Uma Cidade Olímpica também se constrói sem concretos ou tijolos


Comunidade esportiva carioca lança diversos movimentos em prol de uma prática esportiva mais segura e sustentável
O que a comunidade esportiva carioca, por meio da criação de diversos movimentos socioesportivos ambientais vem propor é o alinhamento dos valores do esporte aos da sustentabilidade. O Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade (FBSS), por exemplo, articula surfistas na proteção das zonas costeiras, gerando cooperação e troca de conhecimentos em rede. O movimento Mentes de Ferro acredita que “só teremos grandes atletas e um grande país, se formarmos grandes seres humanos”, por isso busca despertar as mentes sustentáveis que existem em cada um. “Salvemos São Conrado” é outro exemplo de mobilização para combater a sujeira na praia carioca.

Além da Copa do Mundo em 2014, o Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos de Verão. O Rio de Janeiro será sede das Olimpíadas, em 2016 e é Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. A norma ABNT NBR ISO 20121 foi lançada em julho de 2012 e exigirá da comunidade esportiva melhores estratégias corporativas e individuais. Os Jogos Olímpicos de Londres seguiram a norma e foram certificados como “Jogos Verdes”. 

De que a cor queremos que sejam os megaeventos por aqui? Para sermos "verde" o trabalho já tem que ter começado, e não é só de concreto ou tijolos que se constrói uma sociedade mais verde e inclusiva. O movimento Mentes de Ferro, fundado há um ano por um grupo de jornalistas, fotógrafos, atletas, paratletas e empreendedores individuais, por exemplo, começou como um grupo em uma rede social, vai virar uma fun Page e tem muitos outros planos até 2016. O trabalho dessas mentes sustentáveis e atléticas se consiste, entre outras tarefas, em levar elementos de sustentabilidade aos eventos esportivos na cidade.

MOVENDO-SE PARA SOCIEDADES + VERDES E INCLUSIVAS POR MEIO DOS MULTIESPORTES
 foto:Andrea Roquette
Pela primeira vez na história dos 30 anos do Triathlon no Brasil, foi feita coleta do lixo flutuante do mar durante uma prova de natação. A limpeza aconteceu no dia vinte e seis de agosto deste ano, durante a realização da segunda etapa do campeonato estadual da modalidade. O responsável pela inédita limpeza do mar em uma competição esportiva do tipo no Rio foi o projeto Ecoboat, que por intermediação do movimento Mentes de Ferro, disponibilizou os serviços para a Federação Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro (FETERJ).

Depois do Rio Triathlon foi a vez de o movimento Mentes de Ferro levar o projeto Ecoboat a um evento internacional. A edição de estreia do Tristar Rio no Aterro do Flamengo, no dia quatorze de outubro (2012), reuniu mais de 600 atletas entre profissionais de renome internacional, amadores e personalidades como, Mauro Moraes, João Paulo Diniz e o piloto de Fórmula 1 Luca di Grassi. Trata-se de uma renomada série de eventos de triathlon realizada em lugares do mundo considerados paradisíacos, como Mônaco, Madri e Cannes.

"Agora a ideia é continuar crescendo a rede de parceiros sustentáveis para agregar valor aos eventos esportivos da cidade. Já entramos em contato com o "Ciclo Local" um movimento que faz um excelente trabalho de limpeza e conscientização nas areias das praias. Os atletas muitas vezes não têm local onde jogar o seu resíduo na hora da largada e acontece o que aconteceu na Tristar, no último domingo (14/10/2012). O evento tem essa "pegada socio ambiental" mas pecou na fiscalização e na estrutura que honrasse tal discurso. De que adianta limparmos o mar com o Ecoboat senão temos saneamento nem coleta de lixo no entorno da prova e se no local não há lixeiras ou conscientização. Por isso, decidimos chamar o Ciclo Local como novo e potencial parceiro do movimento Mentes de Ferro!"

Além de servir como mediador entre os eventos esportivos e iniciativas socioambientais, os integrantes do movimento Mentes de Ferro, prestam serviços de Assessoria de Imprensa especializada em Esporte & Sustentabilidade, para a divulgação e co-criação de boas práticas no esporte e construção de uma cultura multiesportiva na Cidade Olímpica, Consultoria em Gestão e Comunicação com + Valor Agregado, visando à melhoria dos eventos na cidade, especialmente os esportivos, sempre em conformidade com a I.S.O 20.121 e ainda estão planejando o lançamento de uma plataforma áudio visual com dois produtos televisivos já registrados na Biblioteca Nacional e no INPI, uma Revista Eletrônica e um reality show.

“Pretendemos, até 2016 resgatar os reais valores olímpicos - respeito, excelência, amizade, coragem, determinação, inspiração e igualdade – e alinhá-los às dimensões da sustentabilidade, social, ambiental e econômica . Para isso, usamos todas as ferramentas disponíveis para resignificar nossa cidade para além de tijolos e concretos” – explica Gabriela Hermes, jornalista e triatleta, integrante do Mentes de Ferro.

O QUE + QUEREMOS FAZER

Negócios Sociais Sustentáveis no Esporte , para incentivar o desenvolvimento de novos negócios no esporte e aprimorar os já existentes, incluindo novos empreendedores na indústria esportiva crescente em nosso país;
Selo “Mentes de Ferro” para produtos licenciados como linhas de roupas esportivas com parte do valor das vendas destinada a projetos do Mentes de Ferro ou apoiados por ele e eventos esportivos e provas esportivas próprias e de terceiros, orientadas pela norma I.S.O 20121..

Aos jornalistas, candidatos ao reality, patrocinadores e clientes, sejam vocês também agentes de transformação e façam parte deste movimento, construindo sociedades + verdes e inclusivas por meio dos multiesportes!


Gabriela Hermes
Triatleta e Jornalista especializada em Meio Ambiente (COPPE/UFRJ) e em Economia e Gestão da Sustentabilidade (IE/UFRJ). Membro-fundadora do Movimento Mentes de Ferro, há um ano divulgando Multiesportes e Sustentabilidade


55 21 9923-0164 / skype: Gabihermes / www.mentesdeferro.com;
Twitter - @Mentes de Ferro

Esporte e Sustentabilidade:
Mentes de Ferro:
Antes de imprimir, pense que tomamos emprestado de nossos bisnetos este planeta e no nosso compromisso em devolvê-lo como um mundo melhor!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?