PARA DANÇAR, TEM QUE DOAR #diadedoar

Mentes de Ferro adere ao movimento #diadedoar e estimula a cultura de doação no Brasil

E se além de treinar em uma academia as pessoas pudessem passar um pouquinho dessa energia física, mental e espiritual para futuros esportistas? É isso o que propõe a Associação Mentes de Ferro para o Esporte Sustentável.  No dia 25/11, às 20h durante um aulão de vídeo dance do professor Almir Reis na Academia Bodytech, em Copacabana vai ser realizada a sétima edição da Campanha Passe de Sonho – treinos e provas com causa

Para estimular a cultura de doação no Brasil, Mentes de Ferro aderiu ao movimento #diadedoar e o vídeo com a dança e os relatos de pessoas que praticam o altruísmo mesmo enquanto suam a camisa será veiculado no #diadedoar – 2 de dezembro.
"O dia de Doar" #GivingTuesday surgiu nos Estados Unidos como resposta a Black Friday e Cyber Monday, datas de megaliquidações nas lojas físicas e virtuais. Este movimento internacional que chega ao Brasil tem como objetivo celebrar a generosidade através da doação. A diferença entre a iniciativa norte-americana e a brasileira é que lá, o foco é a doação de dinheiro; aqui, também se quer incentivar outros tipos de doação, como a de itens esportivos.
Mentes de Ferro pretende arrecadar 400 peças para o esporte, fechando o ano de 2014 com dois mil itens arrecadados em dois anos de atuação beneficiando 6 projetos e escolinhas esportivas de base. Pode ser doação de bermuda, capacete, luvas, camisas e sapatilhas de Ciclismo, tênis, calça, shorts e agasalhos de treino, garrafinhas, bolsinhas de bike, peças e equipamentos como pneus e câmaras, essas e outras doações vão para um projeto de Ciclismo indicado pela FECIERJ (Federação de Ciclismo/RJ).


Mas o que é Mentes de Ferro? É a marca fantasia da Associação De Base para o Esporte Sustentável (DEBEST/RJ) que de forma inovadora decidiu atender às necessidades da comunidade esportiva atual enquanto contribui para melhorar as condições esportivas da cidade para as futuras gerações. Isso inclui um esforço coletivo para a preservação ambiental. Na prática, o apoio do Mentes de Ferro ao esporte de base se dá por meio de uma Metodologia dividia em três fases, Integração, Seleção e Formação. A primeira vem sendo praticada desde 2012 na alegria do voluntariado. O grupo faz a integração social entre quem curte, ou pratica esporte e aqueles futuros atletas dos projetos e escolinhas de base da cidade, por meio de Campanhas de doação. São elas a Passe de Sonho – treinos e provas com causa, de arrecadação de itens e equipamentos esportivos, novos ou seminovos que temos em casa, ou em estoque nas lojas e não usamos mais. “É como passar um pedacinho do seu sonho esportivo para um atleta do futuro”- explica Gabriela Hermes, a jornalista que criou tudo isso.
A partir de 2013, Mentes de Ferro ouviu de um amigo, Bernardo Tilmmann, a ideia de retirar as bikes abandonadas dos prédios com bicicletários. Mentes de Ferro repaginou-a e deu origem a Campanha Mentes de Ferro Bike Friendly Brasil, que já evitou o descarte inadequado de 20 magrelas. “É o conceito dos 3R’s experimentado na prática”- lembra Gabriela.

COMO PARTICIPAR DO DIA DE DOAR COM MENTES DE FERRO?

Para poder participar da aula de dança filmada e solidária proposta pelo Mentes de Ferro à academia BodyTech, basta levar ao menos três dos itens citados acima. para a Sala 2 (piso da rouparia) no dia 25/11 às 20h. Não é obrigatório fazer a aula filmada. Os doadores ganharão camisa do Mentes de Ferro e uma plaquinha exclusiva do “Respeite Um Carro a Menos”. Nanda Carneiro oferecerá uma degustação de alimentos funcional ao final da aula.
Pessoas não matriculadas na academia podem deixar as doações na recepção, sem esquecer de deixar nome completo, telefone, e-mail, endereço e a lista dos itens doados por você para concorrer a prêmios do Mentes de Ferro e da Body Tech.

SERVIÇO:
VÍDEO DANCE
Primeiro dia de arrecadação – data a definir, entre os dias 22/Nov (sábado, às 11h) e terça-feira (25/11), às 20h - durante um aulão de hip hop com Almir Reis, na academia Body Tech de Copacabana.

Segundo dia de arrecadação - dia 13/Dez (sábado, entre 06h e 14h - durante o Rei e Rainha do Mar, no Posto 6 - Avenida Atlântica, em frente à Rua Francisco Sá). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?