Vem, Mentes de Ferro e as descobertas que te inspiram a superar desafios e a tornar seus sonhos realidade

Projeto começou em 1999 com 30 crianças hoje têm mais de 600 envolvidas 

O trabalho do Mentes de Ferro acontece em rede. Somos um projeto, não somos mais uma escolinha de esporte. Apoiando outros projetos sociais, esportivos, culturais e ambientais ganhamos escala e ampliamos o impacto social. Por meio da sensibilização e informação, queremos ajudar a resolver problemas ambientais, como a crescente sopa de plástico nos oceanos, e sociais como a qualidade de vida de nossas crianças, ajudando a combater a fome, a violência, melhorando a qualidade da educação, por meio da nossa Metodologia e a saúde, por meio de informações básicas sobre higiene, nutrição, cuidados com o meio ambiente e apoiando o trabalho das escolinhas de esporte já existentes no entorno.

Elas são pobres, moram em comunidades localizadas nos morros e encostas do Rio de Janeiro – muitas vezes passam fome, não têm moradia digna, não possuem acesso à água potável, tampouco à saúde e à educação de qualidade e com o núcleo familiar quase sempre fragmentado - por conta da violência doméstica, gravidez precoce, alcoolismo e drogas – nossas crianças e jovens ficam sem perspectivas de futuro e suas referências são os criminosos que ostentam armas, bens e a aparência de um sucesso às avessas.

Essa juventude está invisível e no fundo do abismo social. Mentes de Ferro com suas Campanhas de arrecadação de itens esportivos aproxima estes dois mundos, os que têm demais com os que não têm nada, ou quase nada, e provoca a participação social, a solidariedade.
Nessas comunidades pobres aparecem pessoas fraternas que oferecem atividades físicas e culturais gratuitamente. Tais atividades voluntárias, interrompem o ciclo da violência, ocupam a juventude das comunidades pobres, mostram que eles são sim percebidos pelo restante da sociedade e principalmente que há alternativa à vida no crime e às drogas.

Por isso, além das Campanhas de Integração Social – Passe de Sonho (arrecada doações diversas) e Bike Friendly BRA (arrecada bicicletas) Mentes de Ferro grava pequenos documentários para inspirar mais participação social das classes sociais com mais recursos financeiros e dos países ricos. Assim, inspiramos pessoas comuns que querem fazer o bem e não sabem como. Inscreva-se no nosso canal no You Tube e assista a todos os vídeos, descobertas surgem na sua frente!

  Se antes esse grupo de crianças e jovens pobres era invisível, agora são protagonistas de suas histórias e agentes multiplicadores  da ideia da alternativa ao crime em suas comunidades.

Depois de nos aproximarmos das comunidades e dos projetos que atuam ali, Mentes de Ferro quer apresentar Metodologia MF de Esporte Educacional. Ela ajuda a reconhecer em si a capacidade de criar saídas para o estado de risco social que crianças e jovens atualmente se encontram.

 A estratégia, a partir de agora é continuar com as Campanhas já famosas e importantes - pois dão o fundamental à vida: o que comer, o que vestir, com o que brincar e a sensação de que sim, eu pertenço a esta sociedade – mas  também avançar.

Mentes de Ferro acredita em uma educação mais envolvente e participativa;  que firma parcerias em prol do desenvolvimento sustentável; capaz de oferecer ferramentas reveladoras de talentos e vocações que empoderam as pessoas. Por meio das descobertas de suas próprias habilidades e capacidade, podemos tornar o aprendizado mental e físico um processo mais poderoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?