Treinos e provas com causa!


Confissão dos Pecados 2012

“Confissão dos Pecados 2012”  é uma confraternização de fim de ano que reunirá no dia 22/Dez (sábado), a partir das 07h, em frente à Padaria Sec. XX na Rua Pacheco Leão (ponto de largada), cerca de 100 multiatletas, entre ciclistas, praticantes de Triathlon e amantes das atividades ao ar livre na Cidade Maravilhosa, Olímpica e a Marca Registrada do Brasil - Rio de Janeiro. A largada será impreterivelmente as 8:05min.


Eles têm a missão de pedalar até a estátua do Cristo Redentor, e para completar a remissão dos pecados cometidos no ano de 2011, cada participante levará 1,0kg de alimento não perecível.


O Instituto João Alves Affonso (Sociedade Amante da Instrução), que cuida de quase 200 crianças, estará no local com uma Kombi para pegar os donativos das 7:30am as 8:00am. 


A instituição http://www.sociedadeamante.org.br foi sugerida pela Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro. A FTERJ sempre doa frutas à instituição ao término das provas do Rio Triathlon.


A “Confissão dos Pecados 2012” aconteceu pela 1º vez em 24/12/2011 quando alguns amigos se uniram para comemorar as vitórias e conquistas do ano de uma forma diferente e super divertida: pedalando até os pés do Cristo Redentor. O trajeto totaliza aproximadamente 21km de subida pelo Parque Nacional da Tijuca.


-  Todos os amantes do triathlon e ciclismo são bem vindos, com qualquer tipo de bike, sejam iniciantes, amadores e/ou profissionais – convida Raphael Pazos,triatleta e empresário.


- Neste ano de 2012 a brincadeira cresceu devido ao sucesso do ano passado e, é claro, devido às redes sociais, através delas conseguimos 5x mais atletas interessados em participar dessa confraternização atlética. Já ultrapassamos o numero de 100 atletas que clicaram em “participar”! falta você – completa.

O Parque Nacional da Tijuca (PQNT) guarda a segunda maior floresta urbana do mundo. Por estar localizada no coração da cidade do Rio de Janeiro, presta serviços ambientais incríveis aos moradores e visitantes. O PQNT possui 3.200 hectares.

Já a floresta urbana no topo do mundo em biodiversidade e tamanho fica no Parque Estadual da Pedra Branca e é 4 vezes maior que a da Tijuca, possui 12.500 hectares.

fica localizada na Zona Oeste do Rio, ali.. perto do Projac, da TV Globo - Confira aqui!


O ponto culminante do município, também esta por lá, é o Pico da Pedra Branca, com 1.025 metros de altitude.Chegar até o topo do município do Rio também costuma ser um desafio para quem curte pedalar, correr e caminhar nas montanhas sem precisar sair da cidade!

  O entendimento sobre o que ocorre nessas montanhas, como influenciam nos recursos hídricos e disponibilidade de água doce, como - por meio das poderosas  raízes das ávores - fazem a proteção mecância das encostas evitando deslizamentos, como regulam o clima, como sequestram o carbono.

O PNUD - programa da ONU para o ambiente - calcula que o valor econômico desses benefícios, seja de dez a 100 vezes maior que o custo de mantê-los, ou seja é mais barato preservar.

Existem ainda os serviços ambientais que não tem preço, como a fruição da beleza, do esporte e lazer, dos locais de silêncio e contemplação! Contemplação? quem tem tempo para isso?

Enquanto se pedala, corre ou caminha por essas montanhas percebem-se momentos únicos e estes momentos devem ser garantidos também às gerações futuras.

A perda dos serviços materiais biodversos se traduz em cifras, trilhões de prejuízo, centenas de milhões de pessoas desalojadas, milhões de mortos. O jornalista André Trigueiro informou recentemente em palestra promovida pelo jornal O Globo que o Pentágono emite relatórios anuais sobre escassez. Onde há escassez há conflitos, guerra.

Já os efeitos intangíveis da perda de biodiversidade, a vida cada vez mais corrida e competitiva se traduz em desumanização de nós mesmos. Por isso, a imporntância de termos momentos com integração homem-natureza e homem-homem devem ser percebidos. Se essas oportunidades se manifestarem em um ambiente de solidariedade, esporte e lazer e consciênncia ecológica, melhor ainda!

Sim, vamos ao PQNT de pedal - dia 22/Dez/012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?