QUEM PRATICA ESPORTES AO AR LIVRE USA A NATUREZA COMO SUPORTE E POR QUE NÃO UNIR AS BOAS PRÁTICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO?

 Mentes de Ferro. Foto: Divulgação


Você já está com saudades das ações do Mentes de Ferro? Pois fique ligado e confira abaixo nosso release do mês de outubro, que vem recheado de ações e você poderá participar e ajudar a fazer a diferença na vida de muitos atletas mirins que não têm como se sustentar no esporte. Veja nossas próximas intervenções:

QUEM PRATICA ESPORTES AO AR LIVRE USA A NATUREZA COMO SUPORTE E POR QUE NÃO UNIR AS BOAS PRÁTICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO?

Movimento Mentes de Ferro já tem uma legião de seguidores que cuidam do corpo, da mente, são solidários e ainda protegem a natureza

Mentes de Ferro nasceu em janeiro de 2011 como um Movimento da sociedade civil carioca para unir Esporte e Sustentabilidade no Rio de Janeiro, hoje, caminha para se tornar uma organização com um portfólio de projetos e programas de investimento social com foco no desenvolvimento dos valores educacionais olímpicos e na conscientização ambiental. Estudantes, participantes de treinos e provas na cidade olímpica, moradores e visitantes, têm agora a oportunidade de ter uma vida mais ativa em todos os sentidos.

“Colocamos a comunidade esportiva como protagonista no incentivo ao esporte de base e na conservação da natureza, eles doam itens esportivos que não usam mais para projetos carentes de esporte já existentes e multiplicam o que aprendem em nossos mutirões de limpeza e educação ambiental. E nossos documentários lançam luz naqueles que trabalham na base da pirâmide do esporte, mostrando como o carioca tem se engajado no Movimento Olímpico” - explica a jornalista Gabriela Hermes, membro fundadora do Movimento.

Os resultados comprovam este engajamento. Desde o início deste ano Mentes de Ferro já retirou da natureza 1.128 kg de resíduos com a dedicação da comunidade esportiva e dos projetos ambientais Ecoboat e Limpeza na Praia (Instituto Aqualung). A realização de quatro edições da Campanha Good Fit, já arrecadou mais de mil doações junto a sociedade e empresas, entregues a 169 atletas de projetos de base, com sede no Rio de Janeiro. Àqueles doadores que ainda não tiveram oportunidade de comparecer aos eventos, basta enviar um e-mail (mentesdeferro@gmail.com) e agendar a doação. A programação está no final da matéria.
                                                                                                                         
Mentes de Ferro – esporte e sustentabilidade - busca agora dar escala ao Movimento e patrocinadores têm espaço para fazer parte da construção da visão estabelecida, de até 2024, formar a Equipe Olímpica MF. Até lá, é preciso criar cultura multiesportiva, ambiental e promover os projetos do movimento de renovação esportiva já existentes.  A Campanha Good Fit – treinos e provas com causa - cuja mobilização começa pelas redes sociais e arrecada itens esportivos, novos e usados, entre os meses de março e novembro – e a Campanha Mentes de Ferro Bike Friendly Brasil 2013 (MFBF-BRA/2013) – que retira bicicletas antes abandonoadas nas garagens de prédios da Zona Sul e Barra da Tijuca, transformando-as para o esporte e doando-as para jovens e crianças moradores de comunidades recentemente  pacificadas no Rio – perseguem esses compromissos. MFBF-BRA/2013 é uma co-idealização com a Assessoria Tribus Adventure.                                                                            

Durante as arrecadações são sorteadas as plaquinhas de um dos parceiros do Mentes de Ferro o “Respeite um carro a menos” e são vendidas as camisas das marcas da Decathlon com o Selo do Movimento com mensagens do tipo “Eu Faço 2016+verde”, além de dicas do mascote “Bike-inho” sobre como praticar “esporte+seguro e sustentável”.






Acima-> Diego Ferreira Soeiro, ganhador do 1º Bike - inho - Still do vídeo

Ao lado -> Plaquinhas do Parceiro Respeite Um Carro a Menos. Foto: Andrea Roquette







                                              Ecotubinho - Foto: Andrea Roquette
                                                     


O ecotubinho, produto patenteado no Brasil e nos Estados Unidos e produzido pela Pack Clean® com exclusividade para o Mentes de Ferro tem agora Selo Socioambiental do Movimento. Trata-se de um produto inovador, portátil que ajuda a cidade a alcançar a meta de “Lixo Zero” lançada em setembro 2013 pela Comlurb, empresa de limpeza do município do Rio de Janeiro. O produto já é vendido nos locais das Campanhas e será vendido on line em breve. O valor é de R$ 15,00 e é revertido para iniciativas MF.


PROGRAMAÇÃO:


GOOD FIT CORRIDA DE AVENTURA - projeto social beneficiado JARDIM DO AMANHÃ - Morro do Salgueiro

5/ outubro – (sábado) durante treino de natação no Posto 6 – Praia de Copacabana - entre 8h às 11h - Arrecadação para o projeto Jardim do Amanhã. Doação de brinquedos e instrumentos de capoeira. Contribua.

27/ outubro - (domingo) Dia das Crianças, às 9h
O QUE DOAR: brinquedos e instrumentos de capoeira
Local: Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias (Salgueiro) - Endereço: Rua Francisco Graça, nº 81 - Tijuca - Rio de Janeiro - 20.521-110 - Telefone: (21) 2254.5996

Programação: 9h - Largada da "Caminhada Ecológica Infantil" - Trilha da Coreia - Morro do Salgueiro /Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - Inscrição desta atividade: R$20,00 - Valor revertido para o pagamento da Faculdade de Educação Física de Guilherme Oliveira, novo mestre de capoeira do J.A.


GOOD FIT CICLISMO – projeto social beneficiado CIRCUITO MTB DE FAVELAS
20/ outubro – (domingo) durante o Circuito MTB de Favelas na etapa de Downhill (DHU) no morro da Providência - (Centro) - a partir das 10h. 


30/novembro – (sábado) durante o Circuito MTB de Favelas na etapa de Cross Country Olímpico (XCO) na Chácara do Céu (Leblon) - a partir das 10h

O QUE DOAR: itens esportivos para prática do Ciclismo, capacete, fitas reflexivas, luvas, bermudas e camisas de Ciclismo, tênis e sapatilha de Ciclismo

CAMPANHA MENTES DE FERRO BIKE FRIENDLY BRASIL 2013 - coleta bicicletas, especialmente, aquelas abandonadas, ou esquecidas, nos bicicletários de prédios dos bairros da Zona Sul e Barra da Tijuca. 


Período: entre os dias 11 e 30 / novembro de 2013 - mediante agendamento e envio do termo de cessão assinado pelo morador-doador para o email mentesdeferro@gmail.com até o dia 30 de outubro de 2013.

As bicicletas coletadas pela Bike Friendly Brasil e os itens arrecadados pela Good Fit Ciclismo 2013 serão doados para incentivar a prática da modalidade junto às crianças e jovens moradores de comunidades recentemente pacificadas no Rio, por onde passa o Circuito MTB de Favelas.

Festa de Confraternização Mentes de Ferro
Entre 12 e 15/dezembro

2014
Pré Carnaval – 23/02 Quiosque Posto 6 – Praia de Copacabana – Em frente a Rua Joaquim Nabuco
Campanha GOOD FIT – treinos e provas com causa
MARÇO – Remo / ABRIL – Esporte a definir / MAIO – Futebol de Salão / JUNHO/JULHO - Futebol de Campo (Masculino ou Feminino) / AGOSTO – Atletismo  / SETEMBRO – um paralímpico  / OUTUBRO – Handbol / NOVEMBRO – Judô`
Circuito Mentes de Ferro de Esporte e eventos – Clean Up the Word / Um dia sem carro / treinos e provas com causa – Natação no Mar/ Ciclismo de Estrada / MBX e Corrida de Aventura / Jogos abertos
2015
PRÉ – CARNAVAL - Fevereiro
GOOD FIT - natação piscina, natação em águas abertas, basquete, pentathlon, um paraímpico, vela , boxe e ginástica artística
Good Fit Docs TV
Bike Friendly Brasil 2015 + documentário especial TV
Operação esporte+seguro e sustentável – oficinas de olimpismo nas Escolas e Ciclismo de Estrada
Jogos Abertos da Barra + documentário especial
Dezembro - FESTA CONFRATERNIZAÇÃO
2016
PRÉ – CARNAVAL - Fevereiro
documentários especiais
Operação esporte+seguro e sustentável – oficinas de olimpismo nas Escolas e pontos turísticos floresta da tijuca e orla
Dezembro - FESTA CONFRATERNIZAÇÃO

Siga o Mentes de Ferro:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?