Dia 1º de junho - Esporte, Ecologia e Solidariedade



Campanha Good Fit Triathlon
projeto beneficiado “Escola do Mar” 

Está chegando o dia de uma das provas internacionais de Triathlon mais desejadas pelos triatletas. O evento acontecerá no próximo dia 26, em Florianópolis, no Sul do Brasil. Trata-se de um evento de Triathlon de longa distância no qual o participante terá que nadar 3.800m  no mar, pedalar 180km  e correr uma maratona de 42km. Os participantes se prepararam durante meses e terão que cruzar a linha de chegada em até 17h para e conquistar o merecido título de homem, ou mulher de ferro. Por isso, em 2013, maio foi o mês escolhido pelo Movimento Mentes de Ferroesporte e sustentabilidade para a realização da Campanha Good Fit Triathlon.

Homens e mulheres de ferro têm agora um motivo a mais para treinar. Dia 1 de junho, sábado, no Posto 6, em Copacabana, entre as 10 e 13 horas acontecerá o primeiro dia de arrecadação de itens esportivos novos e usados para beneficiar a Escola do Mar, projeto de Triathlon com sede em Rio das Ostras, litoral norte do Rio de Janeiro, onde Anilzo Santos mantém cerca de 15 atletas de até 20 anos no esporte.

Além da solidariedade, a comunidade esportiva poderá contribuir também com o ambiente. “Acontecerá um grande mutirão para retirar das areias cariocas o máximo de lixo e microlixo, e conscientizar a população para o descarte adequado destes detritos. Serão distribuídas 20.000 sacolas feitas a partir de plásticos retirados da natureza o que minimiza os efeitos do Aquecimento Global e luvas para proteção dos voluntários e doadores” – explica Hildon Carrapito, parceiro do Mentes de Ferro, Membro Clean Up The World RJ / Brazil e do Projeto Limpeza Na Praia do Instituto Aqualung

- O projeto Escola do Mar fez seis anos em abril. Treinamos em Rio das Ostras. Temos 7 bikes que revezamos para treinar. Na verdade, o que mais precisamos são de bikes, roupas esportivas, tênis, equipamentos, ferramentas para consertar as magrelas e câmara de pneu para speed e mountain bike – diz Anilzo Santos, triatleta, professor de Educação Física, pós-graduado na Gama Filho, bombeiro, mergulhador e coordenador da Escola do Mar.

“Good Fit” é uma Campanha, idealizada pelo Mentes de Ferro, que arrecada todo mês itens esportivos, novos e usados, doados pela comunidade esportiva. A cada edição, as doações beneficiam um projeto do movimento de renovação esportiva com sede no estado. Os projetos beneficiados incentivam, preferencialmente, modalidades olímpicas e paralímpicas. A iniciativa é uma realização do Mentes de Ferro, em parceria com os projetos Limpeza Na Praia, do Instituto Ecológico Aqualung e “Respeite um carro a menos”.

- Este mês, Good Fit beneficiará também empreendedoras do esporte, donas de estabelecimentos comerciais do entorno de estradas onde é crescente a presença de triatletas e ciclistas. Portanto, livros de Marketing, Gestão e Empreendedorismo também serão aceitos como doação para as donas do Postinho Parada Personalizada na estrada da Magé. – explica Gabriela Hermes, jornalista e membro-fundadora do Mentes de Ferro. “Como não há ciclovia na rodovia federal BR116 o acostamento é local de treinamento esportivo de ciclistas, triatletas e serve de via de locomoção para moradores locais.

Em junho, Mentes de Ferro lançará a campanha “Bike Friendly” para coletar das garagens do bairro de Copacabana as bicicletas abandonadas por moradores e aproveitá-las para o esporte. “Mentes de Ferro enxergou o viés da sustentabilidade nesta ação. Do descarte inadequado as bicicletas passarão a ter reuso. serão doadas a Escola do Mar, ao projeto TriBúzios e às comunidades que recebem o Circuito MTB de Favelas. Uma forma de praticar o consumo consciente e ainda beneficiar futuros atletas de modalidades olímpicas” – completa Gabriela. A Campanha “Bike Friendly” é uma idealização de Bernardo Tillmann e Suyanne de Freitas e uma realização Mentes de Ferro. 

SERVIÇO GOOD FIT TRIATHLON:  Dia 1 de junho, Avenida Atlantica – Posto 6 – Praia de Copacabana – procurar pela tenda branca do parceiro do Mentes de Ferro Projeto Aqualung Limpeza na Praia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?