BICICLETA É SAÚDE E ATITUDE

Rio de Janeiro pede bis às ideias em prol do Ciclismo
Uma Associação inovadora foi criada na "wibe" da Rio 2016 e inspira
diversas formas de protagonismo social da comunidade esportiva


Desde 2012, a Associação De Base para o Esporte Sustentável (DEBEST), conhecida como MENTES DE FERRO – esporte e sustentabilidade apóia escolinhas de base no estado, sabe como? É simples e todos podem fazer: eles mobilizam as redes sociais em campanhas que dão novo uso aos itens esportivos que temos em casa e não usamos mais! De tão bacana e replicável, a ideia tem incentivado outros grupos a treinarem para além da performance.
Foto coberturas jornalísticas Globo News, SporTV e Veja Rio

A Campanha de arrecadação de itens e acessórios esportivos do MENTES DE FERRO chama-se PASSE DE SONHO – treinos e provas com causa, ela acontece desde outubro de 2012, em uma idealização e realização próprias. Já a coleta de bicicletas nos prédios foi uma cocriação entre a Associação e o multiatleta e empresário Bernardo Tillmann.
“O papel do Mentes de Ferro é reconhecer o esforço coletivo desta rede que chamamos de comunidade esportiva e assim inspirar novas formas de investir no esporte nacional” – explica a fundadora do Mentes de Ferro, a jornalista Gabriela Hermes.
Sem esquecer que é preciso mesmo ter mentes de ferro para encarar os desafios da auto sustentabilidade do terceiro setor no Brasil ela buscará a independência financeira para poder seguir em frente. “Não há patrocínios, existem muitos parceiros, o que precisamos é desenvolver nossa linha de produtos para reter nossos talentos e avançar para etapa de FORMAÇÃO integral dos atlatas desses projetos que já apoiamos” – completa.
Em 2015, já planeja lançar com a diretora artística, compositora e intérprete o Mascote do Movimento, o Bikeinho, um alegre e brincalhão anjinho da guarda que está de passagem pela Terra para proteger os ciclistas e esportistas.
Passe de Sonho já arrecadou quase dois mil itens e equipamentos esportivos para a base, em dois anos de atuação, como: tênis, garrafinhas, viseiras, bolas, agasalhos, capacetes e bermudas de Ciclismo, óculos e toucas de natação, camisetas e agasalhos de corrida. Há atitude sustentável por trás de cada iniciativa, repensar, reusar e reciclar.
As empresas se engajam, a DECATHLON na Barra da Tijuca já doou muitos itens novos e a Modern Bike de Copacabana doou tempo, energia, uma bicicleta zerada, um capacete, cinco camisas, bolsinhas de Ciclismoe garrafinhas. No total, cinco projetos já receberam o apoio do Mentes de Ferro e de seus seguidores.
A Bike Friendly coleta bikes nos prédios com bicicletários e nesta edição foram arrecadadas 19 bikes para o Projeto Social da assessoria Tribus Adventure.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?