Agricultura Sustentável


SISTEMA MANDALA DE PRODUÇÃO  INTEGRADA

Do ponto de vista religioso a tecnologia da Mandala para produção agrícola é inspirada no sistema complexo e integrado do cer humano e do universo. Inspirado no sistema solar mantém um núcleo no centro da mandala, trata-se de um reservatório de água que pode servir para criação de peixes e aves. As fezes dos patos alimentam os peixes, a água irriga a plantação e assim integrando todos os elementos, água, terra, plantas, ar, homem, animais o sistema gera renda, preserva os recursos naturairs, produz alimentos livres de agrotóxico e animais sem hormônios, ou estresse, e ainda sequestra boas quantidades de CO2.



Assuntos relacionados: sistemas agroflorestais, permacultura, agroecológicos e orgânicos, preservando as nascentes, recuperando e conservando as matas ciliares e fragmentos florestais os projetos fazem parte do Rio Rurtal, um programa do Governo Estadual do Rio apoiado pelo Banco Mundial.

Para implementar um projeto desses é bom mesclar a sabedoria local/tradicional do local com a transferência de tecnologias da academia para a comunidade!

A Mandala funciona mais ou menos assim:
Círculos de agricultura, o reservatório de água no centro, a criação de pescado e curral no segundo círculo, depois as hortaliças, pomar e os grãos.

Galinhas garnizés podem ciscar os insetos e fazer o controle natural das infestações, a irrigação pode ser feita por meio de uma bomba d´´agua movida a pedaladas de uma bicicleta comum sem gastos com energia elétrica, entre aros e roldanos o custo estimado para instalação desta bicicleta irrigadora é de R$350,00.
Chega a irrigar de 500 m² a 1000m². Astes de cotonete podem ajudar a espalhar a irrigação, o gotejador pode ser de pet e o aerador do reservatório movido a motor velho de geladeira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?