MENTES DE FERRO TEM SEU PRIMEIRO BALANÇO



Objetivos têm sido destacar as boas práticas, os atletas e promover projetos que contribuam com o movimento olímpico e o ambiente 

 BALANÇO TRIMESTRAL MENTES DE FERRO
  •  TOTAL IMPACTO AMBIENTAL – 1.110kg de resíduos retirados da natureza;
  • TOTAL IMPACTO SOCIAL DIRETO – 152 beneficiados diretos
  • TOTAL DE ITENS ARRECADADOS – 838
  • TOTAL DE PESSOAS NAS REDES SOCIAIS – 553 no grupo / 120 na fan Page / 23.151 visualizações do site / 682 visualizações no You Tube / 47 seguidores no Twitter.
A criação do Mentes de Ferro foi motivada pelos riscos e acidentes fatais envolvendo atletas em treinamento. Sem local, nem cultura multiesportiva, eles buscam as estradas federais e vias urbanas que cruzam a cidade para treinar. Estes esportes, tal como a mobilidade urbana ativa (bicicletas, skates, patinetes) estão em linha de crescimento o que pode nutrir novos negócios e oportunidades locais, mas também aumentar os riscos de acidentes, a hostilidade e violência no trânsito.  
O objetivo era alertar o poder público e concessionárias para o esporte, lazer e o uso de transportes alternativos como uma realidade da cidade do Riode Janeiro. Para isso, contribuiremos para criação de políticas públicas que empoderem, integrem e protejam moradores, empreendedores, atletas, pedestres, motoristas, visitantes e o ambiente natural da região.  Mas, começar a construção de uma marca pela “Operação Esporte + Seguro e Sustentável” demandaria tempo e o que o movimento queria era sair do campo das ideias e começar ações efetivas.  
Assim, pela primeira vez na história dos 30 anos do Triathlon no Brasil, foi feita coleta do lixo flutuante do mar antes de uma prova de natação em águas abertas. A limpeza aconteceu no dia vinte e seis de agosto do ano de dois mil e doze, no Rio de Janeiro, durante a segunda etapa estadual da modalidade. 

O responsável pela inédita limpeza do mar em uma competição esportiva da modalidade no Rio foi o projeto Ecoboat, que por intermediação do movimento Mentes de Ferro, disponibilizou gratuitamente os serviços para a Federação Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro (FETERJ) e coletou cerca de 500kg de resíduos do mar para que triatletas nadassem com menos lixo.

Depois de intermediar as negociações com o Rio Triathlon foi a vez de o movimento Mentes de Ferro levar o projeto Ecoboat a um evento internacional, a renomada série de triathlon TriStar - realizada em lugares do mundo considerados paradisíacos, como Mônaco, Madri e Cannes. A prova realizada no Aterro do Flamengo teve 800 triatletas inscritos e foram retiradas do mar mais de 500kg de resíduos.

No dia 15 de novembro, para fechar o ano comemorativo (2012)  de 30 anos de Triathlon no Brasil, o movimento Mentes de Ferro está se preparou para um flash mobi, uma mobilização a partir das redes sociais, que beneficiou os futuros triatletas do Projeto Triação - Esportes e Valores Olímpicos, comandado pela tricampeã brasileira a triatleta Monike Azevedo. Cerca de 20 atletas do futuro foram beneficiados com 300 itens esportivos arrecadados durante a Campanha Good Fit – treinos e provas com causa, a primeira do movimento.
No final de 2012, Mentes de Ferro divulgou o planejamento estratégico, com um calendário desafiador pela frente. Era o momento de lançarmos um concurso para escolha da logomarca e beneficiar 10 projetos em 2013.
Em março, o projeto beneficiado foi o TriBúzios. O impacto social direto foi de 12 jovens e crianças atendidas e 500 itens esportivos arrecadados. Foram retirados da natureza cerca de 40kg de resíduos. Em abril, somamos 120 beneficiados e 70kg de resíduos coletados, além de 12 bolas de vôlei de praia 20 squezees e meia dúzia de viseiras.
Em abril ainda, a Operação Esporte + Seguro e Sustentável foi reformulada e atualmente tem seu foco no Aterro do Flamengo, conforme solicitado pela subprefeitura da Zona Sul do Rio de Janeiro. A próxima reunião será dia 20 de maio, na qual será apresentado um cronograma e as demandas para as primeiras ações.
Para alcançar todos esses resultados contamos com o apoio voluntário dos colaboradores:

Andréa Roquette
André Lima
Carol Rodrigues
Debi Bravo
Germando da Silva
Gustavo Vilardo
Rodrigo Hermes
Valéria Muniz

Eles dedicam seu tempo, energia, ideias e saúde apenas por acreditar no projeto de uma empresa social que trabalha e sempre trabalhará para construção de um mundo melhor para as futuras gerações! 

A Decathlon doa itens esportivos aos projetos e doou as camisas  que os colaboradores usam. 

O Projeto Limpeza na Praia empresta a tenda do Instituto Aqualung e doa mate, luvas e sacolas de plástico reciclado para os mutirões de limpeza;

O Ecoboat realiza gratuitamente, sempre que possível as operções de retirada de resíduos do mar;

A Poseidon traz mergulhadores e biólogos para análise dos resíduos e conscientização da população;
 A Andréa Roquette e André Lima do Fotos por Aí se revezam para registrar as nossas ações. 



A Massa Produtora, sempre que possível, grava documentários para o Mentes de Ferro;
A Agência Cachalote que criou a nossa logomarca de Minas Gerais foi e tem sido parceira na construção de noss identidade visual! Lara Marx é o nosso atendimento lá em um belíssimo e comprometido trabalho pro bono.
 
O Respeite um carro a menos passa a sua filosofia e expõe o Favela Bike em nosso eventos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?