RETROSPECTIVA 2012



EM 2013, VOCÊ PODERÁ FAZER UM BRASIL MAIS VERDE E INCLUSIVO!
 Vamos trabalhar no presente 
as vantagens de um futuro melhor para cidades e atletas! 

Mentes de Ferro, um movimento socioambiental e esportivo que nasceu em  maio de 2011

Juntos formaremos público MULTIEPSORTIVO, tornaremos o Brasil referência não só no futebol e despertaremos + mentes sustentáveis na comunidade esportiva carioca!
Em 2012, criamos elos entre os valores do esporte - coragem, respeito, amizade, determinação, igualdade, inspiração, alegria - e os da sustentabilidade - visão de longo prazo, uso eficiente dos recursos naturais, desenvolvimento de uma sociedade mais justa e  inclusiva, ética e humana.

+Envolvimento, +participação

VIVÊNCIAS

Campanhas

 produção áudio visual

negócios sociaissustentáveis
selo sócio ambiental MF

integração atletas-comunidades


operação esporte+seguro e sustentável


Uma comunidade esportiva + engajada!

INSTITUTO TRIAÇÃO PROVA QUE O TRIATHLON PODE SER PRATICADO POR TODOS
Igualdade é um dos valores do esporte
No dia 15 de novembro, para fechar o ano  de 2012, comemorativo  de 30 anos de Triathlon no Brasil, o movimento Mentes de Ferro se preparou para um flash mob, uma mobilização a partir das redes sociais, que resultou na arrecadação de roupas, acessórios e equipamentos esportivos, novos e usados, para o Projeto Triação - Esportes e Valores Olímpicos, da tricampeã brasileira e atleta Monike Azevedo. 


Durante as campanhas, organizadas pelo movimento Mentes de Ferro, são realizadas contagens dos itens arrecadados, Este trabalho é importante para dar transparência e credibilidade para que novas ações do tipo continuem a acontecer com cada vez mais freqüência e adesão da comunidade esportiva e sociedade em geral. 


 “TRIATHLON PARA A,B,C,D e E” arrecadou 200 peças esportivas.  que foram entregues  no dia 29/Nov, na Praia de Copacabana, Posto 6 . O Triação atende cerca de 120 crianças do município de Iguaba Grande. Crianças e jovens entre 12 e 18 anos treinam diariamente no projeto contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte (n°11.438/06),

As próximas campanhas dos “mentes de ferro” - como são chamados aqueles que trabalham direta e indiretamente nas ações da organização, fundada há mais de um ano no Rio de Janeiro -  já estão sendo planejadas e o objetivo é: engajar a comunidade esportiva, e a sociedade em geral, no desenvolvimento sustentável e na construção e disseminação da cultura olímpica e paralímpica no Brasil.

As campanhas têm o slogan eu faço 2016 + verde e inclusivo , um convite a quem quer ajudar a construir um verdadeiro legado olímpico com + esporte seguro e sustentável na cidade, e não sabem ainda como fazer. O ano de 2016 é apenas uma referência às próximas Olimpíadas. 


Atualmente, as principais mentoras do Mentes de Ferro são: Andréa Roquette (fotógrafa e triatleta), Carol Kleiman (radialista, advogada e nadadora), Valéria Muniz (Historiadora, Empreendedora, diretora de arte e ex-jogadora de vôlei) e Gabriela Hermes (jornalista, triatleta e fundadora do Mentes de Ferro), elas trabalham para dar escala ao movimento e para isso buscam apoio junto à iniciativa privada, ao governo, organismos internacionais e às pessoas físicas. 


“Acreditamos que antes de sermos um grande país e termos grandes atletas temos que ajudar a formar grandes seres humanos” – este também é um dos lemas dos ”mentes de ferro”.


A cada oportunidade "os mentes de ferro" levam elementos de sustentabilidade aos eventos esportivos que são realizados na Cidade Olímpica, mobilizando a comunidade esportiva, a sociedade em geral e a imprensa em prol de causas socioambientais. A organização também produz conteúdo áudio visual próprio para dar escala ao movimento.


E assim Mentes de Ferro tem se articulado. Foram eles que intermediaram as negociações entre um projeto ambiental inovador, o Ecoboat, e a Federação Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro (FETERJ) para que, pela primeira vez na história dos 30 anos do Triathlon no Brasil, acontecesse a coleta do lixo flutuante do mar antes da prova de natação.

 

  O projeto Ecoboat disponibilizou gratuitamente os serviços da embarcação à FETERJ pela primeira vez no dia vinte e seis de agosto, no Rio de Janeiro, durante a segunda etapa estadual da modalidade, no ano de dois mil e doze.  O Ecoboat propõe solução ambiental integrada para os resíduos sólidos flutuantes encontrados em baías, rios e lagoas. O lixo coletado dos espelhos d’água é destinado a receptores licenciados pelos órgãos ambientais. 
 
Depois de intermediar as negociações com o Rio Triathlon foi a vez de o movimento Mentes de Ferro levar o projeto Ecoboat a um evento internacional, a renomada série de triathlon TriStar - realizada em lugares do mundo considerados paradisíacos, como Mônaco, Madri e Cannes. A prova realizada no Aterro do Flamengo teve 800 triatletas inscritos entre profissionais de renome internacional e amadores e personalidades como João Paulo Diniz e o piloto de Fórmula 1 Luca di Grassi.


GABRIELA HERMES
55 21 9923-0461
TWITTER - @MENTES DE FERRO
MENTES DE FERRO NO FACEBOOK (É PRECISO SOLICITAR DO GRUPO)
ANTES DE IMPRIMIR, PENSE QUE TOMAMOS EMPRESTADO DE NOSSOS BISNETOS ESTE PLANETA E NO NOSSO COMPROMISSO EM DEVOLVÊ-LO COMO UM MUNDO MELHOR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?