terça-feira, 19 de junho de 2012

Nova economia novos Indicadores - FIB

Butão, a experiência de um pequeno país muito p´roximo à natureza e a comunidade dentro do ambiente.
FIB - reconhece a felicidade como o maior bem comum a grande meta as outras coisas são meios para isso. A meta da felicidade é alcançada por indicadores e alocação de orçamentos q eftivMENTE gere a felicidade coletiva. Avaliar o progresso da sociedade de acordocom a sociedade e bem estar. Conjunto holístico de informações, capital social, ecológico, cultural humano. Mas atualmente o economico fala mais alto.

A mandala inteira move a sociedade para a felicidade esses domínios são: boa governaça, tempo e usos, cultura diversa, comunidade vitalidade, pisicologia , ecologia, vida com sustentabilidade, 33 GNH indicators.

Esquema de implimentação do FIB. Formulação - políticas de implementação - progresso medido - indice nacional.

Ferramentas de educação e as propostas são avaliadas e 60% dos indices terão que ser atendidos. 
9 domínios do FIB o tempo é um deles, o conceito do tempo pode ser definido de diversas formas, tempo médi gasto por atividades dentro e fora do trabalho. Cozimento 102 min por dia, 87 min por dia comer e beber 44 anos comendo e bebendo.

Sofrer com estresse é desnecessário, o senso de pertencimento é um tipo de padrão mais fraco nas capitais. Emoções cultivar e promover sentimentos e como reduzir, raiva frustação, as pessoassem trabalho tem um mal estar mental.

A felicidade é uma experiencia mas tem que ser construida coletivamente.

Movimento pró felicidade por parte do estado é essencial. 






No Butão o nivel de estresse está associadoà idade.

Nenhum comentário: