domingo, 29 de setembro de 2013

      CAMPANHA GOOD FIT VAI ARRECADAR  BRINQUEDOS NO MÊS DAS CRIANÇAS PARA O  PROJETO JARDIM DO AMANHÃ


Cerca de 20 crianças são atendidas no Morro do Salgueiro em uma iniciativa voluntária, que existe há 16 anos, coordenada pelo mestre Esquilo


Gabi Hermes e das crianças do Jardim do Amanhã - Foto: Divulgação

O Mentes de Ferro se prepara para mais uma edição da Campanha Good Fit. No dia 5 de outubro, sábado, o Movimento - que une esporte, solidariedade e ecologia na Cidade Olímpica (RJ) - estará com seu QG montado na areia da praia de Copacabana, no Posto 6, junto ao Corpo de Salvamento, das 8h às 12h, durante o treino de natação no mar dos atletas que já tornaram as águas da Princesinha do Mar point onde se pratica diversos esportes que são a cara do Rio, como o remo em pé.

Lá, Mentes de Ferro vai receber doações de brinquedos que entregará no dia 27/10 para cerca de 20 crianças, entre 6 e 14 anos de idade, que são atendidas pelo projeto Jardim do Amanhã. “Estou na comunidade do Morro do Salgueiro desde 1997. Atuamos com intervenções voluntárias para contribuir minimamente com o desenvolvimento social, cultural, físico e espiritual de crianças, jovens e adultos desta comunidade” – conta Marcelo Esquilo, Mestre em Educação Física e Capoeira, treinador de Triathlon, presidente da AATRIO (Associação das Equipes de Águas Abertas e Triathlon do Estado do Rio de Janeiro) e fundador do Jardim do Amanha (J.A).


               Mestre Esquilo e a criançada na Capoeira. Foto Divulgação

Há cerca de 6 anos, fundou com um grupo de amigos (Renata Sola, André Amorim e Cláudia Marques) o Projeto Jardim do Amanhã, “e adquirimos um terreno na comunidade com o intuito de construir uma sede onde poderíamos ampliar os serviços a comunidade, como oficinas culturais e artísticas e esportivas, e tentar oferecer consultas médicas em dias específicos com médicos voluntários. As obras estacionaram na fundação, e a pequena verba que conseguimos, nos levou até um alicerce quase terminado” – completa Esquilo.

O Movimento Mentes de Ferro tomou conhecimento desta história em 2011. De lá pra cá, consagrou a Campanha Good Fit – treinos e provas com causa, como um instrumento que conecta os amantes dos esportes ao ar livre e os projetos de base. “Na época, encontramos o Jardim do Amanhã com um terreno, uma incipiente construção, dezenas de crianças ao redor, um local de natureza exuberante apesar de bastante impactada, muito serviço a fazer, e pouquíssimos recursos” – lembra Gabriela Hermes, jornalista e membro fundadora do Mentes de Ferro.


                                                Jardim do Amanhã - Divulgação



 
 Esse berimbau foi feito com tubo pvc,lata de nescau,arame de roda de carro pelo mestre Guilherme Oliveira. Foto: Divulgação Jardim do Amanhã.

“Todas as tardes de sábado estamos por lá”, diz Esquilo. Eles utilizam o espaço interno da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias que os abriga há 16 anos, por gentileza da diretora, “porém, com muita vontade de termos um espaço próprio para melhor atender as crianças da comunidade” – conclui Esquilo.

Guilherme Oliveira, é cria do Jardim do Amanhã, desde os 6 anos frequenta o projeto e hoje é ele quem dá as aulas de Capoeira, além  de ser estagiário da assessoria esportiva Esquilo Multiesportes Ele falou da importância das doações para o projeto “Vai ser de muito bom grado, já vejo a cara de felicidade do Esquilo. Quero ajudar realizar esse evento, e outros mais”.

Na manhã do dia 5/10, no Posto 6 - Praia de Copacabana - o doador vai poder experimentar o remo em pé,  o slack line e ainda participar de um mutirão de limpeza com educação ambiental. E no dia  27/10, no Salgueiro, a programação vai misturar arte, esporte e ecologia.

Se você tem algum brinquedo para doar, participe desta Good Fit e fique ligado por que Good Fit Ciclismo ainda tem mais duas datas este ano.

A Campanha Good Fit – Treinos e Provas com causa é um sucesso e tem beneficiado muitas crianças e jovens. A realização de cinco edições da Campanha GoodFit já arrecadou mais de mil doações junto a sociedade e empresas, entregues a 169 atletas de projetos de base, com sede no Rio de Janeiro. Àqueles doadores que ainda não tiveram oportunidade de comparecer aos eventos, podem enviar um e-mail (mentesdeferro@gmail.com) e agendar a doação. Continuamos recebendo equipamentos esportivos, mas em outubro, Mês das Crianças, o foco são os brinquedos.

SERVIÇO:

05/outubro – (Sábado) arrecadação as doações de brinquedos para o projeto Jardim do Amanhã durante treino de natação no Posto 6 – Praia de Copacabana - entre 8h às 11h

27/ outubro - (Domingo) Comemoração Mês das Crianças, às 9h

Data sujeita a alteração

O QUE DOAR: brinquedos ou instrumentos de capoeira

Local: Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias (Salgueiro) - Endereço: rua Francisco Graça, 81 - Tijuca, Rio de Janeiro, 20521-110 Telefone:(21) 2254-5996

Programação: 9h - largada da “Caminhada Ecológica Infantil” – Trilha da Coreia – Morro do Salgueiro/Tijuca-RJ. Inscrição desta atividade: R$ 20,00 - valor revertido para o pagamento da Faculdade de Educação Física do Guilherme Oliveira, novo mestre de Capoeira do J.A.

Nenhum comentário: