Subprefeitura recebe proposta para mais segurança aos ciclistas no Rio

Bruno Ramos dá sinal verde para iniciar 
Operação Esporte + Seguro e Sustentável

O Movimento Mentes de Ferro – esporte e sustentabilidade e um representante da recém criada Comissão de Segurança aos Ciclistas do Rio estiveram no início desta semana com o subprefeito da Zona Sul do Rio, Bruno Ramos, para uma importante missão, apresentar um caminho para reduzir os riscos do convívio entre ciclistas e trânsito. A proposta apresentada espera mobilizar a população em geral, centenas de motoristas, usuários de bicicletas e praticantes de esporte e lazer na Cidade Olímpica.

Trata-se de uma Operação para reduzir os efeitos nocivos da violência no trânsito e a segregação na experiência dos usuários. Estão previstas blitz educacionais, aumento da sinalização e informação, campanhas, palestras em escolas e empresas de transporte, para o reconhecimento dos direitos e deveres de quem usa a bicicleta como meio de transporte, dos atletas em treinamento, de motoristas, pedestres e daqueles que simplesmente praticam esporte e lazer na cidade. 

A Operação Esporte + Seguro e Sustentável deverá funcionar na cidade toda, mas o projeto piloto, que acontecerá primeiro no Aterro do Flamengo, ainda não tem data para iniciar. Bruno Ramos, no entanto, já tratou de dar a largada para o início do planejamento da Operação Esporte + Seguro e Sustentável. O próximo encontro com o grupo de trabalho com o subprefeito será no dia 20 de maio, para apresentação de cronograma e das demandas para realização das primeiras ações.

Enquanto a Operação não estiver funcionando, o espaço definido pela prefeitura para treinamento de segunda a sexta será no próprio Aterro, e não mais a orla de Ipanema e Leblon. Nesta quarta (8/maio), a subprefeitura disse ao Mentes de Ferro que a coordenadora da CET-Rio, Marise Querioz, confirmou o Aterro fechado de segunda a sexta das 4h às 5h:30min no sentido Zona Sul-Centro, a partir da curva do Aterro - próximo ao monumento Estácio de Sá. O fechamento deverá ocorrer a partir da próxima segunda-feira dia 13, após o Dia das Mães.  A informação ainda não foi publicada no Diário Oficial.

No último sábado, dia 4, foi realizada a primeira reunião da Comissão de Segurança aos Ciclistas da Cidade do Rio de Janeiro no auditório do Hotel Mar Palace, em Copacabana. “A ideia do movimento é que se crie uma cultura de segurança não só para atletas, mas para todos os usuários da bicicleta”, explica o empresário e triatleta Raphael Pazos, que preside a Comissão composta pela comunidade esportiva, membros de movimentos sociais, empresários, usuários de bicicleta como meio de transporte e população em geral.

A Comissão estará reunida novamente neste sábado (11) às 15:30 no Hotel Mar Palace, Av. Nossa Senhora de Copacabana 552 para divisão das equipes em áreas. 
A Operação Esporte + Seguro e Sustentável começou a ser idealizada pelo Movimento Mentes de Ferro em maio de 2011, por causa da morte da triatleta Beatriz Hollanda, oftalmologista, à época com 56 anos. Beatriz treinava quando uma carreta a atropelou na BR 040. “Desde então, temos trabalhado nesta Operação, chamando para o planejamento participativo a sociedade, comunidade esportiva e acadêmica, agora chegou a vez de articularmos com o governo” – explica Gabriela Hermes, jornalista especializada Sustentabilidade pela COPPE e IE/ UFRJ e membro fundadora do Mentes de Ferro.

Em pouco tempo, o Rio de Janeiro poderá se tornar referência nacional em redução dos índices de mortes e acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, atletas em treinamento e veículos automotivos, conscientizando cidadãos sobre responsabilidade, segurança no trânsito, educação para o Olimpismo e para a Sustentabilidade.

Mentes de Ferro coloca à disposição da sociedade a sua metodologia e participa das reuniões da Comissão de Segurança aos Ciclistas do Rio,  pois acredita que só o planejamento participativo, composto por governo e sociedade civil, seja capaz de co-criar e co-realizar ações a curto prazo propulsoras de uma vida mais ativa e cidadã.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?