terça-feira, 14 de maio de 2013

Campanha Good Fit beneficiará “Escola do Mar”



CAMPANHA BUSCA DOAÇÕES PARA PROJETO DE TRIATHLON EM RIO DAS OSTRAS
foto gabi hermes
Maio é o mês de uma das provas internacionais de Triathlon mais desejadas pelos triatletas. O evento acontecerá no próximo dia 26, em Florianópolis, no Sul do Brasil. Trata-se de um evento de Triathlon de longa distância no qual o participante terá que nadar 3.800m  no mar, pedalar 180km  e correr uma maratona de 42km. Os participantes têm até 17h para cruzar a linha de chegada e receber o título de homem, ou mulher de ferro. A meta é superar a si mesmo, ser resiliente, um desafio para mentes de ferro! Por isso, em 2013, maio foi o mês escolhido pelo Movimento Mentes de Ferroesporte e sustentabilidade para a realização da Campanha Good Fit Triathlon.

Homens e mulheres de ferro têm agora um motivo a mais para fazer o último treino de pedal antes da próxima prova de longa distância de Triathlon em Florianópolis. Neste sábado (18) na estrada BR116 - trecho entre os limites do município de Duque de Caxias, Magé e o início da Serra de Teresópolis entre 7h e 11h a Campanha Good Fit – treinos e provas com causa estará no Postinho Parada Personalizada para arrecadar itens esportivos novos e usados e beneficiar a Escola do Mar, projeto de Triathlon com sede em Rio das Ostras, litoral norte do Rio de Janeiro, onde Anilzo Santos mantém cerca de 15 atletas de até 20 anos no esporte.

- O projeto Escola do Mar fez seis anos em abril. Treinamos em Rio das Ostras. Temos 7 bikes que revezamos para treinar. Na verdade, o que mais precisamos são de bikes, roupas esportivas, tênis, equipamentos, ferramentas para consertar as magrelas e câmara de pneu para speed e mountain bike – diz Anilzo Santos, triatleta, professor de Educação Física, pós-graduado na Gama Filho, bombeiro, mergulhador e coordenador da Escola do Mar.
“Good Fit” é uma Campanha, idealizada pelo Mentes de Ferro, que arrecada todo mês itens esportivos, novos e usados, doados pela comunidade esportiva. A cada edição, as doações beneficiam um projeto do movimento de renovação esportiva com sede no estado. Os projetos beneficiados incentivam, preferencialmente, modalidades olímpicas e paralímpicas. Em abril, Good Fit promoverá o Vôlei de Praia e a escolinha Set Point, da Praia da Urca. A iniciativa é uma realização do Mentes de Ferro, em parceria com os projetos REAMAR, do Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Limpeza Na Praia, do Instituto Ecológico Aqualung e “Respeite um carro a menos”.

- Este mês, Good Fit beneficiará também empreendedoras do esporte, donas de estabelecimentos comerciais do entorno de estradas onde é crescente a presença de triatletas e ciclistas. Portanto, livros de Marketing, Gestão e Empreendedorismo também serão aceitos como doação para as donas do Postinho Parada Personalizada – explica Gabriela Hermes, jornalista e membro-fundadora do Mentes de Ferro.
Para Gabriela “alguns negócios se desenvolveram na beira das estradas BR116/RJ e BR040, por causa do aumento do número de praticantes de Ciclismo e Triathlon. Eles treinam nos acostamentos dessas vias desde os anos 90”. A criação de novos vínculos entre atletas e comunidade é importante para fortalecer campanhas de informação e reconhecimento dos acostamentos como local de treinamento desportivo e via de locomoção de moradores locais. Esta ação já faz parte da implementação de outro projeto do Mentes de Ferro, a “Operação Esporte + seguro e Sustentável”, que será replicada no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Durante a abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente, dia 1 de junho, sábado, no Posto 6, em Copacabana, entre as 10 e 13 horas acontecerá o segundo dia de arrecadação das doações para a Escola do Mar. “Acontecerá um grande mutirão para retirar das areias cariocas o máximo de lixo e microlixo, e conscientizar a população para o descarte adequado destes detritos. Serão distribuídas 20.000 sacolas feitas a partir de plásticos retirados da natureza o que minimiza os efeitos do Aquecimento Global e luvas para proteção dos voluntários e doadores” – explica Hildon Carrapito, parceiro do Mentes de Ferro, Membro Clean Up The World RJ / Brazil e do Projeto Limpeza Na Praia do Instituto Aqualung.

Em junho, Mentes de Ferro lançará a campanha “Bike Friendly” para coletar das garagens do bairro de Copacabana as bicicletas abandonadas por moradores e aproveitá-las para o esporte. “Mentes de Ferro enxergou o viés da sustentabilidade nesta ação. Do descarte inadequado as bicicletas passarão a ter reuso. serão doadas a Escola do Mar, ao projeto TriBúzios e às comunidades que recebem o Circuito MTB de Favelas. Uma forma de praticar o consumo consciente e ainda beneficiar futuros atletas de modalidades olímpicas” – completa Gabriela. A Campanha “Bike Friendly” é uma idealização de Bernardo Tillmann e Suyanne de Freitas e uma realização Mentes de Ferro. 

SERVIÇO GOOD FIT TRIATHLON:  Dia 18 de maio,  Local para entrega das doações: BR-116/RJ (Rio-Teresópolis-Além Paraíba) – Postinho Parada Personalizada, nas proximidades do quilômetro cento e trinta (130km). Dia 1 de junho, Avenida Atlantica – Posto 6 – Praia de Copacabana – procurar pela tenda branca do parceiro do Mentes de Ferro Projeto Aqualung Limpeza na Praia.

Nenhum comentário: