terça-feira, 12 de junho de 2012

Adaptação, mitigação x custos de recuperar


Forum de Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável - PUC/RJ

Na Alemanha, Barbara Unmüssig (Diretora geral da Fundação Heirinch Böll), afirma que a palavra Sustentabilidade, já não é mais usada, pois SUSTENTABILIDADE lá já está vinculada a tudo: "previdência sustentável, saúde sustentável, etc." 

Em 2010, nos 10 anos da Fundação Böll no Brasil, Barbara já sugeria que também adotássemos a expressão "adequação para o futuro" como a mais apropriada. Uma tendência global que se confirmou hoje durante as discussões no Fórum de Ciência que acontece na PUC esta semana.

 Assuntos como a segurança alimentar e hídrica também foram tratados.
A causa da fame em países como a África vão desde as condições climáticas do continente, passando pela falta de aplicação de tecnologias, solo improdutivo, conflitos e guerras civis e o baixo aproveitamento das mulheres na agricultura por causa de aspectos discriminatórios e comportamentos culturais.


As sociedades como a africana, parte do Nordeste brasileiroe outros ainda SO-BRE-VI-VEM, pensam primeiro na urgência, no gênero de primeira necessidade, comer. Como pensar criticamente sobre sua própria situação? por que não tenho a mesma tecnologia que países como Israel, para irrigar e produzir na minha terra? Como pensar criticamente nas mudanças climáticas e preservação ambiental, boas p´raticas se nãotenho comida para dar aos meus filhos?

Por isso, programas como Fome Zero, Bolsa Família, etc. são tão importantes para a popularidade dos governantes, eles tiram a população do nada, mas é preciso oferecer oportunidades inteligentes de inclusão efetiva e decisiva para que a prosperidade e os benefícios da tecnologia tb afetem essas pessoas!

Nenhum comentário: