NO MÊS DAS CRIANÇAS, CAMPANHA GOOD FIT SERÁ EM PROL DO PROJETO JARDIM DO AMANHà
Cerca de 20 crianças são atendidas no Morro do Salgueiro. A iniciativa começou em 1997 com um grupo de voluntários 



                          Alunos do Jardim do Amanhã - Foto: Divulgação



No próximo sábado (5), o Movimento - que une esporte, solidariedade e ecologia na Cidade Olímpica (RJ) - estará na areia da praia de Copacabana, no Posto 6, junto ao Corpo de Salvamento, das 8h às 12h, para receber as doações de brinquedos e de instrumentos de Capoeira. As doações serão entregues no dia 27/10 para cerca de 20 crianças, entre 2 e 14 anos de idade, cadastradas nas atividades oferecidas nas tardes de sábados pelo Projeto Jardim do Amanhã (J.A), no Morro do Salgueiro. A entrega das doações terá uma "Caminhada Ecológica Infantil" para sensibilizar todos da importância da floresta.   

O J.A funciona, atualmente, a partir das 15h, no espaço interno da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias - Rua Francisco Graça, 81. “Porém, com muita vontade de termos um espaço próprio para melhor atender as crianças da comunidade” – conclui Marcelo Esquilo, um dos coordenadores do J.A., que conta com a gentileza da diretora da escola para ceder o local.

“Desde 1997, atuamos com intervenções voluntárias para contribuir minimamente com o desenvolvimento social, cultural, físico e espiritual de crianças, jovens e adultos desta comunidade” – conta Marcelo Esquilo, também Mestre em Educação Física e Capoeira, treinador de Triathlon, presidente da AATRIO (Associação das Equipes de Águas Abertas e Triathlon do Estado do Rio de Janeiro) e fundador do Jardim do Amanha (J.A).

Há cerca de 6 anos, Esquilo fundou com um grupo de amigos (Renata Sola, André Amorim e Cláudia Marques) o Projeto Jardim do Amanhã, “e adquirimos um terreno na comunidade com o intuito de construir uma sede onde poderíamos ampliar os serviços a comunidade, como oficinas culturais e artísticas e esportivas, e tentar oferecer consultas médicas em dias específicos com médicos voluntários. As obras estacionaram na fundação, e a pequena verba que conseguimos, nos levou até um alicerce quase terminado” – completa Esquilo.

Cercada por uma floresta exuberante e com uma efervescência cultural pulsante, há ainda muita pobreza extrema no Morro do Salgueiro. Há espaço para o governo agir em parceria com empresários e sociedade civil desenvolvendo mecanismos de inclusão e desenvolvimento sustentável. As iniciativas do Mentes de Ferro lançam luz a essas oportunidades, pelas redes sociais, imprensa e por meio de “Documentários para uma vida + ativa”, produzido em parceria com a Fina Arte Filmes.

O Movimento Mentes de Ferro tomou conhecimento sobre o J.A em 2011. De lá pra cá, consagrou a Campanha Good Fit – treinos e provas com causa, como um instrumento que conecta os diversos setores da sociedade. Já arrecadou mais de mil doações junto à sociedade e empresas, entregues a 169 atletas de projetos de base, com sede no Rio de Janeiro.  
“Cabe ao Mentes de Ferro divulgar os projetos que atuam na base da pirâmide do esporte, mas no Salgueiro é preciso primeiro atender às necessidades básicas pra depois se pensarmos em preservação ambiental, ou esporte” - alerta a jornalista fundadora do Mentes de Ferro, Gabriela Hermes. No Salgueiro, conhecida como terra do samba, existe muito trabalho sendo feito, mas ainda há muito a fazer. E você pode ajudar!

PROGRAMAÇÃO 
GOOD FIT - Caminhada Ecológica Infantil

Na manhã do dia 5/10, no Posto 6 - Praia de Copacabana - o doador vai poder experimentar o remo em pé,  o slack line e ainda participar de um mutirão de limpeza com educação ambiental.
No dia 27/10, no Salgueiro, a programação inclui “Caminhada Ecológica Infantil” – Trilha da Coreia – Morro do Salgueiro/Tijuca-RJ. O valor da inscrição R$20,00 - para não moradores – será revertido para pagamento da mensalidade do curso de Educação Física de Guilherme Oliveira. O Guiga frequenta o J. A., desde os 6 anos de idade e, hoje, é ele quem dá as aulas de Capoeira, além  de ser estagiário da assessoria esportiva Esquilo Multiesportes, no Posto 6 - Praia de Copacabana.

Àqueles doadores que ainda não tiveram oportunidade de comparecer aos eventos, podem enviar um e-mail (mentesdeferro@gmail.com) e agendar a doação.

SERVIÇO:

05/outubro – (Sábado) arrecadação as doações de brinquedos para o projeto Jardim do Amanhã durante treino de natação no Posto 6 – Praia de Copacabana - entre 8h às 11h

27/ outubro - (Domingo) Comemoração Mês das Crianças, às 9h
Data sujeita a alteração

O QUE DOAR: brinquedos ou instrumentos de capoeira

Local: Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias (Salgueiro) - Endereço: rua Francisco Graça, 81 - Tijuca, Rio de Janeiro, 20521-110 Telefone:(21) 2254-5996

Programação: 9h - largada da “Caminhada Ecológica Infantil” – Trilha da Coreia – Morro do Salgueiro/Tijuca-RJ. Inscrição desta atividade: R$ 20,00 - valor revertido para o pagamento da Faculdade de Educação Física do Guilherme Oliveira, novo mestre de Capoeira do J.A.



  Saiba mais:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?