DIA DE LIMPEZA RETIRA 90 QUILOS DE RESÍDUOS DAS PRAIAS DE IPANEMA E LEBON NO SÁBADO

O evento defende causas ambientais, sociais e o esporte para todos


Evento multisocial, que aconteceu no Posto 10 – Praia de Ipanema – no último sábado (26), foi uma amostra de como será a temporada 2017. O grupo de parceiros que realiza o Dia de Limpeza de Praias trabalha em rede, para garantia de alguns direitos fundamentais das crianças, como: o direito à alimentação, à saúde, ao meio ambiente equilibrado e ao esporte e lazer. A organização do evento anuncia o calendário do próximo ano e os resultados deste primeiro evento, de uma série já programados.
As Campanhas de arrecadação de itens esportivos, brinquedos e alimentos do movimento Mentes de Ferro (MF) – esporte e sustentabilidade – acontecem desde 2012. Elas compõem a parte esportiva do Dia de Limpeza de Praias.  No sábado, a oitava edição da Campanha MF Passe de Sonho arrecadou mais de 100 itens de esporte para a escolinha de Judô que o Solar Meninos de Luz pretende oferecer às crianças ano que vem.  O Solar leva educação integral para a comunidade do Pavão/Pavãozinho (RJ) a mais de 20 anos. Foram arrecadados ainda 10kg de alimentos, entregues à Casa Ronald. E mais de 90kg de resíduos foram retirados das areais das praias de Ipanema e Leblon.
“É na natureza onde mais praticamos esporte. Natural que o Rio de Janeiro seja o cenário de um movimento como o Mentes de Ferro que une as duas causas: esporte e sustentabilidade”. Mentes de Ferro tem no DNA a causa ambiental, por isso em 2017 vai estreitar ainda mais a parceria com o Instituto Aqualung. “As Campanhas do Mentes de Ferro promovem a economia circular e despertam o potencial do atleta amador para ser, também, um grande agente social e protetor do meio ambiente” diz Luca Padovano, um dos facilitadores do Dia de Limpeza de Praias  em entrevista para Gabriela Hermes, empreendedora social fundadora do Mentes de Ferro.
Dia de Limpeza de Praias é coordenado pelo Instituto Ecológico Aqualung (IEA), com apoio da DECATHLON e da DEEP FREEZE. O evento conta ainda com a produtora Fina Arte Films, BR Marinas, Muda Tudo e com o Cafezal em Flor.
O evento acontece no formato do Projeto Tatuí. Cada participante escolhe um time. No caso, Br Marinas contra o Solar disputaram quem conseguiria recolher mais resíduo. Foram premiadas uma dupla de cada time. Entre os prêmios, o símbolo das praias cariocas que desapareceu do contato com os banhistas, o Tatuí, em forma de pingente. Quem tem o adereço pode ser considerada uma pessoa do bem, reconhecida pelas boas práticas.
Quer ser o próximo a conquistar o pingente do evento? Fique ligado na programação e saiba como participar: agenda. Em 2017, já está planejado uma série de eventos como este Dia de Limpeza na Praia, em diversos pontos da orla da cidade, com arrecadação de alimentos e de itens esportivos, além da primeira festa da comunidade esportiva carioca, para premiar a galera que suou a camisa no ano.

A entrega das doações para o Solar acontecerá entre os dias 7/8 de dezembro, ou 14/15 do mesmo mês no Pavão/Pavãozinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?