Surfista é uma comunidade tradicional

Surfando na Rio+20

Fórum brsileiro de Surf e Sustentabilidadechega na Rio+20 e é uma das poucas atividades da Conferência a unir esporte e sustentabilidade. Os surfistas aqui visam ao pratagonismo do surfista, ligar os atores por meio de uma rede ,envolver a comunidade do surfe para debater os conhecimenyos e a proteção de zonas costeiras, difundir eventos que já agem com sustentabilidade, como podemos gerir nosssos resíduos e como alcançar esses objetivos por meio dos nosso parceiros.

O que motivou este movimento foram algumas questões como a vulnerabilidade das comunidades do surf que perde praias para portos, etc., como essas comunidades afetadas estão se mobilizando, onde está o surfista nesses debates?

O movimento iniciou em 2009 com o surf sustentável que optou pela atuação em rede. Um movimento quando surge em rede ele nasce forte, naturalmente se amplia e depois se retrai. Aí entram os parceiros e o comprometimento. Participaram recentemente do sétimo fórum brasileiro de educação ambiental na Bahia, foi lá que surgiu a ideia de participação na Rio+20.

"A articulação surgiu para dar voz ao surfista para propor respostas à crise global".

Eles se organizaram e montaram uma carta "das 21 responsabilidades dos surfistas para um surf no século 21".

Algumas questões são a segurança no esporte, contra redes clandestinas de pesca artesanal, que motivou recentemente a morte de uma surfista e a reserva de algumas áreas destinadas à prática do esporte.

Surfistas são proibidos de surfar em locais de pesca estensiva, foram 49 mortes de surfistas afogados em redes de pesca artesanais. Mãe de vitima, Renata Turra, mandou uma carta pedindo a diminuição dos conflitos entre pescadores e surfistas. O instituto do Paraná de Pesca institui distancia mínima da orla, mas não é respeitada.

A REDE
Comunidade de aprendizagem, espaço de troca de conhecimento, fomento a iniciativas e novas tecnologias; fácil circulação de informação, interação entre os atores e se transforma em um banco de dados para qualquer um. Na rede existe um organograma de como foi o processo de criação do Fórum.

SURFANDO NA RIO+20 - parceiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?