduos, o evento estará ajudando a Casa Ronald que cuida de crianças com câncer. Com equipamentos esportivos,  Mentes de Ferro vai apoiar a escolinha de Judô do Solar Meninos de Luz, instituição que há 32 anos leva educação continuada, preventiva, holística, em horário integral, para moradores das comunidades Pavão/Pavãozinho (RJ).
Mentes de Ferro faz todo o ano um mapeamento dos projetos sociais que vai apoiar com as Campanhas Passe de Sonho e MF Bike Friendly BRA. As campanhas estimulam a solidariedade, a integração social e a economia circular, otimizando a utilização de roupas, acessórios e equipamentos esportivos. “Fazemos a integração social entre quem pratica, ou apenas curte e acompanha o esporte, e quem está desenvolvendo a nobre e corajosa atividade de projetos de esporte e cidadania para comunidades pobres” – explica Gabriela Hermes, empreendedora social, fundadora do movimento.
O grupo está de olho no meio ambiente, por isso estreitou ainda mais a parceria com o Instituto Aqualung, uma das primeiras ONGs ambientais do Brasil, fundada há 22 anos. “As Campanhas do Mentes de Ferro têm tudo a ver com o Instituto” diz Warlei Faria, coordenador do Dia de Limpeza de Ipanema e Leblon , “elas evitam o descarte de equipamentos esportivos em locais inapropriados”, continua Warlei.
Durante as Campanhas, Mentes de Ferro arrecada o que temos em casa e não usamos mais, ou seja, objetos novos, ou, semi novos, tais como: squeezes, tênis, bermudas, camisas, shorts, top para as meninas, apitos, cones e colchonetes, viseiras, meias e agasalhos, mochilas, bolas, roupas, acessórios e equipamentos de Ciclismo e até bicicletas. Mas também arrecadam: livros, revistas, brinquedos e até alimentos, já que o trabalho do Mentes de Ferro está fundamentado na Convenção da ONU para as Crianças (1989). O documento aponta os direitos das crianças a serem garantidos, e os primeiros a serem citados no importante documento são: Saúde e Nutrição, o que justifica nossa doação de alimentos às crianças pobres.
O trabalho do Mentes de Ferro acontece em rede. “Somos um projeto, não somos mais uma escolinha de esporte” – lembra Gabriela. Apoiando outros projetos sociais, esportivos, culturais e ambientais Mentes de Ferro ganha escala e amplia o impacto social, defende o grupo.
A partir de agora as Campanhas ganham uma nova e grandiosa roupagem. O evento tornou-se multisocial, com mais parceiros, sensibilização e informação. O grupo quer ajudar a resolver problemas ambientais, como a crescente sopa de plástico nos oceanos, e sociais como a qualidade de vida das crianças, ajudando a combater a fome, a violência, melhorando a qualidade da educação, por meio da Metodologia de Esporte Educacional e a saúde, por meio de informações básicas sobre higiene, nutrição, cuidados com o meio ambiente e apoiando o trabalho das escolinhas de esporte já existentes.
Para divulgar o trabalho dos projetos sociais que apoia, Mentes de Ferro oferece uma assessoria de imprensa gratuita para eles projetos. A divulgação é a alma do negócio social também, alerta Gabriela. “É um item fundamental para os projetos sociais e para nós também, diz ela.
Mentes de Ferro está nas redes sociais, mantém um canal no You Tube e o site mentesdeferro.com tem uma agenda para divulgar as datas e locais dos eventos e Campanhas, e as pessoas podem se informar como doar. Mentes de Ferro também se mantém com doações e negócios sociais como a venda de plaquinhas exclusivas do movimento para pendurar na bike, camisas e ecotubinhos e o lincenciamento da marca Bike-inho o anjinho da guarda que é o mascote e das músicas. “O boca a boca, pode nos ajudar a conquistar recursos para nossos projetos especiais como o “Run for Life You Love” que lançaremos em breve no formato da boa e velha vaquinha”, finaliza Gabriela.


SERVIÇO
Projetos beneficiados
Casa Ronald
Solar Meninos de Luz – comunidade do Pavão/Pavãozinho (RJ)
Modalidade:
Judô
Data e local da Campanha
26/novembro – sábado
9h às 13h
Posto 10 - Praia de Ipanema
Em frente à Rua Aníbal de Mendonça
INSCREVA-SE E LEVE SUA ESCOLA

PARCEIROS:
Mentes de Ferro
Instituto Aqualung
Multi Hugs
Muda Tudo
Grande Rio Ambiental
BR Marinas
Escola Alemã
Escola Corcovado
Our Lady Of Mercy School
O QUE LEVAR
1 kg de alimento não perecível cada voluntário, dojô ou tatame, faixas de luta, quimonos, mochilas e sacolinhas de treino, tênis infantil e feminino, 1kg de alimento não perecível, roupas de treino em geral.
COMO AJUDAR MAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?