BATE-PAPO MENTES DE FERRO 2 TRAZ O TETRA-CAMPEÃO DO SHORT TRIATHLON:  SUBTENENTE SÉRGIO DANTAS


                                O Subtenente Sérgio Dantas durante um treino
                                  Foto: Arquivo pessoal do Subtenente Dantas

Saudações esportivas + verdes!
Depois da estreia do Bate-papo Mentes de Ferro ontem, com o coronel Zugliani, a segunda edição dessa conversa afinada com pessoas que fazem a diferença aqui no planeta, traz mais uma fera! Levamos um papo com o Subtenente Sérgio Dantas, há 25 na PM do Rio de Janeiro, sendo 18 no BOPE. Dantas é também atleta e tetra campeão do o Short Triathlon Cross Country, competição realizada pelo Centro de Educação Física e Desportos da PM do Rio de Janeiro (CEFD-PMERJ), que este ano, em sua 7ª Edição, acontece no dia 12 de dezembro, às 7h, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, conta com o apoio do Mentes de Ferro na divulgação. Confira como foi o papo:
Mentes de Ferro: Subtenente, como se deu sua entrada para a PM e em que ano foi? Entrou direto no Bope? O senhor já era atleta?
Subtenente Sérgio Dantas: Entrei em 1988, com 20 anos, quando estava na transição de atleta juvenil para adulto no Bangu Atlético Clube e não queria deixar o atletismo e as corridas de rua. Vendo que a PMERJ tinha uma equipe de corrida, investi em entrar para a Polícia.
Mentes de Ferro: Como é o trabalho diário no BOPE e como o senhor consegue conciliar suas funções na instituição com o atletismo?
Subtenente Sérgio Dantas: O trabalho no BOPE é normal como os outros policiais. Adaptamos nosso treinamento conforme o dia, sem regalias de atleta. Claro que hoje, pelos meus 25 anos de Polícia, e 18 no BOPE, tenho uma escala melhor e executo trabalhos internos, já que agora sou subtenente.

                                 Subtenente Dantas em ação...
                                   Foto: Arquivo pessoal do Subtenente Dantas
 
Mentes de Ferro: Há quanto tempo o senhor é atleta e que modalidades tem treinado?
Subtenente Sérgio Dantas: Sou atleta desde os meus 16 anos (1984) até hoje. Com 45 anos assinei meu primeiro contrato com a New Balance. Pratico Atletismo e Corridas de Rua. Atualmente, tenho me dedicado também a Corrida de Montanhas. Já o Triathlon eu pratico para me divertir não treino muito, mas, como nado direitinho, consigo uma boa colocação quando entro em uma competição.
Mentes de Ferro: Quais as principais provas que participou? Por favor, cite algumas premiações.
Subtenente Sérgio Dantas: Obtive o 2º lugar no Revezamento das Praias (21km) - Duplas. Já participei de varias maratonas como as de Chicago (3º brasileiro), a de New York (2º brasileiro), Roterdã, Amsterdã, Frankfurt e de Verona. Meu melhor tempo em maratonas foi em Porto Alegre perfazendo 2h 52' 31”.
Este ano, em El Cruce de los Andes, prova de 96km entre a Argentina e o Chile, obtive o 47º lugar. Em 2014, juntamente com nossos patrocinadores New Balance e SBC Trans, retornaremos ao El Cruce com chances de uma melhor colocação!
Ganhei também outras provas de menor expressão.

Mentes de Ferro: Quais edições do Short Triathlon Cross Country o senhor participou e quais suas colocações?
Subtenente Sérgio Dantas: Em 2007, 2008, 2009 e 2010 fui campeão. Em 2011 fiquei em 3º lugar e em 2012 tive um problema que me obrigou a abandonar a prova.
Mentes de Ferro: Quais suas expectativas para a prova do dia 12 de dezembro?
Subtenente Sérgio Dantas: Para o Short Triathlon Cross Country deste ano, a expectativa é de tentar alcançar meu companheiro de BOPE que foi o grande campeão de 2012 nessa prova, o Cabo Rafael Sodré, que está atravessando uma excelente fase, isso, há apenas dois anos no esporte e várias vitórias na carreira: Campeão na Argentina em  Calafate (10 km), 3º no Jacarezinho de Braços Abertos (10 Km), Além Paraíba 2013 (25Km), 6º lugar nos 50km do XTerra Tiradentes, entre outras.

Mentes de Ferro: Como o senhor tem se preparado para esta prova?
Subtenente Sérgio Dantas: Apesar de não ter tempo exclusivo para treinar, me dedico como um atleta de elite. Como já disse, adapto meus treinos mais fortes aos dias em que terei tempo para repousar.
Mentes de Ferro: Qual sua expectativa para a parceria do Centro de Educação Física e Desportos da PM do Rio de Janeiro (CEFD-PMERJ) e o Mentes de Ferro?
Subtenente Sérgio Dantas: A expectativa da parceria com vocês é que só temos a ganhar com a experiência e o amor ao esporte das pessoas que estão por trás do Mentes de Ferro (Gabi Hermes e outros).


                         Subtenente Dantas com os companheiros de trabalho
                               Foto: Arquivo pessoal do Subtenente Dantas

Mentes de Ferro: Que mensagem o senhor mandaria para os novos atletas que estão começando e sonham com o pódio e conquistas?
Subtenente Sérgio Dantas: Treinar é quase vencer! Desde o meu início até agora no esporte foram só conquistas: Família, amigos, saúde, países que conheci e respeito...
Gostei dessas palavras de meu companheiro Cabo Rafael Sodré (BOPE):
“Firma a cadência, conte com o adverso, mas siga! Forte, firme e confiante, que sua estrada é você quem faz!  O ser humano desconhece seus limites, a não ser que ele mesmo os defina” - Cabo Rafael Sodré - BOPE.


                                   O Subtenente Dantas e sua mensagem aos jovens atletas
                                            Foto: Arquivo pessoal do Subtenente Dantas

Comentários

Unknown disse…
esse merece respeito!!!
parabens meu camarada

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?