NOVAS FORMAS DE INVESTIR NO ESPORTE

Mentes de Ferro defende as metodologias de esporte educacional como melhor investimento para o esporte e lança a segunda fase da Campanha Good Fit

 
Dia de prova e arrecadação para o projeto Monike Azevedo 
Foto: Divulgação

Integração e maior participação social, educação integral, cidadania, diversidade, vitalidade comunitária, reconhecimento dos projetos de base já existentes e sensibilização ambiental renovam a esperança de quem incentiva o esporte no Rio. Após realizar seis edições da Campanha Good Fit – treinos e provas com causa sem financiamento algum, contando apenas com a força do trabalho voluntário, o Movimento Mentes de Ferro já pode concluir que as metodologias de esporte educacional desenvolvidas pelos projetos de base são a forma mais acertada e sustentável ao longo do tempo para se investir no esporte.

Desde outubro de 2012, as seis Campanhas realizadas pelo Movimento, arrecadaram 1.200 doações de itens esportivos, novos e usados e brinquedos, entregues a 184 atletas do futuro (jovens e crianças) de projetos de base, com sede no estado. “Esses projetos têm tecnologias sociais próprias e são importantíssimos para difundir o esporte educacional, que integra, educa e inclui respeitando a diversidade, por isso continuaremos a lançar luz nessas iniciativas” - afirma a jornalista Gabriela Hermes membro-fundadora do Mentes de Ferro, que tem uma plataforma audiovisual e um canal no YouTube (Mentesdeferrofilms) só para mostrar os projetos mapeados. 

                                   Projeto Tribúzios, também beneficiado pelo Good Fit.
                                                                     Foto: Divulgação

A Campanha Good Fit - cuja metodologia é dividida em três fases, “Integração”, “Seleção” e “Formação” - faz parte do Programa MF de Desenvolvimento do Esporte de Base. No primeiro momento, definem-se as modalidades a serem trabalhadas em um ano, seguindo alguns critérios, como: a quantidade de medalhas olímpicas e paralímpicas que esses esportes oferecem e a capacidade de renovação de atletas que o Brasil apresenta naquele momento.  Em seguida, faz-se um mapeamento dos projetos de esporte que já existem dedicados àquela modalidade no estado do Rio - quando a modalidade escolhida não apresenta projetos sociais na cidade, Mentes de Ferro ajuda a criar um, como foi o caso do Ciclismo.


                                           Projeto Set Point, beneficiado pelo Good Fit.
                                                                                 Foto: Divulgação

Mentes de Ferro então grava um pequeno documentário, em parceria com a Fina Arte Filmes, apresentando o projeto, seus coordenadores, participantes, as dificuldades, lançando luz em quem de fato incentiva a ampliação da base da pirâmide do esporte, além de mostrar a cidade e como o carioca tem se engajado no Movimento Olímpico. Identifica que itens esportivos são necessários para que o projeto continue a levar o esporte para mais crianças e jovens, em seguida, dispara nas redes sociais, anunciando quando e onde as pessoas poderão levar suas doações e ajudar aquele projeto. “Geralmente, arrecadamos itens esportivos seminovos que atletas amadores e profissionais não usam mais, ou novos, junto a lojas de material esportivo, como a Decathlon. É um momento especial, de integração da comunidade esportiva” – lembra Gabi. 

                                       Projeto Escola do Mar, beneficiado pelo Good Fit. 
                                                                        Foto: Divulgação

Em dezembro, Mentes de Ferro vai apresentar 10 atletas da “Seleção Mentes de Ferro” e estabeleceu alguns critérios de participação: o atleta deverá ter entre 15 e 29 anos, fazer parte de qualquer projeto que já recebeu Good Fit e os menores de idade devem estar matriculados regularmente e frequentando instituição de ensino, reconhecida pelo MEC. Os projetos interessados em inscrever seus atletas devem enviar email com nome, endereço, projeto ao qual pertencem, modalidade que praticam ou gostariam de praticar e telefone de contato até o dia 12 de novembro.
                                                      Good Fit Ciclismo na Quinta da Boa Vista.
                                                                                 Foto: Andrea Roquette

Os atletas cadastrados poderão se apresentar oficialmente para a imprensa em um evento esportivo a ser realizado na manhã da quinta-feira dia 12 de dezembro em Barra de Guaratiba - o transporte de ida da sede dos seus projetos até o local da prova e de volta serão da responsabilidade da organizadora do evento. Atenção: só serão selecionados os atletas que atenderem aos pré-requisitos e que enviarem email até a data firmada. “É importante destacar que os atletas devem continuar em seus projetos de origem, recebendo orientações normalmente dos seus treinadores, competindo e treinando pela sua equipe” - afirma Gabriela.


                                               Morro do Salgueiro - Foto: Christine Keller
Para fazer parte do projeto serão avaliadas não só habilidades motoras, lembrando que “o termo seleção neste caso não tem a intenção de excluir, apenas não comportamos mais do que 10 atletas neste momento” – destaca Gabi. O que se quer é perceber que sentido o esporte tem para cada um, respeitando e orientando-se pelas positividades e potencialidades individuais, boas para o esporte, para a vida, dentro de uma visão de educação integral.  




PROGRAMAÇÃO MENTES DE FERRO 2013

 

CAMPANHA GOOD FIT CICLISMO – último dia de arrecadação e entrega 3/12 (MTB de Favelas, data sujeita a alteração)

EVENTO ESPORTIVO
Data - 12 de dezembro
Horário - às 7h da manhã
Local - Praia de Barra de Guaratiba e chegada na Praia de Grumari, junto a colônia de pescadores

CAMPANHA MENTES DE FERRO BIKE FRIENDLY BRASIL 2013:
Arrecadação de bicicletas, especialmente, aquelas abandonadas, ou esquecidas, nos bicicletários de prédios dos bairros da Zona Sul e Barra da Tijuca. Período: entre os dias 11 e 30 / novembro de 2013 - mediante agendamento e envio do termo de cessão assinado pelo morador-doador. Solicitar termo via email mentesdeferro@gmail.com até o dia 30 de outubro de 2013.
As bicicletas coletadas pela Bike Friendly Brasil e os itens arrecadados pela Good Fit Ciclismo 2013 serão doados para incentivar a prática da modalidade CICLISMO junto às crianças e jovens moradores de comunidades recentemente pacificadas no Rio, por onde passa o Circuito MTB de Favelas.
   
CONHEÇA OS RESULTADOS DO MENTES DE FERRO ATÉ AQUI SEM FINANCIAMENTO:

  TOTAL DE PROJETOS ESPORTIVOS BENEFICIADOS 5
  TEMPO DE ATUAÇÃO : 13 meses
  TOTAL DE DIAS DE EVENTOS – 15 (incluindo a Eco Caminhada)
  10 dias de arrecadação;
  5 mutirões de limpeza e educação ambiental -
  TOTAL IMPACTO AMBIENTAL – 1.140 kg de resíduos retirados da natureza, com o ECOBOAT
  MÉDIA DE RESÍDUOS RETIRADOS DA NATUREZA POR CAMPANHA S/ ECOBOAT – 28 kg
  TOTAL IMPACTO SOCIAL DIRETO – 184 participantes diretos (atletas dos projetos apoiados)
·              MÉDIA DE ATLETAS BENEFICIADOS POR DIA DE ARRECADAÇÃO DA CAMPANHA: 184
  MÉDIA DE IMPACTO SOCIAL INDIRETO TOTAL – público geral das campanhas 1.093 pessoas
  MÉDIA DE PÚBLICO NA TENDA POR DIA DE ARRECADAÇÃO – 121 pessoas
  PÚBLICO DOADOR CADASTRADO – 41 – TOTAL - 55
  TOTAL DE ITENS ARRECADADOS – 1.200 (sem contabilizar o Ciclismo);
  Média de itens arrecadados por campanha: 120
  MÉDIA DE ITENS POR DOADOR: 21
·              TOTAL DE PESSOAS NAS REDES SOCIAIS – 38.956

CONHEÇA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO MENTES DE FERRO

Programas Mentes de Ferro de Capacitação e Geração de renda – "Núcleo MF Esporte + Seguro e Sustentável" (MF/ESS)
Projetos:
a)    Capacitação de Stewards;
b)    Formação do Atleta Integral e da Comunidade onde estão inseridos;
c)     Capacitação de Novos Mecânicos de Bike;
d)    Formação de Agentes de Informação das Comunidades de Entorno de Empreendimentos Industriais.
Programas Mentes de Ferro de Desenvolvimento Esportivo de Base - "Núcleo Mentes de Ferro de Eventos" (MF/E)
Projetos:
a)   Campanha Good Fit;
b)   Campanha Bike Friendly Brasil;
c)    Jogos Abertos da Juventude Mentes de Ferro
Programa Cultural Mentes de Ferro - "Núcleo Mentes de Ferro de Valores Educacionais Olímpicos" (MF/VEO)
Projetos:
a)   Plataforma Audiovisual Mentes de Ferro;
b)   "Teatro Olímpico de Rua";
c)    Circuito Mentes de Ferro de Esporte e Cultura.

CONTATOS:
Gabriela Hermes – 55 21 9 9923-0164
Diretora de Comunicação: Christine Keller – 55 21 7507-1877
mentesdeferro@gmail.com;  mentesdeferro.com;youtube.com/user/mentesdeferrofilms;facebook.com/pages/Mentes-de-ferro;facebook.com/groups/mentesdeferro;twitter.com/MentesdeFerro.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro já falava sobre escolas e violências

BALANÇO SOCIAL - visão 2024

Mentes, vamos sonhar? Que tal uma viagem como objetivo a médio prazo?