É A PARTIR DESTA TERÇA - Campanhas de arrecadação de itens esportivos acontecem este mês!


ASSOCIAÇÃO MENTES DE FERRO 

Dois anos de solidariedade em prol do

 esporte e do meio ambiente 

Campanha MENTES DE FERRO BIKE FRIENDLY (MFBF-BRA/2014) de arrecadação de bicicletas deixadas em prédios com bicicletários nos bairros da Zona Sul/RJ e Barra da Tijuca acontecerá nos dias 14 e 21 de outubro, sempre às terças. Os condomínios interessados em participar da MFBF-BRA/2014 devem agendar as doações pelo e-mail mentesdeferro@gmail.com . As bikes vão ser entregues no dia 22 (quarta) para cerca de 20 crianças de escola pública atendidas pelo Projeto Social Tribus, da Lagoa.

Campanha PASSE DE SONHO – treinos e provas com causa, que arrecada de itens esportivos, novos, ou não, e realiza mutirão de limpeza e educação ambiental acontecerá domingo, dia 19 de outubro, das 07h às 12h, na Praia do Pontal - Recreio dos Bandeirantes/RJ - durante o campeonato estadual de Triatlo. A loja DECATHLON/Barra já fez a sua parte: doou mais de 100 itens, entre coletes, de futebol, apitos, garrafinhas e cones para o treinamento dos atletas do futuro. Quem quiser fazer parte deste movimento pode contribuir fazendo a sua doação dos seguintes itens esportivos novos, ou seminovos: bermudas, luvas e capacetes para o Ciclismo, cadeados, tênis infantil e adulto, bicicletas infantis, cones para treinamento, coletes de futebol, apitos, barrinhas de cereal, fitas reflexivas, gel de carboidrato.

No início Mentes de Ferro não tinha sequer uma tenda. “Estendemos uma canga no chão e começamos a receber as doações", lembra a idealizadora do Movimento, a jornalista e triatleta amadora Gabriela Hermes. Aos poucos, ela conseguiu uma tenda emprestada do Instituto Aqualung, camisas e itens novinhos para os projetos apoiados junto à loja Decathlon, do Respeite um Carro a Menos recebe as plaquinhas em homenagem aos doadores, da Camisa Expressa a estamparia dos uniformes, as fotos levam os créditos de fotógrafos parceiros como Moskow, André Lima e Andrea Roquette e os vídeos são coproduzidos com produtoras locais, como a Fina Arte Filmes.  Entre os voluntários está a diretora de arte Valéria Muniz, criadora do Mascote do Movimento, o Bike-inho e da identidade musical do Mentes de Ferro.

Mentes de Ferro oferece ainda assessoria de imprensa gratuita, aos projetos apoiados divulgando-os e inspirando outras boas ideias para o esporte nacional crescer, sempre destacando quem tem boas práticas. Durante a realização das campanhas Mentes de Ferro também promove um esforço coletivo de limpeza urbana nos dias de arrecadação.

Mas existe um plano mais ambicioso, precisam agora de patrocínios para avançar na Metodologia Mentes de Ferro e reunir um grupo de crianças e jovens desses projetos apoiados pelas Campanhas e investir na Educação pelo Olimpismo e na formação integral deles, com o ensino de idiomas, noções de nutrição, de cidadania, meio ambiente e Cultura Olímpica, além de gestão financeira e de carreira. "Nossa metodologia tem a vantagem de ser replicável” – lembra Gabriela. Hoje, a atuação é local, mas com potencial para se tornar nacional e, quem sabe, até global! – anima-se.

AS MODALIDADES E PROJETOS PARTICIPANTES das Campanhas este mês são: FUTEBOL/Projeto Futuro Rio Bancários de futebol de base feminino, localizado no bairro de Bancários, na Ilha do Governador, fundado por Jair Ferreira, em 1999. “O talento deste time e a divulgação do Mentes de Ferro ajudou na conquista de mais um apoiador “– destaca Jair – é que o Iate Clube Jardim Guanabara se rendeu ao passe das meninas, elas já treinam nas dependências do clube, que vai arcar com as despesas do próximo desafio, a competição da Federação de Fut7 este mês de outubro. Outra modalidade destacada pelas Campanhas do Mentes de Ferro este mês é o Ciclismo.
 Gabi Hermes, idealizadora do Mentes de Ferro, recebe medalha de presente do RFB. O troféu é o símbolo da mais recente conquista do time feminino na Copa da Federação de Fut7
 Técnico do time Futuro Rio Bancários - Ilha - Jair Rodrigues / Projeto participante de Passe de Sonho Futebol / 2014
Passe de Sonho - Futebol
Para descobrir como se deu o boom de projetos sociais com base na modalidade o grupo foi gravar uma entrevista com o presidente da Federação de Ciclismo do Rio, em Niterói, sede do órgão. 
 Plaquinhas do parceiro do Mentes de Respeite Um Carro a Menos são vendidas e o valor revertido para as iniciativas do Movimento. Mas os primeiros 15 doadores a chegarem na tenda montada no Rio Triahlon, dia 19/10 (dom) entre 07h e 12h levam uma dessas, ou a versão feminina da placa, para casa!
 Claudio Santo - presidente da FECIERJ em entrevista exclusiva para o Mentes de Ferro
Nosso Mascote, o Bike-inho, este simpático e alegre ser místico está de passagem pela Terra para passar dicas aos futuros atletas sobre segurança no esporte!

Para o Ciclismo foi mapeado o Projeto Social da Assessoria Tribus Adventure, que receberá as doações não apenas de itens de segurança para a prática da modalidade, mas também bicicletas. Com sede na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo aos pedalinhos, o projeto Tribus atende cerca de 20 crianças de escola pública que experimentam pela primeira vez diversosa esportes como: Canoagem, Corrida, Arremesso de Peso e Ciclismo.





CONTATOS:
IMPRENSA: GABRIELA HERMES: (21) 9923.0164 - gabriela@mentesdeferro.com / CHRISTINE KELLER (21) 97507.1877 christinekeller@gmail.com
SAUDAÇÕES ESPORTIVAS + VERDES!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?