Esporte & Sustentabilidade

MENTES DE FERRO para unir Comunicação, Esporte & Sustentabilidade.
Movimento criado a partir da prática esportiva ao ar livre engaja atletas e sociedade na economia verde
Quem pratica caminhada, corrida, ciclismo e natação no mar usa a natureza como suporte. Por que não unir boas práticas e exercício físico?  A proposta deste movimento é co-criar novas formas de integração socioambiental por meio da empreendizagem e inovação aberta. Acreditamos no potencial de enriquecimento das ideias em fluxo constante de troca para criação de Novos Negócios Sociais no Esporte na cidade olímpica.
 Conectados por meio do HUB Rio, o capital social envolvido no movimento Mentes de Ferro, busca o crescimento pessoal e profissional compartilhado. Não há líderes. Cada um é responsável pelo gerenciamento de sua própria vocação, o envolvimento com a causa torna-se real e duradouro. Os horários não têm rigidez, tampouco não há metas. A conexão de ideias e ideais pode acontecer física ou remotamente. Os pré requisitos são apenas a doação voluntária e apaixonada visando o cuidado com o outro. Ganhar a vida transformando a realidade numa dimensão em que todos ganham é o que nos inspira e une. 
“A ética surge quando o outro emerge diante de nós” - Leonardo Boff
Para realizar tudo isso e inovar com Novos Negócios Sociais Sustentáveis no Esporte é preciso ter MENTES DE FERRO para superar todos os desafios!
“Nada é mais importante do que acreditar em você, não importando o tamanho do desafio que se tem pela frente” – Michael Phelps  maior atleta de natação de todos os tempos.
ONDE E COMO ATUAMOS
A espinha dorsal dos Mentes de Ferros é uma estrada. A rodovia BR116/RJ (Rio-Teresópolis-Além Paraíba) eleita por atletas de ciclismo e triathlon para treinar na cidade do Rio de Janeiro. Identificamos ali empreendedoras comunitárias que investem em negócios no esporte há nove anos. O Posto Parada Personalizada (PPP)  e a lanchonete do pé da Serra de Terê são exemplos de empreendizagem. Apreender fazendo é o negócio deles.
 Neste cenário, e sendo o Rio de Janeiro sede das Olimpíadas, em 2016, buscamos parceiros para promover a integração e o convívio social destes empreendedores, com a comunidade do entorno da estrada, os atletas, motoristas e concessionária, para que a prática esportiva seja mais segura para todos. Desejamos criar juntos uma cultura esportiva na cidade olímpica e acreditamos que desta forma o legado da Rio2016 será verdadeiramente sólido e includente. Faça parte do legado olímpico e participe da economia verde:  estradas@mentesdeferro.org
A fim de dar escala e lançar luz ao movimento e seus valores, criamos um projeto de programa de TV chamado MENTES DE FERRO®, o primeiro sobre esportes de endurance da TV brasileira a ter como pilar de sua gestão ambiental, a neutralização de suas emissões de carbono. Mentes de Ferro na TV terá formato de revista eletrônica e buscará explicar: Por que esportes de endurance (Ironman, Triathlon, Ultramaratonas, Natação em águas abertas, etc.) crescem tanto no Brasil?  O que move essas pessoas? Quem são elas? Como conciliam, o trabalho, o convívio familiar e social à rotina de treinos? Seja um patrocinador, personagem, produtor; apoiador; parceiro; pauteiro ou exibidor:  tv@mentesdeferro.org
 Ainda visando à disseminação do movimento e seus resultados, trabalhamos com palestras sobre Negócios Sociais Sustentáveis no Esporte. Encomende a sua: palestras@mentesdeferro.org.
Provemos também consultorias para adequação e melhoramento de iniciativas esportivas que queiram comunhar com o meio ambiente e populações locais. Contrate os Mentes de Ferro: consultoria@mentesdeferro.org.
Estamos criando a  Cooperativa Mentes de Ferro de Resíduos Recicláveis do Esporte. O foco será tirar da invisibilidade os catadores de lixo que circulam por Copacabana, Leblon, Ipanema e Lagoa, dar maior dignidade e reconhecimento a este trabalho que tem função ambiental essencial à preservação da limpeza urbana e do ambiente. Solicite a coleta na sua tenda, academia ou evento: cooperativa@mentesdeferro.org;
 Com o objetivo de aumentarmos a abrangência de atuação do movimento, nosso investimento social e capital humano tem dado especial atenção a iniciativas com ideais em comum com os do Mentes de Ferro. Como é o caso do projeto Jardim do Amanhã do trialteta Marcelo Esquilo, no Morro do Salgueiro (Tijuca-RJ). Sozinho ele leva, há 15 anos, acima de tudo, afeto a dezenas de crianças. Não tem uma sede, mas tem um terreno no morro, onde quer construir uma casa ecoinstrumentalizada. Nesses anos todos, ele vem utilizando o pátio da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, gentilmente cedido pela diretora. Chegou a hora dos Mentes de Ferro encontrarem formas de erguer o mais rápido possível esta obra. Sugira aos Mentes de Ferro o seu projeto, doe, apóie, patrocine este e outros projetos indicados pelos Mentes de Ferro: projetos@mentesdeferro.org;  
ONDE NOS ENCONTRAR
Para todas essas realizações nos reunimos todas às quartas, entre 12h e 14h, no Hub Rio Iniciativa (Rua das Palmeiras 35, Botafogo –RJ). Nossas reuniões são de inovação aberta. Quem se identificou com alguma, ou todas as nossas, propostas é só chegar e se tornar um Mente de Ferro! Lá, parcerias profissionais e conexões valiosas para a vida toda estão sendo estabelecidas.  Como é o caso do projeto Jardim Suspenso, da Roberta Rangé, ou da empresa Vide Verde, de Marcos Rangel, que transformará os resíduos orgânicos dos atletas e de alguns pontos da comunidade em adubo através de compostagem. Assim a Socorro poderá fazer uma horta suspensa usando as garrafas pet como vasinhos para plantar com adubo orgânico os temperos e tomatinhos que compõe os lanches dos esportistas, fechando todo o ciclo.
Engaje-se com os Mentes de Ferro todas às quartas, entre 12h e 14h, no Hub Rio Iniciativa (Rua das Palmeiras 35, Botafogo –RJ) ou remotamente pelo endereço: mentesdeferro@mentesdeferro.org;  Encontros de  inovação aberta.
Parceiros: Jardim Suspenso, da Roberta Rangé, empresa Vide Verde, de Marcos Rangel.
Seja um Mente de Ferro você também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?