RESENHANDO

Esportes praticados ao ar livre, em especial a natação, a corrida e o ciclismo, já são atividades comuns na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. 
Os monstros
COMENTÁRIO: Posto 6 é o não é o tripoint dos Esportistas S.A? Esta tribo costuma dizer que Triatlo é um estilo de vida. Amadores, cada qual com uma profissão e carreira - a maior parte bem distinta do esporte - cada qual com um treinador, equipe ou apenas vontade de se manter ativo dentro de um esporte de endurance (longa duração e alto gasto calórico) e desafiador são fácil de se ver ao raiar do sol. Ta certo que muitos triatletas "se acham"! Exibem equipamentos estampados com algumas das competições mais difíceis que a modalidade oferece pelo mundo. A superação, a produtividade que os amadores conquistam no esporte causam admiração até dos profissionais. O Esportista S.A se identifica na modalidade, se na vida profissional as palavras de ordem são: produtividade e organização, disciplina e trabalho em equipe, no esporte é como? Idem. Nosso sistema capitalista gera bons atletas e vice versa. E o que dizer do Marketing bem feito pelas bandeiras das provas que giram o mundo e transformam em até 17h um homem ou mulher e Homem de Ferro? Tem gente que deixa de fazer muitas prioridades para pagar o preço do título de Ironman, casamentos ficam abalados e muitas histórias de lesão cruzam a linha de chegada com superação. Só mesmo tendo mentes de ferro para resistir,  o encarar o dia a dia de um triatleta amador!
Mas a programação do próximo sábado e domingo promete surpreender até o mais assíduo dos frequentadores. Afinal, não é todo dia que cerca de 210 atletas Olímpicos e Paralímpicos invadem a Orla de Copacabana para realizar, em alto nível, o que os cariocas curtem fazer todos os fins de semana: nadar, pedalar e correr em um dos principais cartões-postais da cidade. Parte do calendário de eventos-teste para os Jogos Rio 2016, o Forte de Copacabana vai receber, nos dias 1º e 2 de agosto, o Evento Mundial de Paratriatlo (WTE) e o Classificatório Olímpico Mundial de Triatlo.  
COMENTÁRIOS: De fato vai ser incrível, me arrepiei ao pedalar sob a área da areia já preparada para a faixa de transição deste evento teste. Meu pedal era urbano, aquele de transporte alternativo, na ida e na volta ao trabalho, que prefiro o vento na cara e Respeite Um Carro a Menos! ;) ao lugar comum que seria um ônibus.
Este será o segundo evento da série Aquece Rio – o primeiro foi a Regata Internacional de Vela, realizado na Marina da Glória, em agosto do ano passado -, e o terceiro dos 45 campeonatos esportivos nos quais as operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão testadas.
COMENTÁRIOS: Água do mar, afe! eu já devo ter imunidades, pois nunca fiquei doente, nado no mínimo duas vezes na semana no mar de Copacabana (Posto 6). Eu e mais uns 200 atletas treinam ali diariamente. A tartaruga que vive no local é a companhia mais agradável, os cardumes que nos ultrapassam naturalmente, mas também muito lixo, que fere a cabeça, troncos com pregos boiam, a área dos pescadores têm muitos mariscos abertos, espinhas de peixe e o lixo flutuante e também na areia, fazem parte do nosso dia a dia.
Integralmente organizado pelo Comitê Rio 2016, o evento-teste de triatlo e paratriatlo será uma prévia do que vai rolar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em pouco mais de um ano. Para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível, cerca de 70 funcionários do Comitê e mais de 500 voluntários vão participar do evento.
Em relação à competição, os testes mais importantes se referem ao desenho do percurso e às condições climáticas da competição, as mesmas esperadas para o período dos Jogos. Controle de doping, cronometragem e gestão dos resultados também serão testados.
COMENTÁRIOS: se der aquela chuva torrencial que de acordo com o relevo do Rio de Janeiro leva tudo para o mar, será feio. Mas dizem que Deus é brasileiro e tenho fé!
No entanto, operações fora das áreas de competição também serão observadas, incluindo o esquema de trânsito da cidade durante as provas, a logística de transporte dos atletas, os serviços médicos oferecidos e a gestão de toda a instalação.
COMENTÁRIOS: Relacionamento e Comunicação Integrada, não queremos aborrecer a população trabalhadora, ou queremos? O COI exige integração social nos requisitos enviados às cidades sede. O trânsito estava caótico e estressante na Francisco Otaviano na noite desta quinta-feira. Um taxista resolveu ir mais rápido - invadiu a ciclovia e foi que foi dando uma de esperto ultrapassando os carros parados, já que a Atlântica fora fechada no horário do rush. Convidar um motorista de táxi, de ônibus e um de carro para conhecer o evento teste como vai ser, fazê-los vivenciar o esporte, ser simpático com eles, atrair good wibes seria parte do protocolo? ou não?
“Vamos replicar parte dos serviços dos Jogos, só que em menor escala. Um dos aspectos importantes que queremos atentar no caso do triatlo e do paratriatlo, além da gestão da competição em si, é a integração da cidade com o evento. Esse teste vai ser muito importante, pois, por serem realizadas ao ar livre, as provas têm um impacto direto para a população local”, conta Delphine Moulin, gerente-geral de Eventos-Teste do Comitê.
COMENTÁRIO: vale o de cima
Na prova Olímpica, o trecho a ser percorrido compreende 1,5km de extensão em águas abertas, 40km para o ciclismo e 10km para a corrida, ambos realizados no trecho da Avenida Atlântica entre as ruas Rainha Elizabeth e Santa Clara (o trecho de ciclismo inclui ainda uma volta nos arredores do Parque do Cantagalo, na Lagoa).
Já para o paratriatlo, a prova é um pouco menor, compreendendo 750m de nado, 21km de ciclismo e 5km de corrida; e será realizada apenas na região da Avenida Atlântica.
Se os atletas de alto rendimento em qualquer esporte nos inspiram os paratletas são a superação e resiliência ao quadrado #somosmentesdeferro

COMENTÁRIOS DE GABRIELA HERMES - empreendedora social, fundadora do Mentes de Ferro, Associação de Base para o Esporte Sustentável, um projeto que ajuda outros projetos sócios esportivos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?